Sucesso de Peaky Blinders impulsionou “turismo global” em Birmingham, diz jornal

S.W.A.T. melhores séries de ação

Série é sucesso de audiência no mundo todo

Parece que Peaky Blinders não tem só o poder de ser uma das séries britânicas mais assistidas em todo o mundo. Ela também agora tornou-se vetor de turismo.

Continua após as recomendações

De acordo com o jornal The Guardian, a cidade de Birmingham conseguiu dobrar o número de turistas em 2018, graças ao sucesso de Peaky Blinders. Assim, o jornal afirmou que muitos fãs estão vindo para a cidade, e fazendo uma rota que os leva aos principais locais mostrados, ou citados, pelo drama. 

A segunda maior cidade do Reino Unido e a região mais ampla de West Midlands estão se tornando beneficiários significativos do crescente fenômeno do chamado “turismo de tela”. Em tal prática, os fãs passam férias em locais visitados relacionados a filmes e programas de TV populares. O jornal ainda afirma um recorde de 42,8 milhões de turistas, que visitaram Birmingham no ano passado. Não por menos, grande parte destes turistas buscaram os locais onde a “gangue criminosa da vida real” percorreu. Muitos pontos onde os Peaky Blinders atuaram, entre as décadas de 1890 e 1930, mantêm-se intactos. E tais lugares servem de locação para muitas cenas da série da BBC. 

Continua após a publicidade

Sucesso de visita

“O efeito Peaky está realmente ganhando força aqui. São passeios e eventos em West Midlands, que se esgotam com meses de antecedência”, disse Andy Street, prefeito da região. “Agora, um número recorde de turistas está visitando a região. E muitas pessoas querem explorar os lugares e histórias associadas a série.”.

O número de visitantes de Birmingham aumentou 26% entre 2013 – quando a primeira temporada foi ao ar na BBC – e 2018, de acordo com novos números da West Midlands Growth Company (WMGC). A região de West Midlands, que inclui cidades como Wolverhampton, Coventry e Dudley, também está aproveitando o boom. O jornal relatou um recorde de 131,4 milhões de turistas no ano passado, todos relacionados à Peaky Blinders. Estima-se que os visitantes estrangeiros gastaram cerca de 17 milhões de libras no ano passado em viagens relacionadas ao turismo, de acordo com o WMGC. O foco dos gastos estão entre pousadas históricas, bem como museus, que também bateram recordes de público. 

Black Country Living Museum, em Dudley, um dos locais beneficiados pela série. Imagem: The Guardian/Release.

Além disso, vale ressaltar, que a série tornou-se um fenômeno no mundo todo graças a Netflix. E isso também impactou o turismo internacional na cidade. O número de visitantes internacionais aumentou 19%, para 1,1 milhão, entre 2013 e 2018, com um grande número vindo dos EUA – onde o Peaky Blinders foi um grande sucesso – aumentando em 50%. 

No entanto, a cultura local também está sendo influenciada graças a série. A área de Digbeth, em Birmingham, onde a gangue operava, receberá seu primeiro festival oficial de Peaky Blinders, que acontecerá ainda este mês. Muitos ingressos, com experiências noturnas, já estão esgotados. Portanto, um verdadeiro fenômeno.

E você, está incluindo nessa “Peaky Blinders mania”?

O quinto ano de Peaky Blinders já está sendo exibido na Inglaterra pela BBC. Todavia, espera-se que a estreia no Brasil, pela Netflix, aconteça em outubro. 

Nenhum comentário

Adicione o seu