Stranger Things: criadores antecipam 5ª temporada

A quinta e última temporada de Stranger Things vem aí.

Stranger Things

Já está se sentindo órfão de Stranger Things? Os criadores da série da Netflix já têm um plano – e a espera pode ser menor do que achávamos. Em entrevista com o Collider, Matt e Roff Duffer, as mentes por trás do show, anteciparam vários segredos da 5ª e última temporada da saga de Eleven e seus amigos. 

Continua após publicidade

A boa notícia é que os episódios finais começam a ser escritos já em agosto deste ano. “Nós vamos tirar umas férias em julho. Depois, nós vamos voltar. A sala dos roteiristas vai começar a trabalhar na primeira semana de agosto.”, afirmou Ross Duffer.

Roteiristas já sabem como será o final

Desde o início, os Duffer sempre tiveram em mente os rumos que Stranger Things tomaria. Apesar de várias mudanças e surpresas no caminho, a trajetória principal já estava traçada antes mesmo da primeira temporada ir ao ar. O centro de tudo, como sempre será os personagens.

Continua após publicidade

Leia também: 11 séries tipo Stranger Things para assistir

Nós queremos dar a estes personagens os seus merecidos momentos. Vários destes personagens cresceram no curso das últimas quatro temporadas, e agora teremos a quinta. Nós queremos ter certeza que todos eles chegarão a um desfecho em que todos nós nos sentimos bem com as decisões.”, declarou Ross Duffer.

Vinte minutos finais já estão definidos

Matt Duffer ainda completa: “Nós nos sentimos bem quanto ao final. Eu não estou super inseguro. Eu sou inseguro sobre muitas coisas, mas eu realmente acho que esse final é bom

Os momentos derradeiros de Stranger Things já estão planejados e garantidos pelos criadores. “Os últimos 20 minutos: estão decididos. Como eu disse, é muito importante sabermos onde os personagens chegarão”. 

Continua após publicidade

Última temporada será menor que Stranger Things 4

Muita gente ficou surpresa – e até assustada – com a duração dos episódios da quarta temporada de Stranger Things. Os criadores afirmaram que o quinto ano será maior que as temporadas iniciais, mas menor que a quarta. Para eles, os planos é que a despedida tenha 10 horas no total.

Leia também: Crítica: Stranger Things 4ª temporada parte 2 traz o que ela tem de melhor

Eu acho que o objetivo é fazer oito episódios novamente. Nós não queremos que tenha 13 horas. Nós estamos focando em 10 horas, aproximadamente. Será maior que a primeira temporada, porque nós temos muita coisa para finalizar, mas eu não acho que será tão grande quanto a temporada 4”, afirmou Matt Duffer.

Ross ainda complementa, explicando porque o último ano deve ser menor: “Na quarta temporada, por exemplo, tivemos duas horas antes dos personagens descobrirem quem estava matando pessoas em Hawkins. Eles agora sabem qual é a ameaça, então isso vai ajudar a ser mais rápido

Continua após publicidade
Stranger Things

Última temporada será dividida em 2 volumes?

Os irmãos Duffer já comentaram que gostaram da divisão em dois volumes da quarta temporada de Stranger Things. Segundo os roteiristas, a separação se deu por dois grandes motivos. O primeiro é que os dois últimos capítulos exigiam muito trabalho de pós-produção, como edição de efeitos sonoros e especiais. Além disso, os criadores da série gostaram de como o primeiro volume encontrava um clímax no sétimo episódio. 

Quando analisamos os dois volumes, o primeiro realmente atinge o ápice na sétima parte, quando Eleven descobre a origem de Vecna. Já o segundo volume funciona como o início do fim, um prelúdio para a última temporada. Sobre uma possível divisão no quinto ano, os Duffer se mostraram interessados, mas a separação só ocorrerá se a produção ou a narrativa exigir por isso.

Última temporada fará referências à primeira e será focada em Will

Uma coisa é certa: a quinta e última temporada fará várias referências ao primeiro ano da série. Além disso, os roteiristas querem fazer a última temporada muito semelhante a primeira. Neste sentido, o quinto ano se passará inteiramente em Hawkins e vai explorar os perigos que assolam a cidade, tal qual o ano de estreia.

Leia também: Will Byers é gay em Stranger Things? 4ª temporada responde

Além disso, Will desempenhará papel vital na história. Desde o princípio, grande parte de Stranger Things gira em torno de Will Byers. Ele foi o primeiro a ter contato com o Mundo Invertido e, desde então, sua vida está literalmente de cabeça para baixo. Sem nunca ter se recuperado por completo, Will terá papel fundamental na batalha contra as ameaças do Upside Down. Seu papel nesta aventura ainda é incerto. Suas habilidades, por exemplo, aparecerão como? Ele será usado como ferramenta do mal? Ele terá papel na derrota de Vecna e seus asseclas? Só o tempo dirá.

Stranger Things 4 temporada

Provocação a Game of Thrones? Roteiristas de Stranger Things criticam método da série

Os roteiristas ainda garantiram que o capítulo final, que encerra toda a saga de Stranger Things, também terá duração maior, como um filme. Os irmãos ainda explicam porque o último episódio da quarta temporada foi tão grande.

Não gostamos de séries onde o penúltimo episódio é muito importante, mas o último só mostra efeitos do anterior”, afirma Ross Duffer. Para o roteirista, caprichar no penúltimo episódio acaba tirando o peso e brilho do último. Por isso, a ideia é que escrever um capítulo com mais de duas horas, assim como na quarta temporada.

Leia também: House of the Dragon poderá bater Game of Thrones na HBO

Matt Duffer, então, completa dizendo que, com tudo acontecendo em um longo e épico desfecho, os efeitos são apenas parte de um quadro muito maior.

Vale lembrar, então, que Game of Thrones sempre apostou neste formato, agora criticado pelos irmãos Duffer. Os fãs lembrarão com facilidade que os penúltimos capítulos de Game of Thrones sempre eram maiores e mais relevantes, enquanto o último só mostrava os efeitos do anterior, enquanto preparava o terreno para a temporada seguinte.

Foi assim em Baelor, no primeiro ano, e em basicamente todas as temporadas seguintes, passando pelo Casamento Vermelho, pela Guerra dos Bastardos e muitos outros acontecimentos que só vinham no penúltimo episódio.

Jornalista, curioso e viciado em cultura. Escreve há quase 10 anos no Mix e Six Feet Under é sua série favorita.