Sucesso de Peaky Blinders impulsionou “turismo global” em Birmingham, diz jornal

Peaky Blinders está influenciando turismo internacional na Inglaterra, com locais mostrados ou citados pela série de sucesso da BBC.

S.W.A.T. melhores séries de ação
Imagem: BBC/Divulgação.

Série é sucesso de audiência no mundo todo

Parece que Peaky Blinders não tem só o poder de ser uma das séries britânicas mais assistidas em todo o mundo. Ela também agora tornou-se vetor de turismo.

De acordo com o jornal The Guardian, a cidade de Birmingham conseguiu dobrar o número de turistas em 2018, graças ao sucesso de Peaky Blinders. Assim, o jornal afirmou que muitos fãs estão vindo para a cidade, e fazendo uma rota que os leva aos principais locais mostrados, ou citados, pelo drama. 

A segunda maior cidade do Reino Unido e a região mais ampla de West Midlands estão se tornando beneficiários significativos do crescente fenômeno do chamado “turismo de tela”. Em tal prática, os fãs passam férias em locais visitados relacionados a filmes e programas de TV populares. O jornal ainda afirma um recorde de 42,8 milhões de turistas, que visitaram Birmingham no ano passado. Não por menos, grande parte destes turistas buscaram os locais onde a “gangue criminosa da vida real” percorreu. Muitos pontos onde os Peaky Blinders atuaram, entre as décadas de 1890 e 1930, mantêm-se intactos. E tais lugares servem de locação para muitas cenas da série da BBC. 

PUBLICIDADE

Sucesso de visita

“O efeito Peaky está realmente ganhando força aqui. São passeios e eventos em West Midlands, que se esgotam com meses de antecedência”, disse Andy Street, prefeito da região. “Agora, um número recorde de turistas está visitando a região. E muitas pessoas querem explorar os lugares e histórias associadas a série.”.

O número de visitantes de Birmingham aumentou 26% entre 2013 – quando a primeira temporada foi ao ar na BBC – e 2018, de acordo com novos números da West Midlands Growth Company (WMGC). A região de West Midlands, que inclui cidades como Wolverhampton, Coventry e Dudley, também está aproveitando o boom. O jornal relatou um recorde de 131,4 milhões de turistas no ano passado, todos relacionados à Peaky Blinders. Estima-se que os visitantes estrangeiros gastaram cerca de 17 milhões de libras no ano passado em viagens relacionadas ao turismo, de acordo com o WMGC. O foco dos gastos estão entre pousadas históricas, bem como museus, que também bateram recordes de público. 

Black Country Living Museum, em Dudley, um dos locais beneficiados pela série. Imagem: The Guardian/Release.

[spacer height=”10px”]

Além disso, vale ressaltar, que a série tornou-se um fenômeno no mundo todo graças a Netflix. E isso também impactou o turismo internacional na cidade. O número de visitantes internacionais aumentou 19%, para 1,1 milhão, entre 2013 e 2018, com um grande número vindo dos EUA – onde o Peaky Blinders foi um grande sucesso – aumentando em 50%. 

No entanto, a cultura local também está sendo influenciada graças a série. A área de Digbeth, em Birmingham, onde a gangue operava, receberá seu primeiro festival oficial de Peaky Blinders, que acontecerá ainda este mês. Muitos ingressos, com experiências noturnas, já estão esgotados. Portanto, um verdadeiro fenômeno.

E você, está incluindo nessa “Peaky Blinders mania”?

O quinto ano de Peaky Blinders já está sendo exibido na Inglaterra pela BBC. Todavia, espera-se que a estreia no Brasil, pela Netflix, aconteça em outubro. 

Sobre o autor

Anderson Narciso

Editor-chefe

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal que está no ar desde 2014. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais Tele Séries e Box de Séries, antes de criar o Mix. Formado em História pela UFJF e Mestre em História da Saúde pela Fiocruz/RJ, Anderson Narciso se aventurou no mundo da criação de conteúdo para Internet há 15 anos, onde passou a estudar sobre Google, SEO e outras técnicas de produção para web. É também certificado em Gestão Completa de Redes Sociais pela E-Dialog Comunicação Digital, além de estudar a prática de Growth Hack desde 2018, em que é certificado. Com o crescimento do site, e sua parceria com o portal UOL, passou a atuar na cobertura jornalística, realizando entrevistas nacionais e internacionais, cobertura de eventos para as redes sociais do Mix de Séries, entre outros. Atua como repórter no Rio de Janeiro e São Paulo, e pelo Mix já cobriu eventos como CCXP, Rock in Rio, além de ser convidados para coberturas e entrevistas presenciais nos Estúdios Globo, Netflix, Prime Vídeo, entre outros. No Mix de Séries, com experiência de dez anos, se especializou no nicho de séries e filmes. Hoje, como editor chefe, é o responsável por eleger as pautas diárias do portal, escolhendo os temas mais relevantes que ganham destaque tanto nas notícias quanto nas matérias especiais e críticas. Também atua como mediador entre a equipe, que está espalhada por todo o Brasil. Atuante no portal Mix de Séries diariamente, também atende trabalhos solicitados envolvendo crescimento de redes sociais, produção de textos para internet e web writing voltado para todos os nichos.