Wandinha: Netflix quase não fez a série e motivo é curioso

Wandinha se tornou um sucesso na Netflix, mas o streaming quase não produziu a série. E o motivo é bem curioso.

Wandinha série Netflix
Imagem: Divulgação.

A Família Addams pode demonstrar afinidade com coisas mortas, mas os criadores de Wandinha quase sofreram a péssima situação de assistir o programa que eles produziam morrer na videira no purgatório antes mesmo dela estrear.

Embora a série possa ter se tornado um grande sucesso para a Netflix em 2022, eventualmente se tornando sua segunda série em inglês mais assistida de todos os tempos, a plataforma de streaming quase perdeu a oportunidade de fazer a série, depois que uma confusão sobre licenciamento resultou em duas partes diferentes discutindo sobre os direitos da marca.

Disputa de licenciamento quase impediu Wandinha na Netflix

Wandinha série Netflix
Imagem: Divulgação.

Os criadores da série Wandinha, Alfred Gough e Miles Millar, explicaram no podcast “Inside of You With Michael Rosenbaum” que a MGM – que detém os direitos dos personagens da Família Addams – e a Netflix inicialmente não conseguiram chegar a um acordo de produção adequado. Foi então que o streaming desistiu da produção.

PUBLICIDADE

Leia também: Wandinha: teoria genial da 2ª temporada diz que vilão está vivo

No entanto, o produtor da MGM, Steve Stark, interveio para financiar a sala dos roteiristas do programa por 10 semanas, permitindo-lhes esboçar um rascunho de como seria a primeira temporada. O gesto foi surpreendente para Gough.

“Achamos que era uma loucura e pensamos: ‘Que streamer vai comprar um programa que não teve participação no desenvolvimento?’. Mas pensamos: ‘Se isso o mantiver vivo, nós o faremos,” ele admitiu. 

Isso permitiu a Gough e Millar espaço suficiente para usar suas forças para outra rodada de produção, e espaço suficiente para administrar uma sala de redatores virtual através do Zoom para que a série fosse concluída. Foi assim que eles escreveram a primeira temporada, sem saber onde ela seria exibida.

Foi preciso muito trabalho para tirar Wandinha do papel

Wandinha (5)
Imagem: Divulgação.

Com a escrita inicial de Wandinha concluída via Zoom, eles tentaram pensar em um diretor de grande nome para abordar a produção e chegaram a Tim Burton. O único problema? Burton nunca havia feito uma série de televisão antes. Mas o diretor leu e adorou os roteiros e concordou em se juntar ao projeto.

Com Burton colocando seus músculos no programa, foi então que a Netflix mais uma vez topou produzir a série. Isso levou ao sinal verde em 2021, e a produção começou rapidamente. Infelizmente para Alfred Gough e Miles Millar, o processo real de filmagem de Wandinha também não foi tranquilo.

Ao montar o projeto no auge da pandemia, tiveram de filmar o espetáculo na Roménia devido a restrições orçamentais. Grande parte da série se concentrou em Jenna Ortega como Wandinha Addams, e quando a atriz testou positivo no meio da produção, eles tiveram que descobrir soluções alternativas para as gravações. Sua famosa sequência de dança foi conduzida enquanto ela estava doente e aguardava os resultados de um teste no set.

Mas no fim tudo deu certo. E agora, com Wandinha sendo um sucesso, a segunda temporada aliviará um pouco o fardo de Ortega. Isso porque ela usará alguns dos muitos personagens coadjuvantes que a série introduziu. “O objetivo é ampliar o mundo”, explicou. “E a próxima temporada do programa verá como eles conseguem atingir esses objetivos.“.

Sobre o autor

Anderson Narciso

Editor-chefe

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal que está no ar desde 2014. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais Tele Séries e Box de Séries, antes de criar o Mix. Formado em História pela UFJF e Mestre em História da Saúde pela Fiocruz/RJ, Anderson Narciso se aventurou no mundo da criação de conteúdo para Internet há 15 anos, onde passou a estudar sobre Google, SEO e outras técnicas de produção para web. É também certificado em Gestão Completa de Redes Sociais pela E-Dialog Comunicação Digital, além de estudar a prática de Growth Hack desde 2018, em que é certificado. Com o crescimento do site, e sua parceria com o portal UOL, passou a atuar na cobertura jornalística, realizando entrevistas nacionais e internacionais, cobertura de eventos para as redes sociais do Mix de Séries, entre outros. Atua como repórter no Rio de Janeiro e São Paulo, e pelo Mix já cobriu eventos como CCXP, Rock in Rio, além de ser convidados para coberturas e entrevistas presenciais nos Estúdios Globo, Netflix, Prime Vídeo, entre outros. No Mix de Séries, com experiência de dez anos, se especializou no nicho de séries e filmes. Hoje, como editor chefe, é o responsável por eleger as pautas diárias do portal, escolhendo os temas mais relevantes que ganham destaque tanto nas notícias quanto nas matérias especiais e críticas. Também atua como mediador entre a equipe, que está espalhada por todo o Brasil. Atuante no portal Mix de Séries diariamente, também atende trabalhos solicitados envolvendo crescimento de redes sociais, produção de textos para internet e web writing voltado para todos os nichos.