Upfront: tudo o que rolou nos eventos dos canais a cabo e plataformas digitais
Quais as novidades que teremos para a próxima temporada nas televisões a cabo e plataformas de streaming? A gente conta pra você o que rolou no Upfront.
No auge dos canais abertos no século passado tínhamos All In The Family, Roseanne e Married with Children fazendo muito sucesso. Nessa época, os Upfronts eram grandes festas. Os executivos dos canais comemoravam números excelentes e digladiavam para descobrir quem teria direito ao slogan – “Canal nº 1 da América”. Contudo, vocês devem saber que os anos se passaram e a indústria mudou (muito). Embora os canais abertos continuem com o posto de joia da coroa para os anunciantes, eles não são os únicos eventos nessa época.
Uma semana antes de Bob Iger ser ovacionado nos Upfronts da Disney, plataformas digitais participaram do ainda pouco conhecido Newfront. Um evento praticamente idêntico aqueles que o canal abertos fazem, mas dedicado a “nova era” da televisão, onde Hulu, YouTube, Twitter e entre outros apresentam suas novidades. Além disso, desde março até a semana passada, grupos e conglomerados de mídia realizam seus próprios Upfronts. Ou simplesmente festinhas informais, para canais a cabo. É verdade que muitos estão sendo engolidos por outros, como é o caso do FX e NatGeo, mas eles ainda existem.
Sabendo disso e da necessidade em organizar tudo o que aconteceu nesse eventos, o Mix de Séries traz um post com os principais anúncios desses eventos alternativos. Quais serão as novidades que teremos para a próxima temporada?
Newfronts
Embora todos os eventos sejam cercados de pompa e pessoas importantes, a apresentação do Twitter é recebida com certo ceticismo de membros da indústria, anunciantes e jornalistas. Afinal de contas, temos aqui uma rede social? Uma empresa de mídia? Distribuição de conteúdo? Ninguém sabe exatamente como definir. Mesmo assim, tivemos grandes anúncios. O principal deles foi a renovação de mais de trinta acordos com grandes companhias. Como por exemplo, a NBCUniversal, Disney/ESPN, Viacom, Vice Media e Will Packer Media.
Além disso, temos parcerias que variam em diversas áreas, como entretenimento, notícias, estilo de vida, música, jogos e esportes, que já incluem acordos milionários com a Major League Baseball e Major League Soccer. De acordo com a Variety, a apresentação dos executivos do Twitter focou em programação ao vivo. “Twitter é o único lugar onde a conversa do dia está relacionada com os grandes eventos ao vivo,” disse Matt Derella, vice presidente global de receita e relacionamentos de conteúdo.
“Esse é o novo superpoder,” completou. Um dos principais anúncios foi de que a ESPN está planejando lançar cinco novos programas para o Twitter. Incluindo SportsCenter Live, que trará os talentos da principal atração do canal. Além disso, também foi anunciado um programa de notícias com a BuzzFeed, chamado de AM to DM by BuzzFeed News. Sem contar com The New Space Race com a Vice News; House of Highlights Live com o Bleacher Report e diversos outros.
Hulu
Antes mesmo da Comcast e Disney anunciarem um acordo histórico que daria controle total da plataforma digital para Bob Iger, a Hulu apresentou suas novidades para o próximo ano. Embora seja visto como um serviço problemático e deficitário desde quando foi lançado, a companhia começa a flertar com uma grande virada. A primeira pista dessa questão foi a quantidade de assinantes que a plataforma possui. São 26.8 milhões de pagantes e 1.3 milhão de assinaturas promocionais. Isso significa que o número de assinantes subiu 16.5% em relação aos 23 milhões do final de 2018.
Outra boa notícia que os executivos da empresa anunciaram foi que o crescimento ultrapassou a margem da Netflix nos Estados Unidos em todo ano de 2018. Foram 08 milhões de novos assinantes. Além disso, de acordo com os últimos dados, o Hulu também apresentou mais crescimento que a Netflix no primeiro trimestre de 2019. Quantos aos anúncios, teremos novas séries da Marvel Television – Ghost Rider e Helstrom, cujas estreias acontecerão em algum momento de 2020.
Além disso, a plataforma digital encomendou Nine Perfect Strangers, que trará Nicole Kidman como protagonista e produtora executiva. Confirmou a produção da minisérie The Dropout, estrelando Kate McKinnon como a criminosa CEO da Theranos, Elizabeth Holmes. Também foi anunciado um grande acordo para desenvolvimento de conteúdo com Chrissy Teigen, sem contar com as novas comédias Pen15 e Ramy.
