The Sopranos: o que acontece com Tony Soprano no final
David Chase, criador de The Sopranos, finalmente explica polêmico final da série. Agora, criador confirma o que os fãs temiam.
Após 14 anos de especulação, o criador de The Sopranos, David Chase, confirmou oficialmente, em entrevista ao The Hollywood Reporter, que Tony de fato morreu no final da série em 2007. Embora o escritor sempre tenha planejado matar Tony, o desfecho não foi de acordo com seu plano original.
“A cena que eu tinha em mente não era aquela cena. Nem pensei em cortar para preto“, Chase explicou sobre o famoso final divisivo. A cena é cortada e vai para uma tela preta tão abruptamente que alguns espectadores na época pensaram que a TV havia apresentado algum problema. “No início de cada episódio, na abertura, Tony vinha de Nova York para Nova Jersey. A última cena poderia ser ele indo de Jersey para Nova York, para uma reunião na qual ele seria morto.“
Final de The Sopranos é um dos melhores e mais polêmicos da TV
Mas dois anos antes do final da lendária série da HBO, Chase mudou de ideia enquanto dirigia. “Eu vi um pequeno restaurante. Era como um barraco que servia café da manhã“, disse Chase. “E por alguma razão eu pensei, ‘Tony entraria em um lugar como aquele. Por quê? Não sei.”
Leia também: The Sopranos: o que os atores do elenco estão fazendo hoje
No episódio final, “Made in America“, Tony (James Gandolfini) senta-se com sua família dentro do restaurante de Holsten. Logo depois, um homem desconhecido entra e se senta no balcão. Enquanto isso, Meadow Soprano (Jamie-Lynn Sigler) tenta estacionar o carro. A porta do estabelecimento abre e fecha várias vezes, enquanto Tony olha para a entrada do lugar, esperando a chegada de sua filha. Entre chegadas e partidas de clientes, em um momento Tony olha para a porta e a tela fica preta.
Embora Chase tenha antecipado a morte de Tony, o que ele não esperava era o caos na internet que se seguiu. “Eu não tinha ideia de que isso causaria tanto alvoroço“, disse o criador da série sobre o final. “O que era chato era quantas pessoas queriam ver Tony morto. Queriam vê-lo de bruços, caído, sabe? Isso me incomodou.” Chase queria que as pessoas entendessem que Tony Sopranos havia morrido, mas não havia necessidade de mostrar isso na tela.
Minutos finais foram um marco na televisão e na internet
O final de The Sopranos foi antológico por vários motivos. Primeiro pela música, Don’t Stop Believing, que embalou os últimos minutos da série. Além disso, os principais dramas do programa estavam resolvidos, restando pouco ou nada para se trabalhar nos segundos finais. Para completar, a decisão de encerrar tudo abruptamente pegou todos de surpresa, pois soou como anticlimático.
Leia também: As 11 melhores séries de gangues e máfia da TV
Na época, a HBO recebeu várias reclamações, já que vários espectadores acreditaram que o canal havia passado por problemas técnicos. Afinal, a impressão que ficou era de que a cena havia sido interrompido no meio, sem qualquer motivo aparente. A lenda diz, entretanto, que Chase gostaria de deixar a tela preta por ainda mais tempo, sem qualquer sinal de créditos finais. A ideia era justamente deixar o público confuso e contemplando o final no reflexo negro da televisão. O canal foi contra, e Chase conseguiu apenas alguns segundos antes dos créditos entrarem indicando o derradeiro suspiro de The Sopranos.
Depois que todos entenderam que a série havia realmente acabado, a internet foi tomada por teorias. Será que Tony morreu? É preciso lembrar que o final foi exibido em 2007 e, na época, a internet não tinha o alcance que tem hoje. Ainda assim, milhares expuseram seus pontos de vista. O mais lógico apontava que a tela ficava preta pois Tony levara um tiro. Assim, enquanto o gângster aguardava a chegada da filha, alguém chegou por trás (o sujeito que entrou no restaurante minutos antes) e atirou. Logo, a tela fica preta porque Tony parou de existir/enxergar.
A teoria enfim é confirmada por Chase, que aponta o trágico fim de Tony Soprano.