WandaVision explicada: spoilers, final e referências; Visão morreu?

Explicamos a série WandaVision, do Disney Plus: ela se passa depois de Vingadores? O que está acontecendo na história? Revelamos!

WandaVision explicado spoilers

Explicamos a série da Marvel Studios

WandaVision é a nova série da Marvel Studios – a primeira, para o Disney Plus, e está dando o que falar. A série, estrelada por Elisabeth Olsen e Paul Bettany, que reprisam seus papeis dos filmes dos Vingadores. No entanto, algo está diferente. Muitos fãs não estão entendendo o que está acontecendo, o porquê da série estar em preto e branco nos primeiros episódios, assim como as referências. Logo, explicamos tudo para vocês!

Visão não morreu?

Sim – e duas vezes. Sem outra escolha, Wanda (Elizabeth Olsen) usou seus poderes para matar Visão (Paul Bettany) durante Vingadores: Guerra Infinita para também destruir a Pedra Mental embutida na testa de Visão antes que Thanos pudesse colocar suas mãos roxas nela. Então Thanos chegou e rebobinou os eventos usando uma Pedra do Infinito diferente, a Pedra do Tempo. Com Visão mais uma vez vivo, Thanos arrancou a Pedra da Mente dele, e ele caiu no chão, sem vida.

E ele não ressuscitou no Endgame com todos os outros?

Não. As mortes que aconteceram antes de Thanos matar metade da população do universo não foram desfeitas.

PUBLICIDADE

Quais são os poderes de Wanda novamente? Ela poderia estar fazendo toda essa alucinação mostrada na série acontecer?

Seus poderes são enigmáticos, desde quando ela apareceu em Vingadores Era de Ultron. De acordo com aquele filme, os poderes que Wanda obteve de experimentos usando a Pedra do Espaço incluem “interface neuroelétrica, telecinesia, manipulação mental…“, mas realmente não sabemos a gama completa do que ela pode fazer. A manipulação da realidade certamente não parece impossível!

As Pedras do Infinito poderiam ter algo a ver com o que está acontecendo?

Esperamos que não. Mas, de repente, a Visão está de volta, e também a Pedra da Mente que faz parte dele.

Por que a série está em preto branco? E eles estão homenageando quais séries?

Sem dúvidas, WandaVision faz referência a I Love Lucy. A esgotada dona de casa de Elizabeth Olsen no primeiro episódio deve muito a Lucille Ball.

Mas o maior ponto de referência para este início parece ser The Dick Van Dyke Show, o primeiro grande sitcom que se passava em um local de trabalho. A cena em que Visão conduz seu chefe pela porta de sua casa para a sala de estar parece uma homenagem direta aos créditos de abertura do The Dick Van Dyke Show, bem como quando Wanda, exausta, tenta preparar o jantar para seus inesperados convidados. Aliás, o chefe de Fred Melamed, por sua vez, se parece com o atormentado Mel Cooley de Richard Deacon, mas age mais como o chefe imperioso e pouco visto de Carl Reiner. E a natureza kafkiana do trabalho de Visão na “Computational Services”, onde ninguém consegue explicar exatamente o que eles calculam, vem diretamente do clássico do filme de Billy Wilder, O Apartamento.

Imagem: Divulgação

Quem é que os está assistindo, ao final do primeiro episódio?

A única pista é o símbolo ao lado do monitor – parece um logotipo de S.W.O.R.D., que é uma organização governamental secreta nos quadrinhos da Marvel que, como a S.H.I.E.L.D.. No entanto, é  focada em ameaças do espaço sideral.

Um bom palpite pode ser que a missão deste grupo foi redefinida para o MCU, mas não temos muito o que continuar ainda. Dito isso, você deve ter notado que o mesmo logotipo está no helicóptero que Wanda encontra no Episódio 2, bem como na roupa do apicultor que aparece no final desse mesmo episódio.

Existe algum significado na forma como cada episódio termina com um lenço em forma de hexágono?

Isso pode estar relacionado ao formato de favo de mel do sistema “Universal Neural Teleportation Network” de viagens espaciais dos filmes Guardiões da Galáxia – especialmente porque há algumas evidências de que, com Os Eternos previsto para sair ainda este ano, os filmes da Marvel são dirigido para o espaço. O favo de mel também pode estar relacionado ao apicultor do final do Episódio 2.

Quais são as teorias populares sobre o que poderia estar acontecendo?

A teoria atual parece ser que Wanda e Visão estão presos em algum tipo de campo de distorção da realidade – embora não esteja claro quem fez a armadilha, se um ou os dois têm algo a ver com isso, e se alguém mais em sua cidade, particularmente Agnes, está envolvida. Mas se os poderes de Wanda podem fazer qualquer coisa, por que não isso?

Uma teoria relacionada diz que Wanda e Visão estão em algum tipo de Terra alternativa. O conceito de multiverso está definido para aparecer em dois próximos filmes MCU, incluindo o terceiro filme autônomo do Homem-Aranha do MCU e Doutor Estranho, com os diretores desses três projetos até mesmo trocando notas para permanecer na mesma página.

Wanda também está na sequência de Doctor Strange. De qualquer forma, pode ser útil para você lembrar os números 616 e 199999 (os números do universo designado – isso é uma coisa – para o universo central da Marvel Comics e o MCU, respectivamente).

Fique ligado que os próximos episódios de WandaVision deverão esclarecer mais estes detalhes.

E você, o que achou de WandaVision? Deixe nos comentários e, igualmente, continue acompanhando as novidades aqui no Mix de Séries.

  • Além disso, siga nossas Redes Sociais (InstagramTwitter, Facebook).
  • Baixe também nosso App Mix de Séries para Android no Google Play (Download aqui) e fique por dentro de todas as matérias do nosso site.
Sobre o autor

Anderson Narciso

Editor-chefe

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal que está no ar desde 2014. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais Tele Séries e Box de Séries, antes de criar o Mix. Formado em História pela UFJF e Mestre em História da Saúde pela Fiocruz/RJ, Anderson Narciso se aventurou no mundo da criação de conteúdo para Internet há 15 anos, onde passou a estudar sobre Google, SEO e outras técnicas de produção para web. É também certificado em Gestão Completa de Redes Sociais pela E-Dialog Comunicação Digital, além de estudar a prática de Growth Hack desde 2018, em que é certificado. Com o crescimento do site, e sua parceria com o portal UOL, passou a atuar na cobertura jornalística, realizando entrevistas nacionais e internacionais, cobertura de eventos para as redes sociais do Mix de Séries, entre outros. Atua como repórter no Rio de Janeiro e São Paulo, e pelo Mix já cobriu eventos como CCXP, Rock in Rio, além de ser convidados para coberturas e entrevistas presenciais nos Estúdios Globo, Netflix, Prime Vídeo, entre outros. No Mix de Séries, com experiência de dez anos, se especializou no nicho de séries e filmes. Hoje, como editor chefe, é o responsável por eleger as pautas diárias do portal, escolhendo os temas mais relevantes que ganham destaque tanto nas notícias quanto nas matérias especiais e críticas. Também atua como mediador entre a equipe, que está espalhada por todo o Brasil. Atuante no portal Mix de Séries diariamente, também atende trabalhos solicitados envolvendo crescimento de redes sociais, produção de textos para internet e web writing voltado para todos os nichos.