Top Mix: As profissões mais retratadas nas séries de TV

top mix profissões
Imagens: USA/Netflix/CBS/NBC/ABC/Divulgação. Montagem: Mix de Séries

Olá! Feliz Dia do Trabalho atrasado para quem está trabalhando hoje. Falando nisso, minimiza a aba aí para o chefe não descobrir que você adora ver o Mix em serviço. Hehehe. Ham! Brincadeira, fica mais!

Continua após publicidade

Como dia primeiro de maio caiu em um domingo e domingo que é feriado, é um feriado perdido, hoje que o Top Mix vai comemorar o Dia do Trabalho com você! Trabalhar não é fácil, é árduo, eu sei. Você não vê a hora de dar a hora do fim do expediente… Mas quando cai o salário no começo do mês é uma beleza, né?! O mais legal de trabalhar é ser reconhecido em serviço, é praticar algo que você gosta, que tem a sua função social. É você fazer aquilo que te faz útil e te dá orgulho. Existem tantas profissões bonitas e gratificantes, e que são tão bem reconhecidas que são retratas nas séries de TV. Com certeza, todas as profissões mereciam e renderiam uma história sobre, mas hoje vamos listar as que mais nós vemos na telinha da televisão!

Continua após a publicidade

Tira o crachá e vem comigo conferir as profissões mais retratadas nas séries de TV!

Continua após publicidade

(Por Paula Reis)

 

Continua após publicidade
friends-20-serie-com-tecnologia-atual-1376001896488_956x500
Imagem: NBC/Divulgação

10) Serviços de Garçom

A profissão de garçom pode não parecer tanto, mas é algo bem popular nas séries de TV. Se pararmos para ver, principalmente as comédias norte americanas possuem como cenário de fundo algum lugar onde os personagens se reúnem para conversar. Em Friends, por exemplo, o sexteto se reunia na lendária cafeteria Central Perk, que serviu como primeiro emprego de Rachel, justamente como garçonete e, além dela, tinha também o Gunther. Em Gilmore Girls tinha o Luke’s Diner, onde o personagem sempre estava lá servindo os moradores da pequena Stars Hollow. Se for ver, os garçons e garçonetes acabaram se tornando peças fundamentais nas atrações. Séries e desenhos como Mad About You, Frasier são alguns dos casos que isso acontece, e outras produções como 2 Broke Girls, RevengeThe Ranch já têm seus personagens principais exercendo tal função. Até em Jessica Jones podemos ver Luke Cage atendendo seus clientes em seu bar. (Por Eduardo Nogueira)

Continua após a publicidade
O MIX DE SÉRIES atingiu 10 milhões de visitas mensais e vamos ensinar tudo que aprendemos nessa caminhada! Aumente o tráfego do seu site com técnicas avançadas de SEO.
Faça seu pré-cadastro aqui!

 

abc-conrad-grayson-revenge-season-3
Imagem: ABC/Divulgação

9) Administração de Empresas

Como administrador será muito fácil defender a profissão exercida, afinal de contas, um bom drama sempre tem um poderoso empresário, para movimentar ainda mais a história. Infelizmente em muitas produções da TV, os administradores são vistos como vilões ou pessoas de caráter dúbio. O exemplo mais recente que temos foi em Revenge, Conrad Greyson, que era um homem poderoso, porém extremamente cruel, e utilizava de seu status social para derrubar todos aqueles que atrapalhassem o seu caminho. Há também aqueles homens de negócios que administram algo ilegal, como nas séries The Sopranos, Narcos, Breaking Bad. Apesar disso, nem todos que exercem tal profissão são dessa forma, como por exemplo em Jane The Virgin, o protagonista Rafael Solano já foi visto várias vezes como um personagem dúbio, mas na realidade ele é uma pessoa honesta que luta com todas as suas forças para manter o luxuoso Resort Marbella, a família Fisher, de Six Feet Under, que administra uma funerária, o executivo Finestra, de Vinyl, que administra uma gravadora, entre tantos outros. Se na vida real sem nós administradores as coisas são difíceis de fluírem, imaginem então nas séries. Somos sempre indispensáveis em todos os ramos! (Por Eduardo Nogueira)

 

