Sucesso de Peaky Blinders impulsionou “turismo global” em Birmingham, diz jornal

S.W.A.T. melhores séries de ação
Imagem: BBC/Divulgação.

Série é sucesso de audiência no mundo todo

Parece que Peaky Blinders não tem só o poder de ser uma das séries britânicas mais assistidas em todo o mundo. Ela também agora tornou-se vetor de turismo.

Continua após publicidade

De acordo com o jornal The Guardian, a cidade de Birmingham conseguiu dobrar o número de turistas em 2018, graças ao sucesso de Peaky Blinders. Assim, o jornal afirmou que muitos fãs estão vindo para a cidade, e fazendo uma rota que os leva aos principais locais mostrados, ou citados, pelo drama. 

Continua após a publicidade

A segunda maior cidade do Reino Unido e a região mais ampla de West Midlands estão se tornando beneficiários significativos do crescente fenômeno do chamado “turismo de tela”. Em tal prática, os fãs passam férias em locais visitados relacionados a filmes e programas de TV populares. O jornal ainda afirma um recorde de 42,8 milhões de turistas, que visitaram Birmingham no ano passado. Não por menos, grande parte destes turistas buscaram os locais onde a “gangue criminosa da vida real” percorreu. Muitos pontos onde os Peaky Blinders atuaram, entre as décadas de 1890 e 1930, mantêm-se intactos. E tais lugares servem de locação para muitas cenas da série da BBC. 

Continua após publicidade

Sucesso de visita

“O efeito Peaky está realmente ganhando força aqui. São passeios e eventos em West Midlands, que se esgotam com meses de antecedência”, disse Andy Street, prefeito da região. “Agora, um número recorde de turistas está visitando a região. E muitas pessoas querem explorar os lugares e histórias associadas a série.”.

O número de visitantes de Birmingham aumentou 26% entre 2013 – quando a primeira temporada foi ao ar na BBC – e 2018, de acordo com novos números da West Midlands Growth Company (WMGC). A região de West Midlands, que inclui cidades como Wolverhampton, Coventry e Dudley, também está aproveitando o boom. O jornal relatou um recorde de 131,4 milhões de turistas no ano passado, todos relacionados à Peaky Blinders. Estima-se que os visitantes estrangeiros gastaram cerca de 17 milhões de libras no ano passado em viagens relacionadas ao turismo, de acordo com o WMGC. O foco dos gastos estão entre pousadas históricas, bem como museus, que também bateram recordes de público. 

Continua após publicidade
Black Country Living Museum, em Dudley, um dos locais beneficiados pela série. Imagem: The Guardian/Release.

[spacer height=”10px”]

Além disso, vale ressaltar, que a série tornou-se um fenômeno no mundo todo graças a Netflix. E isso também impactou o turismo internacional na cidade. O número de visitantes internacionais aumentou 19%, para 1,1 milhão, entre 2013 e 2018, com um grande número vindo dos EUA – onde o Peaky Blinders foi um grande sucesso – aumentando em 50%. 

Continua após a publicidade
O MIX DE SÉRIES atingiu 10 milhões de visitas mensais e vamos ensinar tudo que aprendemos nessa caminhada! Aumente o tráfego do seu site com técnicas avançadas de SEO.
Faça seu pré-cadastro aqui!

No entanto, a cultura local também está sendo influenciada graças a série. A área de Digbeth, em Birmingham, onde a gangue operava, receberá seu primeiro festival oficial de Peaky Blinders, que acontecerá ainda este mês. Muitos ingressos, com experiências noturnas, já estão esgotados. Portanto, um verdadeiro fenômeno.

E você, está incluindo nessa “Peaky Blinders mania”?

O quinto ano de Peaky Blinders já está sendo exibido na Inglaterra pela BBC. Todavia, espera-se que a estreia no Brasil, pela Netflix, aconteça em outubro.