The Strain – 01×11/12 – The Third Rail/Last Rites

Imagem: Mix de Séries

the-strain-last-rites-the-master-palmer

Continua após publicidade

Comentei na última review que Noturno, o livro que deu origem a esta primeira temporada, perde um pouco de seu ritmo no início do terceiro ato, mas retoma o fôlego antes do fim. Como a série de TV é o mais fiel possível, não espanta que os erros e acertos da versão literária passem para a adaptação. Pois depois de dois episódios medianos, The Strain acelera e volta a apresentar capítulos memoráveis.

Continua após a publicidade

The Third Rail – décimo primeiro episódio – destaca-se pela chegada dos personagens às galerias subterrâneas de Nova York e, claro, o encontro entre o Mestre e Abraham Setrakian. De resto, o capítulo não teve muito que mostrar. Zach, filho de Eph, ficou preso com a mãe da Dra. Nora, o que resultou em momentos enfadonhos. As cenas nos esgotos e os confrontos contra os strigoi valeram a pena. O final, porém, revela uma fraqueza da série: o Mestre, gigantesco e ameaçador, surge sempre como o monstro imbatível, que consegue sobreviver e fugir de qualquer situação. Um vilão tão poderoso funciona por ser uma ameaça constante aos mocinhos, mas atrapalha justamente por não ter pontos fracos aparentes. A season finale, intitulada The Master, pode trazer alguns esclarecimentos sobre o strigoi.

Continua após publicidade

Já o décimo segundo episódio, Last Rites, prepara o terreno para um emocionante encerramento. Tivemos, enfim, uma explicação para o coração pulsante que Setrakian guarda em um vidro. A mãe de Nora, que consegue ser ainda mais insuportável que a filha, é carta fora do baralho. Last Rites avança muito mais a narrativa do que o capítulo anterior. Os flashbacks, como são comuns em The Strain, são importantes, servindo à trama e estabelecendo pontos dentro da história. Nos flashbacks do último episódio, vemos Setrakian morando com sua amada em um pequeno vilarejo, nutrindo um desejo de vingança por Eichorst e todos aqueles que lhe fizeram mal. Eichorst, aliás, já surge como um strigoi inescrupuloso e fiel ao Mestre.

Last Rites aposta, também, em uma boa cena de ação no ato final. Eichorst, acompanhado de alguns vampiros, chegam à loja de Setrakian e invadem o lugar, fazendo com que o grupo tenha que fugir. O episódio final, portanto, promete trazer os protagonistas desprotegidos, longe de tudo que mantinham no esconderijo. Já a cena que encerra o episódio dá prosseguimento a uma trama que parecia esquecida e parada: o Mestre finalmente transforma o adoentado Palmer em um saudável strigoi.

Continua após publicidade

As transformações aliás, suscitam uma dúvida: quando transformada diretamente pelo Mestre ou sob os mesmos moldes de transformação do Mestre, a pessoa se torna um diferente tipo de strigoi? Eichorst, por exemplo, é um strigoi que goza plenamente de suas faculdades mentais, ou seja, é um ser inteligente, lúcido e com memórias. Palmer segue a mesma linha. Após ser transformado, o sujeito surge saudável sob uma intensa chuva. Já os demais infectados passam por uma doença quase mortal e acabam como monstros inconsequentes que não parecem muito espertos. É possível que com o tempo os strigoi adquiram inteligência e agilidade ou a diferença está no modo da transformação?

The Strain promete algumas respostas e bastante ação para o episódio final. A caminhada até aqui tem sido prazerosa e o encerramento não deve decepcionar.