YouTube
Apesar do enorme sucesso que suas ofertas roteirizadas fizeram recentemente (leia-se Cobra Kai), a plataforma digital apresentou no seu evento um grande investimento em produtos não-roteirizados. Dentre os destaques, temos um novo programa de esportes Dude Perfect; um canal de jogos e comédia, Markiplier; além de uma atração ‘super secreta’ com Justin Bieber.
A plataforma digital anunciou também um documentário especial estrelado por Paris Hilton, cuja previsão de estreia é para 2020 com direção de Alexandra Dean. Outro projeto especial, previsto para o próximo dia 05 de junho, é MALUMA: Lo Que Era, Lo Que Soy, Lo Que Sere, que acompanhará o astro Maluma.
O YouTube também trará o retorno de Kevin Hart: What the Fit and Liza on Demand. Por fim, a companhia confirmou que todo conteúdo original não ficará restrito para assinantes. Para os não assinantes que quiserem assistir tais séries e produções, eles poderão desde que ‘aguentarem’ um anúncio ou outro.
Upfront da TV a Cabo
Lifetime
Realizado em março deste ano, o canal anunciou um grande número de projetos para a próxima temporada. Nada, é importante lembrar, foge da proposta do canal em atingir seu demográfico alvo de mulheres adultas e donas de casa. Embora ainda esteja (muito) longe de superar os grandes números do HGTV e Hallmark Channel, a Lifetime sonha em um dia chegar lá e competir de igual para igual.
Para isso, o canal anunciou os seguintes projetos. Como dois documentários: Smart Justice: The Jayme Closs Case, um especial de noventa minutos com diversas entrevistas feitas por Elizabeth Smart. Assim como From Darkness to Light, que terá produção executiva de Leah Remini e Aly Raisman. Uma das grandes novidades da nova programação será o retorno de Supernanny à TV.
Com vinte novos episódios encomendados, Jo Frost retornará para ajudar famílias em todo Estados Unidos a colocar seus pipulos nas linhas. Por fim, também temos a encomenda de Hopelessly In Love, que trará uma análise do relacionamento de casais famosos; a minissérie Salt-N-Pepa sobre o crescimento da dupla; e o telefilme The Clark Sisters: The First Ladies of Gospel, que terá produção executiva de Queen Latifah, Mary J. Blige e Missy Elliott.
Discovery Channel
Como de costume, a nova programação do Discovery Channel contará com um grande número de produções não roteirizadas centradas em natureza, ciência e aventura. Dentre os novos projetos, destaca-se Serengeti, uma nova série sobre o mundo animal que terá narração de Lupita Nyong’o. Além disso, a emissora também trará a já anunciada Wildlife Warriors, que acompanhará o desafio e a luta de conservacionistas ao redor do do mundo. Essa será uma produção da BBC Studios Natural History.
Também veremos o ex-soldado naval Rob Riggle protagonizando uma nova série que buscará desvendar os maiores mistérios do mundo, batizada de Rob Riggle: Global Investigator. Além disso, o canal também trará River of No Return sobre as condições de vida em locais inóspitos. Numa das ofertas mais ousadas até aqui da emissora será Perfect Planet, que como o nome sugere, vai desbravar o espaço. A série terá produção executiva de Alastair Fothergill.
NBCUniversal
Como de costume, a NBCUniversal levou seu tradicional portifólio de canais para os Upfronts. Além da NBC, o grupo inclui: Syfy, USA Network, MSNBC, NBC News; NBC Sports, Telemundo, Bravo, E!, CNBC, assim como a Universal Kids e a Oxygen Media. Muitas empresas? Você ainda não viu nada. Pois bem, com o grande número de canais sob o mesmo guarda chuva, tivemos muitas novidades vindas da apresentação.
– USA Network: o canal vai ressuscitar The Biggest Loser com uma nova temporada prevista para o primeiro trimestre de 2020. Contudo, ainda não está claro se os treinadores dos anos iniciais do programa retornarão, o que deve ser anunciado em breve.
– Telemundo: a emissora de língua espanhola trará uma oferta de mais de 900 horas de conteúdo latino para os telespectadores. Embora ainda esteja atrás da Univísion, a competição na próxima temporada promete ser acirrada. Dentre outros anúncios, o que mais de destaca é o thriller político Preso No. 1, que trará Alejandra Ambrosi, Mariana Seoane, Alejandro de la Madrid and Angélica Celaya.
