Uhtred morre em The Last Kingdom? Mudança no final explicada
Série acabou mudando final do livro que inspirou The Last Kingdom. Então, Uhtred morre no final de Seven Kings Must Die?
O final ambíguo de The Last Kingdom: Seven Kings Must Die pode ter deixado alguns fãs se perguntando o que aconteceu com Uhtred de Bebbanburg nos livros. A temporada final de The Last Kingdom foi complementada por uma despedida cinematográfica em Seven Kings Must Die, mas ainda há a possibilidade de um spin-off em algum momento no futuro. Enquanto Seven Kings Must Die foi certamente o fim da história para Uhtred de Bebbanburg, há outras histórias para contar no mundo da série.
Uhtred serviu como personagem principal em The Last Kingdom e na série de romances em que teve base, The Saxon Stories. Embora a série seguisse os livros de perto no começo, as duas continuidades se distanciaram à medida que progrediam. Cada temporada de The Last Kingdom adaptou dois livros de The Saxon Stories, com Seven Kings Must Die para cobrindo os três romances finais. Isso levou Seven Kings Must Die a se atrapalhar um pouco e, por fim, causou grandes mudanças na história. Essas mudanças resultaram em um final diferente para Uhtred na série.
Uhtred ainda está vivo no final dos livros de The Last Kingdom
Uhtred ainda estava vivo e governando em Bebbanburg no final de The Saxon Stories. Além disso, Uhtred também estava muito mais velho no final dos livros do que em Seven Kings Must Die, mas mesmo assim sobreviveu à Batalha de Brunanburh. Depois de ajudar Aethelstan a derrotar Anlaf e os outros reis, Uhtred voltou para sua casa em Bebbanburg com seu filho, também chamado Uhtred. Lá ele envelheceu e viveu pacificamente, tornando-se conhecido como o Senhor do Norte. Uhtred certamente estava pensando em sua morte no final dos romances, mas considerando que os livros foram narrados por Uhtred, nunca foi provável que ele morresse.
Leia também: The Last Kingdom, 6ª temporada: por que foi cancelada?
Os livros foram escritos da perspectiva de Uhtred como um velho registrando a história de sua vida. Com isso em mente, Uhtred nunca iria morrer, mas não estava claro se ele teria um final feliz ou não. Uhtred realmente obteve um final altamente satisfatório em The Saxon Stories, governando da fortaleza que sempre desejou com um filho chamado Uhtred para seguir seus passos. Enquanto Uhtred parecia acabar com tudo o que queria nos livros, as coisas ficaram um pouco mais incertas no final de Seven Kings Must Die.
Uhtred está morto no final de The Last Kingdom?
O destino de Uhtred em Seven Kings Must Die foi um tanto incerto. No entanto, a probabilidade esmagadora era de que ele morreu devido aos ferimentos sofridos na Batalha de Brunanburh. The Last Kingdom: Seven Kings Must Die concluiu com uma narração do querido amigo de Uhtred, Finan. Declarou-se, então, que o destino de Uhtred não foi registrado pelas histórias. No entanto, seus ferimentos graves e visões de Valhalla sugeriam que sua morte era iminente.
Embora nunca seja declarado explicitamente que Uhtred morreu, o resultado provável foi que Uhtred sucumbiu aos ferimentos. A cena final com Uhtred oscilando à beira do Valhalla faria pouco sentido se ele fosse viver. Se deveria ser uma escolha entre entrar em Valhalla ou voltar à vida, parecia que seria uma decisão fácil para Uhtred. Ele tinha tudo o que sempre quis, então haveria poucos motivos para escolher uma morte prematura. Mesmo assim, a natureza ambígua daquela cena final estava sujeita a interpretação.
Por que a mudança no final do livro de Uhtred faz sentido
As mudanças no final do livro de Uhtred em Seven Kings Must Die faziam sentido porque simplesmente não havia tempo suficiente para contar a mesma história dos livros. Um filme não poderia adaptar todos os eventos de três romances, então teria sido difícil chegar à mesma conclusão. Seven Kings Must Die teve que contar uma versão fortemente adaptada das últimas três histórias saxônicas, incluindo o final. Uhtred conseguiu Bebbanburg na continuidade de The Last Kingdom, e ele ainda tinha um filho para quem passar, mas fazia sentido adaptar o resto de seu final para caber no prazo limitado de um filme.
Também é importante considerar a diferença nas mídias entre The Last Kingdom: Seven Kings Must Die e The Saxon Stories. Em uma adaptação para a tela, é muito mais clímax que Uhtred faça o sacrifício final para alcançar o que seu personagem foi inventado para fazer: ajudar a unificar a Inglaterra.
Nos livros, no entanto, seria decepcionante ter as cortinas fechadas para Uhtred morrendo na cama. A conclusão pós-clímax de um livro é tipicamente mais longa e completa do que a de um filme, então pareceria que o leitor estava sendo roubado do final da história se o narrador tivesse acabado de acordar e morrido logo após a batalha.