Vingança e Castigo: a história real do filme da Netflix
Filme sucesso na Netflix, Vingança & Castigo tem trama inspirado em personageis reais: descubra o que é verdade no longa.
Os últimos dez anos introduziram muitos novos clássicos que estão ao lado dos grandes nomes de todos os tempos, como A Balada de Buster Scruggs, Django Livre, O Regresso e Hostiles. O mais recente western de grande orçamento da Netflix, Vingança e Castigo, estreou na quarta-feira (03), e o emocionante thriller de ação já está se estabelecendo como um futuro favorito de gerações.
Dirigido e co-escrito pelo artista britânico de hip hop Jeymes Samuel, Vingança e Castigo tem muitas marcas dos faroestes clássicos dos anos 40 e 50. No entanto, o longa conta a trama a partir de uma perspectiva que não destacavam naquela época, com um elenco quase inteiramente negro. Enquanto Samuel incorpora elementos modernos, incluindo cortes transversais estilizados e opções de trilha sonora não tradicionais, os tiroteios, assaltos a trens e paisagens arrebatadoras são totalmente antiquados.
A história de Vingança e Castigo
Vingança e Castigo segue o herói fora da lei Nat Love (Jonathan Majors), que luta por generosidades honrosas no oeste com seus parceiros Bill Pickett (Edi Gathegi) e Jim Beckwourth (RJ Cyler). Enquanto sua gangue rouba um grupo de rivais, Love viaja para um salão misterioso para encontrar sua ex-parceira romântica Mary Fields (Zazie Beets). Enquanto relaxa, o marechal Bass Reeves (Delroy Lindo) o aborda, que o faz refém por seus crimes. No entanto, a história revela que Reeves está realmente procurando por uma aliança; uma figura ainda mais perigosa do que o amor está à solta.
Leia também: Eis a história real de Maid, na Netflix
Rufus Buck (Idris Elba) é o assassino mais temível do oeste. Ele estava preso em um trem, mas escapa graças a um assalto violento liderado por seus aliados Trudy Smith (Regina King) e Cherokee Bill (Lakeith Stanfield). A gangue Buck pretende levar sua cidade natal, Redwood, cativa e liderar uma sociedade independente. Quaisquer intenções nobres são destruídas muito cedo, enquanto Buck aterroriza os residentes locais para que o paguem e silencia qualquer um que discorde com uma bala. Love, Reeves, Mary, Bill, Jim e o cúmplice de Mary Cuffee (Danielle Deadwyler) unem-se para levar os assassinos à justiça.
Mas a história tem pontos reais?
Vingança e Castigo abre com um cartão de título intrigante que diz “Embora os eventos desta história sejam fictícios… Estas. Pessoas. Existiram.”
Os personagens se baseiam em figuras históricas reais e, embora nem todos tenham interagido uns com os outros na vida real, Samuel se inspirou em documentos históricos reais.
Leia também: Eu Nunca, sucesso da Netflix, se inspira em trama real
O heroísmo de Nat Love se inspirou por um verdadeiro cowboy do Tennessee, que narrou suas aventuras em sua autobiografia Life and Adventures of Nat Love, mais conhecido no país como ‘Deadwood Dick’, por ele mesmo. Da mesma forma, o desempenho de Elba como Rufus Buck foi modelado através do verdadeiro líder de gangue Buck, que foi enforcado em 1896 por crimes de ass*ssinato e est*pro.
No entanto, nem todos os personagens de Vingança e Castigo são retratados com a mesma precisão histórica. A verdadeira Mary Fields, conhecida como “Stagecoach Mary”, não era uma fora-da-lei. Mas ela desempenhou um papel importante na história e foi a primeira mulher afro-americana contratada pelo Serviço Postal dos EUA. Trudy Smith não era uma associada conhecida da gangue Buck, mas a verdadeira Smith era uma temida assassina por seus próprios méritos. No entanto, ela ganhou o apelido de “Trudy Traidora”.
Figuras conhecidas na história
Além disso, algumas das figuras de Vingança e Castigo são conhecidas na história. Cherokee Bill era um conhecido fora da lei e único entre os ícones históricos por sua herança mestiça africana e Cherokee. Bass Reeves foi o primeiro marechal negro a servir nos territórios ocidentais e fez mais de 3.000 prisões em meio a sua longa carreira. Cuffee foi modelado após Cathay Williams, que se disfarçou de homem, como retrata Vingança e Castigo. Mas o verdadeiro Williams se alistou secretamente no Exército dos EUA sob o pseudônimo de “Will Cathay”. Ela foi a primeira mulher negra a servir, mas não era conhecida por suas interações com pistoleiros.
Alternativamente, os verdadeiros Bill Pickett e Jim Beckwourth não eram pistoleiros. Conforme narrado em sua autobiografia de 1856, The Life and Adventures of James P. Beckwourth, Beckwourth escapou da escravidão na Virgínia e vendeu peles como um homem das montanhas. Pickett era um cowboy de rodeio de sucesso e artista de palco; ele até foi incluído no ProRodeo Hall of Fame em 1989.
Então, Vingança e Castigo é baseado em uma história verdadeira? Não exatamente. Mas também não é totalmente fictício.
Conte nos comentários do Mix de Séries se você curtiu o longa.