– Universal Kids: com o grande sucesso da versão juvenil de Top Chef, o canal vai produzir um novo spin-off da franquia, batizado de Top Chef Junior: Remix. Além disso, também foi anunciado Create the Escape. Vale lembrar que nenhuma das novas produções têm previsão de estreia.
– Streaming: como anunciado anteriormente, a NBCUniversal lançará seu próprio serviço de streaming em breve. A previsão é que a plataforma digital seja anunciada em meados de 2020. “A NBCU não é uma empresa de tecnologia como o Facebook ou o YouTube…pra gente, conteúdo premium é o que mais importa,” disse Laura Molen, presidente de venda comercial ao The Drum.
Disney
A última vez que escrevemos sobre os destaques dos Upfronts da TV a Cabo (há dois anos), destacamos a casa do Mickey não como um grande grupo, mas canais específicos, como Freeform e ESPN. Contudo muita coisa mudou desde então, a principal delas seria a aquisição de grande parte da 21st Century Fox pela Disney. Com isso, a empresa decidiu aposentar a ideia de um Upfront da ABC para apresentar um Upfront da Disney, que inclui NatGeo, FX, ABC, Disney Channel, assim como ESPN e Freeform.
Sem dúvida alguma, o evento da Disney foi o mais elogiado, o mais aplaudido e bem recebido entre anunciantes, jornalistas e especialistas da indústria. Não apenas pela participação do titã Bob Iger. Mas também pela mensagem na qual o canal quis transmitir com a sua apresentação.
– National Geographic: com uma proposta bastante parecida com a Discovery Channel, o canal vai trazer um grande número de produções não roteirizadas. São eles: Animal SOS, Critter Fixers, Homestead Vets; Lonestar Vet, Prairie Dog Manor, assim como Zoo Tampa. Todos, é importante ressaltar, com previsões de estreia para 2020. Retornos incluem: Life Below Zero, Wicked Tuna, Gordon Ramsay: Uncharted, assim como Running Wild with Bear Grylls e Drain the Oceans.
– Freeform: o canal a cabo renovou The Bold Type e Siren para novas temporadas; anunciou três novas séries para o próximo ano: Motherland: Fort Salem; Party of Five e Everything’s Gonna Be Okay. Títulos que já ganharam trailers, mas que ainda não têm previsão de estreia.
WarnerMedia
Assim como a Disney, essa foi a primeira vez que a WarnerMedia apresentou seu Upfront após uma série de mudanças na sua estrutura. Diferentemente da Casa do Mickey, a empresa não existia até o ano passado. Contudo, após a compra da Time Warner pela AT&T. Sendo assim, os novos executivos da WarnerMedia apresentaram aos anunciantes o que podem esperar para o próximo ano.
TBS
Novidades: O canal encomendou uma temporada completa (de 22 episódios) para Chad, uma comédia de câmera única sobre um garoto de 14 anos de origem pérsica. Além desta, o canal também aprovou uma nova série para uma das correspondentes de Full Frontal, Amy Hoggart, que ainda não tem previsão de estreia. Outra novidade é a transferência da aguardada Snowpiercer da TNT para TBS, mudando um pouco a pegada cômica do canal a cabo.
Renovações: dois grandes sucessos ganharão novas temporadas: The Last O.G. retornará para uma terceira temporada, enquanto Miracle Workers voltará para seu segundo ano. Vale lembrar que The Detour já tinha sido renovada para uma quarta temporada no início de março.
TNT
Novidades: o canal anunciou a encomenda de uma nova série documentário chamada de Shaq Life que, como o próprio nome sugere, será focado na vida de Shaquille O’Neal. De acordo com o canal, a produção vai explorar “a vida da lenda do basquete e sua busca incessante em ser um empresário de destaque”. Outro grande destaque foi o anúncio da nova competição de luta, cuja TNT vai desenvolver ao lado do grupo All Elite Wrestling. Por fim, também foi anunciado Chasing The Cure. Uma nova série apresentada pela sempre inteligente e elegante Ann Curry. Trailer aqui.
CNN
Os grandes nomes da emissora estavam presentes: Wolf Blitzer, Chris Cuomo, Anderson Cooper, Erin Burnett, Don Lemon e Jake Tapper. Embora a apresentação não tenha apresentado grandes novidades para a próxima temporada, discutiu-se muito a importância na verdade. Num momento onde a emissora segue sob constante ataque do presidente do país. Com isso, foi anunciado um novo slogan: “A verdade nunca esteve tão ocupada”. De fato.