The Crown: série revive enorme polêmica envolvendo Diana
A quinta temporada de The Crown chegou cercada de polêmicas e uma das maiores envolve a Princesa Diana e um livro que escandalizou a realeza.
The Crown está de volta à Netflix e a quinta temporada trouxe muito – e queremos dizer muito – drama. A partir de sugestões de que o Príncipe Charles tentou convencer a rainha a abdicar de um romance entre o Príncipe Philip e um amigo da família, há muito o que descompactar sobre a quinta temporada da série.
O segundo episódio de The Crown mostra a ex-Princesa de Gales – interpretada por Elizabeth Debicki – gravando secretamente fitas de áudio para Andrew Morton, um jornalista que escreve sobre a vida da realeza. Nas fitas, Diana compartilha detalhes anteriormente desconhecidos sobre seu tempo como realeza, seu casamento em ruínas com Charles, bem como suas batalhas contra a bulimia e a depressão.
Durante o episódio, corre-se a notícia de que a Princesa Diana está envolvida no projeto e não demora muito para que a família real interfira para acabar com isso. Em uma cena tensa, o Príncipe Philip confronta sua nora e – na falta de uma frase melhor – dá uma bronca nela.
Mas, por mais dramática que seja a cena, isso realmente aconteceu? Afinal, os criadores de The Crown dizem que é uma recontagem ficcional de eventos reais.
A Princesa Diana realmente gravou fitas secretas para o livro de Andrew Morton?
Morton falou várias vezes sobre o envolvimento da Princesa Diana em seu livro.
“Eu queria falar diretamente com a princesa, mas isso estava simplesmente fora de questão. Então eu a entrevistei por procuração – dando minhas perguntas a James Colthurst [amigo em comum da dupla], que então conduziu seis entrevistas gravadas com ela em sua sala de estar no Palácio de Kensington”.
Leia também: The Crown: linha do tempo completa da série explicada
Quanto ao conteúdo das gravações, Morton diz que a realeza entrou em grandes detalhes sobre sua vida no coração da família mais famosa do mundo. “Liguei um gravador surrado e escutei com espanto crescente a voz inconfundível da Princesa Diana. Ela estava despejando uma história de aflição em um rápido fluxo de consciência“, disse ele.
“A princesa estava falando sobre sua infelicidade, seu sentimento de traição, suas tentativas de suicídio – e duas coisas que eu nunca tinha ouvido falar: um distúrbio alimentar chamado bulimia nervosa e uma mulher chamada Camila.“
O livro escandalizou realeza e fãs
A biografia de Morton da Princesa Diana foi lançada em 1992. Embora não tenha sido bem recebida no início, com muitos acreditando que seu conteúdo era fictício.
“O livro foi proibido por várias grandes livrarias e mercados. Ironicamente, uma biografia escrita e produzida com a cooperação entusiástica de Diana estava sendo piedosamente boicotada sob a suspeita de que era um monte de mentiras“, lembrou Morton. “Mas logo ficou claro que o livro realmente era, como afirmava, a própria história verdadeira de Diana.“
Diana: Her True Story tornou-se um best-seller – crescendo em popularidade mais uma vez após sua morte prematura em 1997.
Três décadas depois de seu lançamento, entretanto, Diana: Her True Story ainda é amplamente lido por fãs e críticos da realeza. E tem sido uma fonte de inspiração para dramatizações e documentários.
Quais foram as maiores revelações do livro de Andrew Morton?
Desde o início de seu envolvimento no livro, a Princesa Diana queria compartilhar sua experiência de vida como realeza. De sua luta contínua com a bulimia aos detalhes do caso de seu marido com Camilla Parker Bowles, estas são as maiores revelações de Diana: Her True Story.
A Princesa Diana teve uma infância infeliz após o divórcio dos pais e foi criada por várias babás. Diana desenvolveu bulimia apenas uma semana após seu noivado com o Príncipe Charles, após um suposto comentário de que ela era “gordinha”. Além disso, a Princesa Diana disse que considerou cancelar o noivado, principalmente devido à descoberta do caso de Charles e Camilla.
Leia também: The Crown: 5ª temporada é a pior da série; Mas por quê?
A jovem princesa ainda disse que foi ignorada por todos no palácio ao ingressar na família real. Ela ainda afirmou que se machucou e tentou suicídio várias vezes como resultado do relacionamento de Charles e Camilla.
“Ela nunca se arrependeu das sessões de gravação“, disse Morton sobre como a Princesa Diana reagiu à recepção pública da biografia. “Nos últimos cinco anos de sua vida, então, o mundo testemunhou o florescimento do espírito humanitário de Diana. Qualidades que poderiam ter permanecido enterradas se ela não tivesse a coragem de revelar a realidade de sua vida, por exemplo.”