The Big Bang Theory: 11 coisas sobre Sheldon que não fazem sentido

The Big Bang Theory é uma das maiores comédias de todos os tempos. Mas nem tudo faz sentido na série, principalmente com Sheldon.

The Big Bang Theory

Poucos personagens da cultura pop foram analisados tanto quanto Sheldon Cooper de The Big Bang Theory. O talentoso físico teórico é um dos personagens mais interessantes da história da comédia e um grande favorito dos fãs.

No entanto, há muitas coisas sobre Sheldon que nem sempre fizeram sentido para o fandom, incluindo o fato de ele usar o Internet Explorer (entre muitas outras coisas que surgiram ao longo dos anos). Sheldon cresceu muito como personagem e foi relacionável com alguns, mas ele nem sempre fazia sentido na série da CBS.

Quantos anos tinha Sheldon afinal?

A idade de Sheldon não foi discutida com frequência em The Big Bang Theory, mas notou-se que ele nasceu em 1980. Um fã de olhos de águia no Reddit, no entanto, percebeu algo estranho.

PUBLICIDADE

Leia também: The Big Bang Theory trocou atriz no meio da série e você nem viu

Depois de explicar vários exemplos em que Sheldon fez referência à sua idade e estudos, o usuário continuou escrevendo: “Sheldon era um aluno mais velho da quinta série aos 11 anos e passou quatro anos na faculdade (pode ser seis antes de seu doutorado, mas quem sabe).” Isso significaria que Sheldon tinha cerca de 22 ou 23 anos no início da série – a mesma idade de Penny.

O lugar de Sheldon era importante para ele ou não?

Uma das primeiras coisas que os fãs aprenderam sobre Sheldon foi que sua casa era seu oásis, e parte desse oásis era seu “lugar” no sofá. Seu espaço no sofá era especial para ele e considerado o melhor lugar para se sentar no apartamento. Sempre que alguém se sentava em seu lugar, ele fazia birra e avisava que ele estava sentado lá.

Sheldon dizendo “Esse é o meu lugar!” foi uma citação que resumiu hilariamente seu personagem. No entanto, depois de algumas revisões, ficou evidente que Sheldon nem sempre se importava com seu espaço. Houve momentos em que Leonard, Howard e Penny foram vistos sentados em seu assento, comendo ou assistindo a um filme.

Se Sheldon tinha dinheiro guardado, por que ele precisava de um colega de quarto para pagar seu apartamento?

Os fãs apontaram esse aspecto bastante interessante da situação financeira de Sheldon. Sheldon parecia ter economizado bastante dinheiro, porque revelou que a maioria das coisas que queria comprar ainda não foi inventada. Mas ele também disse que se ele pudesse pagar o apartamento deles sozinho, ele nunca teria tido um companheiro de quarto.

Isso levanta a questão: se ele tinha dinheiro extra economizado, então por que ele tinha um colega de quarto? Pode-se argumentar que ele se afeiçoou a Leonard, mas isso aconteceu depois de viver com ele por quase uma década.

Sheldon não tinha alergia a gatos?

Sheldon e Leonard tinham uma das melhores amizades de The Big Bang Theory porque um tinha pontos fortes que o outro não tinha. Eles se apoiaram em momentos de necessidade e deram ótimos conselhos um ao outro. Isso foi mostrado no início quando Leonard queria um gato, mas foi impedido quando Sheldon disse que ele era alérgico.

Leia também: Young Sheldon corta grande conexão com The Big Bang Theory

Curiosamente, episódios depois, Sheldon teve um pequeno colapso quando ele e Amy se separaram e mais de 20 gatos foram adotados. Leonard e sua mãe estavam preocupados com seu comportamento, mas nunca sua alergia foi mencionada por seus entes queridos

A discrepância da idade e a morte do pai de Sheldon

Existem inúmeras lições de vida que os fãs aprenderam com Sheldon e companhia. Sheldon aprendeu a maioria das lições de sua vida por tentativa e erro quando criança no Texas. Mas, mesmo como um gênio adulto, Sheldon ainda tinha muito a aprender – especialmente porque seu pai não estava por perto para ajudar.

Sheldon disse desde cedo que seu pai morreu quando ele tinha apenas 14 anos. Estranhamente, episódios depois, Sheldon disse como ficou doente quando tinha 15 anos, mas sua mãe não conseguiu cuidar dele porque teve que ajudar o pai de Sheldon. Essa discrepância cria um buraco na história de Sheldon, incluindo o que acontecerá no spin-off Young Sheldon.

Como ele acomodava trabalho e seus inúmeros hobbies?

Pode ser porque The Big Bang Theory é um programa de TV, mas parecia estranho que dois físicos brilhantes tivessem quase tanto tempo quanto Sheldon e Leonard. Sheldon e seus amigos tinham agendas semanais rígidas para jogar videogame, ir à loja de quadrinhos, jogar Klingon Boggle e participar de algumas atividades fantásticas. Na verdade, Sheldon até inventou seus próprios jogos com o tempo livre que tinha.