Imagem: Apaixonados por séries
Imagem: CBS/Divulgação

8) Ciência

Antigamente considerados malucos, hoje são reconhecidos como o futuro. Os cientistas sempre estiveram presentes em séries de TV, principalmente em gêneros de suspense e investigação. Na década de 90, a série Twin Peaks fez muito sucesso e inspirou a criação de Arquivo X, que é uma das séries mais clássicas de ficção científica e, apesar de não possuir um personagem cientista como a primeira, abordava temas da ciência como alienígenas nas investigações policiais. Outra clássica que tem a ciência muito marcante é Doctor Who, que sempre renova o doutor, mas a profissão continua essencial na série. Uma das “antigonas” também foi Quantum Leap, impressionante como cientistas rendem várias histórias. Mesmo meticulosos, um pouco doidinhos, os personagens cientistas são inesquecíveis, como o Walter, de Fringe. Cientista maluco que nada, isso é inteligência nível hard! Outros crânios da ciência estão presentes em uma das séries de maior audiência da TV americana, os inesquecíveis nerds de The Big Bang Theory. Dá para ver que ficção científica é um tema que pega muito e tem o seu público, por isso as emissoras adoram a temática. Mas também quem não tem curiosidade de investigar casos, desvendar teorias, descobrir fórmulas?! A série da vez agora é Orphan Black, que trata sabiamente o tema da clonagem. (Por Paula Reis)

 

Glee 6x03 Jagged Little Tapestry
Imagem: FOX/Divulgação

7) Música

Acredito que cantar deva ser tão bom quanto ouvir uma música. Nas telonas, vimos grandes musicais da história do cinema marcarem época e tornaram várias músicas lendárias. Nas telinhas, a música também chegou com grande estilo na década de 60/70 com The Archie Show, e depois com várias versões de Hi-5, na década de 90. A profissão de cantor não é fácil, tem que ter talento e treinar durante muito tempo. Fora que tem que se arriscar a fazer sucesso, vender discos ou qualquer outra mídia. Vemos muito sobre isso em Vinyl, que exibe a produção e a comercialização do mundo musical, mas também mostra as dificuldades dos cantores e bandas. Séries como Glee e Smash se consagraram as melhores do ramo da música, sempre muito alegres, envolventes, mostrando o dia a dia dos cantores. O sucesso foi tanto que muitos atores lançaram CDs depois das séries e os fãs das séries acabaram tornando-se fãs dos músicos também. Temos ainda outras séries que trabalham com o gênero musical como Galavant e Empire, esta que também aborda uma produtora musical e a profissão dos músicos. É tão legal assistir tudo isso que dá vontade de ganhar dinheiro cantando por aí. (Por Paula Reis)

 

tumblr_lqjqbwCIvm1qa3bj3o1_500
Imagem: CBS/Divulgação

6) Educação

Seja professor, diretor ou reitor de Universidade, o profissional da educação é peça fundamental em séries de diversos gêneros. Personagens que exercem tais funções são muito comuns de serem vistos em séries juvenis, como por exemplo, Beverly Hills 90210, Dawson’s Creek, One Tree Hill, The OC, Freaks and Geeks, The Vampire Diaries, 90210, Gossip Girl, Scream, assim como também em comédias, sendo algumas delas Chaves, Fresh Prince Of Bel-Air, Friends, The Middle, How I Met Your Mother, The Goldbergs, Scream Queens, entre tantas outras. Os professores costumam sempre ter características de serem linha dura, porém, com certa maleabilidade. Os diretores e reitores, por sua vez, figuras bem rígidas, justamente para impor suas condições de liderança. Não importa o gênero da série, se ela possui personagens crianças e adolescentes, é praticamente de lei tais profissionais fazerem parte do elenco.  (Por Eduardo Nogueira)

 

Mr Robot-Elliot
Imagem: USA/Divulgação

5) Tecnologia da Informação

Com o passar dos anos, a informática foi se tornando algo indispensável, não apenas em nossas vidas corriqueiras, como também nas séries. O exemplo claro foi a ascensão de personagens que dominam a tecnologia, que aparecem em séries como Arrow, Agents Of S.H.I.E.L.D, The FlashStalker, Chicago PD, etc. Já a franquia CSI criou recentemente um spin off  (CSI: Cyber) que, justamente, aborda o tema tecnológico e vem se tornando muito comum em nosso dia a dia: o crime virtual. Hoje em dia, um profissional da tecnologia da informação se tornou peça fundamental em séries dramáticas, e aos poucos estão entrando, inclusive – mesmo que não sendo na mesma proporção – em comédias. Sem contar em atrações próprias que, aos poucos, começam a dominar a TV, como Mr. Robot, Black Mirror e Scorpion. (Por Eduardo Nogueira)

 

