Superman & Lois faz grande homenagem a Christopher Reeve

Mais recente episódio de Superman & Lois prestou homenagem a filme de 1978.

Superman & Lois serie Christopher Reeve

Durante o início do episódio 9 da segunda temporada de Superman & Lois, os fãs do homem de aço assistiram uma sequência intrigante do herói voando em direção a entrada do mundo Bizarro. No entanto, os fãs mais atentos, notaram que o momento é uma grande homenagem. Na verdade, um tributo a um dos pontos mais incompreendidos de Superman – O Filme, de 1978, que tinha Christopher Reeve no papel do herói.

Continua após publicidade

Apesar dos fãs amarem Superman – O Filme de forma incondicional, o longa atraiu críticas daqueles que preferem ficção científica mais sombria e realista. Porém, Superman & Lois encontrou uma maneira de homenagear uma cena clássica. Melhorando drasticamente o clímax do filme, a série, portanto, ofereceu uma interpretação visualmente mais coesa dos poderes do Homem de Aço em ação.

Superman & Lois serie Christopher Reeve
Imagem: Divulgação.

A trama da 2ª temporada de Superman & Lois

A história central da segunda temporada de Superman & Lois envolve outra dimensão conhecida como Mundo Bizarro. Bem como os esforços de Ally Allston, líder de um culto, em adquirir dois amuletos que ela acredita que darão a ela poderes divinos.

Continua após publicidade

Leia também: Superman & Lois acaba de copiar cena de Smallville

O episódio 9 de Superman & Lois, “30 Dias e 30 Noites”, entretanto, mostrou o Superman chegando tarde demais para impedir Allston de entrar em um portal para o Mundo Bizarro. Apesar de um aviso de que mesmo ele não poderia sobreviver à jornada entre os mundos sem um traje espacial de proteção especial, Superman voou pelo portal. Tudo isso, depois de circular a caverna que continha o portal em um esforço para aumentar a sua velocidade. (via ScreenRant)

Homenagem a Superman – O Filme

Além de ser um momento emocionante para a série, a cena de Superman & Lois também foi uma homenagem ao clímax de Superman – O Filme. Isso porque, na cena em questão, o Superman de Christopher Reeve usou seus poderes para mudar o passado. Depois de chegar tarde demais para salvar a Lois Lane de Margot Kidder.

Leia também: Smallville tem maldição com atores, incluindo prisão e mortes

Ele fez isso voando ao redor da Terra até se mover rápido o suficiente para quebrar a velocidade da luz. Então, permitindo que ele voltasse no tempo antes de Lois morrer e garantir que ela nunca fosse colocada em perigo.

Continua após publicidade

O diretor Richard Donner mostrou isso visualmente ao retratar a Terra girando para trás e invertendo as imagens de vários desastres. Fato que levou muitos espectadores a acreditar erroneamente que o Superman estava mudando a rotação do planeta para fazer o tempo fluir para trás.

Admitindo que o Superman realmente fez algumas coisas estranhas semelhantes nos quadrinhos, esse mal-entendido fez com que o clímax de Superman – O Filme fosse criticado. Principalmente por aqueles que pensam que o nível de poder do Superman é um problema.

Superman & Lois serie Christopher Reeve
Imagem: Divulgação.

Direção da série quis homenagear filme

Superman & Lois foi capaz de comunicar o mesmo conceito de forma mais eficaz. Dessa forma, limitando o espaço em que Superman construiu a velocidade necessária para voar com segurança entre as realidades sem ser dilacerado.

Continua após publicidade

Em vez de circundar o globo, o Superman da série circulou a caverna que contém o portal para o Mundo Inverso. E mostrou claramente estar ganhando velocidade ao fazê-lo. Como no filme, o plano geral do Superman voando em círculo foi intercalado com close-ups de um Clark determinado. Mas também parecendo aflito enquanto se esforçava para chegar ao ponto de ruptura. Bem parecido com a cena de Christopher Reeve.

Leia também: Superman & Lois assustou fãs de Smallville com trama

Embora a imagem de Richard Donner da Terra girando para trás seja impressionante, transmitindo todo o alcance do poder do Superman, também foi incrivelmente confusa. Pois não conseguiu deixar claro o que o Superman estava fazendo e por quê.

De qualquer forma, o tributo a série de TV ao Superman de Christopher Reeve conseguiu resgatar o conceito básico. E ainda, replicou o momento dramático em uma escala menor e de uma maneira menos ambígua. Portanto, é esse toque sutil misturado com uma reverência pelo material de origem e as várias figuras da mitologia Superman que fazem de Superman & Lois uma das séries de heróis mais adoradas do momento.

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal. Especialista em SEO e construção de textos para internet, também atua como webwriter com foco em textos para o Google. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais TeleSéries e Box de Séries. Fã de carteirinha de Friends, ER e One Tree Hill, é aficionado pelo mundo dos seriados. Também é fã de procedurais, sabendo tudo sobre o universo das séries Chicago, Grey's Anatomy, e séries de sucesso como La Casa de Papel e Lucifer. Também é fã da DC Comics, e acompanha produções inspiradas em personagens da editora, como Titans e até o mais recente produto da editora, Sweet Tooth.