Mas qualquer físico em atividade que esteja trabalhando incansavelmente para publicar artigos ou conseguir uma posição estável provavelmente dirá que não é tão fácil quanto Sheldon e Leonard dizem.

Seu método de concluir um estudo não combinava com seu caráter

Lembre-se do truque desagradável que Leonard, Raj e Howard pregaram em Sheldon quando estavam no Polo Norte? Este foi um estudo que, como afirma Sheldon, poderia ter lhe valido um Prêmio Nobel. As apostas eram super altas e todos sabiam disso.

Os caras podem ter manipulado os primeiros dados positivos com estática de um abridor de latas elétrico, mas era implausível que Sheldon não repetisse o experimento repetidamente para confirmar os dados.

Além disso, este era o projeto de pesquisa de Sheldon e era difícil acreditar que um perfeccionista como ele teria sido enganado tão facilmente durante o projeto mais importante de sua vida. Talvez Sheldon não fosse o mais inteligente do grupo…

The Big Bang Theory e uma fobia inconsistente

Este foi um dos furos de enredo mais óbvios de toda a série. Sheldon fez um grande negócio sobre sua fobia de germes nas primeiras temporadas. No entanto, sua obsessão em ficar limpo e saudável diminuiu à medida que a série continuou – provando que sua fobia não era tão ruim quanto ele deixava transparecer.

Leia também: Charlie Sheen revela que odiou participar de The Big Bang Theory

Há também certas manias que um germofóbico geralmente possui, como higienizar as mãos depois de tocar em qualquer coisa ou alguém e limpar uma superfície antes de se sentar. Um exemplo disso é que os fãs nunca viram Sheldon lavar as mãos antes ou depois do jantar. O que aconteceu é que Sheldon simplesmente não gostava de estar perto de outras pessoas quando estavam doentes ou em contato próximo com alguém que estava doente.

Seu amor pelo Internet Explorer

Uma coisa com a qual os fãs não conseguiram fazer as pazes foi o fato de Sheldon usar o Internet Explorer para navegar no Facebook, especialmente porque é amplamente considerado o pior navegador para mídia social. Sheldon foi visto olhando as páginas de mídia social de Amy e o navegador que ele estava usando era o Internet Explorer.

Embora a maioria das coisas em The Big Bang Theory tenham sido feitas intencionalmente, esse pode ter sido um aspecto dos computadores e da Internet que a produção errou. Sabendo o quão inteligente Sheldon era, essa escolha de navegador não combinava com sua personalidade.

The Big Bang Theory

Sua chocante ignorância

Para alguém que talvez fosse um dos homens mais inteligentes do mundo, Sheldon era chocantemente ignorante sobre questões básicas como raça, cultura e história. Só porque ele era socialmente inepto e não media a tonalidade do humor não significa que ele não saberia falar com pessoas de cor ou mulheres na ciência.

A ignorância de Sheldon o colocou em problemas com a diretora de recursos humanos da Caltech, Janine Davis, em mais de uma ocasião. Ele também foi repreendido por falar sobre o sistema reprodutor feminino com seu assistente Alex. Enquanto esses momentos se tornaram memes do personagem de Sheldon, eles estavam sob uma luz negativa. 

Ele raramente mencionou seus amigos de infância

Sheldon fez alguns comentários ao longo de The Big Bang Theory que ele não tinha muito tempo para amigos porque ele estava sempre muito ocupado trabalhando em seus estudos. Mas a série Young Sheldon revelou que ele fez algumas conexões significativas quando criança, especialmente com Tam (que foi mostrado em temporadas posteriores de TBBT).

Leia também: Young Sheldon pode ter mudado final de The Big Bang Theory

Considerando que Tam foi um nome que apareceu tanto no TBBT quanto em Young Sheldon, é possível que os escritores tenham incorporado o nome e o personagem em TBBT para que os espectadores de Young Sheldon vissem um personagem familiar.

Sobre o autor

Matheus Pereira

Coordenação editorial

Matheus Pereira é Jornalista e mora em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Depois de quase seguir carreira na Arquitetura, enveredou para o campo da Comunicação, pelo qual sempre nutriu grande paixão. Escritor assíduo na época dos blogs, Matheus desenvolveu seus textos e conhecimentos em Cinema e TV numa experiência que já soma quase 15 anos. Destes, quase dez são dedicados ao Mix de Séries. No Mix, onde é redator desde 2014, já escreveu inúmeras resenhas, notícias, criou e desenvolveu colunas e aperfeiçoou seus conhecimentos televisivos. Sempre versando pelo senso crítico e pela riqueza da informação, já cobriu eventos, acompanha premiações, as notícias mais quentes e joga luz em nomes e produções que muitas vezes estão fora dos grandes holofotes. Além disso, trabalha há mais de dez anos no campo da comunicação e marketing educacional, sendo assessor de imprensa e publicidade em grandes escolas e instituições de ensino. Assim, se divide entre dois pilares que representam a sua carreira: de um lado, a educação; de outro, as séries de TV e o Cinema.