House of Cards 4x05
Imagem: Netflix/Divulgação

4) Política

Uma das profissões mais difíceis é a Política. Ser político é um dom, não se aprende. Um tema complexo, difícil e que está presente em tudo na vida, pois ser político é se decidir, tomar um lado. No mundo das séries, a política está bem presente, até em séries que não a tem como tema como central, que é o caso de The Good Wife. Mas com elas se aprende muito sobre a presidência dos EUA e todo o processo eleitoral. Na década de 90, tivemos o avanço de séries desta temática como a clássica The West Wing. Posteriormente, vieram outras, e hoje temos um grande número de séries políticas, com presidentes, governadores e que discutem assuntos políticos de grande importância, como House of Cards, Scandal, Veep, Madam Secretary, Boss, Homeland. No Brasil, a profissão de político gerou muitas séries também, que visaram escândalos, corrupções e grandes decisões da história do Brasil, como JK, O Brado Retumbante, Anos Rebeldes, entre outras. Uma profissão tão relevante que com certeza merece ser retratada nas séries de TV. (Por Paula Reis)

 

Chicago PD
Imagem: NBC/Divulgação

3) Polícia

“Para servir e proteger” é um lema tratado na TV há um bom tempo. Se hoje, séries como Blue Bloods e Chicago P.D. são destaques, o gênero consolidado por séries como The Wire, The Shield, Criminal Minds e C.S.I. nos últimos anos já seguem uma longa trajetória da telinha. Nos anos 1970, o gênero policial era um dos mais retratados pelas séries, tendo em ícones como Charlie’s Angels, Magnum P.I., MacGyver e Hawaii Five-0 (que tem atualmente um remake em exibição) exemplos de que uma boa história policial sempre prende o espectador. Os casos da semana envolvem, geralmente, os diversos recursos que os policiais utilizam para trabalhar com os mais intrigantes casos, explorando assassinatos, explorações, abusos e temáticas delicadas, que servem como instrumento para conscientizar – ou mesmo chocar – a sociedade. (Por Anderson Narciso)

 

alicia-florrick
Imagem: CBS/Divulgação

2) Direito

Como uma boa advogada, vou defender a classe, ok?! Advogados são tão essenciais na vida real como no mundo das séries. Logo, o que está em alta hoje são séries jurídicas, a exemplo de Suits, How to Get Away With Murder, Better Call Saul, Drop Dead Diva e a que está finalizando, The Good Wife. Geralmente, as séries são procedurais, ou seja, com um caso a cada episódio, mas sempre com uma história fixa por trás, carregada com muito drama e suspense. Na seara jurídica, há também os personagens que são magistrados, promotores e defensores que dão ação e emoção às séries. Mas não pense que esta profissão começou apenas agora ser exploradas nas séries não. Os casos jurídicos começaram nos tribunais da franquia de Law & Order, de Dick Wolf, na década de 90 e não pararam mais. As séries mais marcantes e que abordaram bem o tema jurídico foram Damages, Boston Legal, Ally McBeal, Justice, entre outras. Um assunto tão presente na nossa sociedade que pode vir quantas séries sobre Direito que for que vai estar pouco. Em breve teremos mais uma, Chicago Justice – novo spin off de Chicago Fire.(Por Paula Reis)

 

greys
Imagem: ABC/Divulgação

1) Medicina

Ser médico ficou mais interessante se tomarmos como base suas representações na TV. Quando vemos esta profissão representada na telinha até esquecemos do grau de responsabilidade que se deve ter em cuidar de uma vida. Pioneira na TV desde os tempos de General Hospital na década de 1960, o gênero se popularizou ainda mais com a sitcom E/R nos anos 1980, mas se consagrou de verdade nos anos 1990 com séries como ER – Plantão Médico e Chicago Hope. O dia a dia e a ação de um plantonista foram mostrados com realidade por estes dramas, abrindo um filão para séries do gênero, como Grey’s Anatomy, Scrubs, Saving Hope e House, dentre tantas outras. Tais séries, além de mostrar a fundo a história dos pacientes, percebeu que era necessário mostrar ao público que os médicos também sofrem, tem medo e, acima de tudo, erram. Hoje, é muito fácil vermos a cada nova fall season uma estreia médica – como as destes anos, Chicago Med, Code Black, Heartbreaker… que só provam que esta é uma profissão bem explorada na televisão. (Por Anderson Narciso)

 

E aí, curtiu? Qual profissão você mais se identificou? Deixe nos comentários.