Xógum: A Gloriosa Saga do Japão: referência escondida

"Xógum: A Gloriosa Saga do Japão" escondeu referência de Star Wars que muitos fãs não perceberam nos episódios.

Xógum A Gloriosa Saga do Japão referência
Imagem: Divulgação.

A série “Xógum: A Gloriosa Saga do Japão“, baseada na obra épica de James Clavell, chegou trazendo não apenas um mergulho profundo na história do Japão feudal, mas também uma surpreendente referência a Star Wars que passou despercebida por muitos.

Justin Marks e Rachel Kondo, showrunner e co-criadora da série, declararam-se fãs de Star Wars e decidiram incorporar um detalhe sutil, mas essencial, que conecta ambas as sagas de maneira quase invisível para o espectador menos atento.

Durante a produção, a equipe de “Xógum” buscou replicar a precisão histórica do período Sengoku com detalhes meticulosos, desde a arquitetura até os rituais do chá. Segundo Justin Marks, cada elemento foi cuidadosamente planejado para garantir autenticidade, até mesmo os que dificilmente seriam notados pelo público. Esse rigor também se estendeu à estética das legendas, onde se encontra a referência a Star Wars.

PUBLICIDADE

Saiba mais sobre Xógum: A Gloriosa Saga do Japão:

Xógum A Gloriosa Saga do Japão referência
Imagem: Divulgação.

As legendas em “Xógum” apresentam uma fonte ligeiramente diferente. Ela tem inspiração na usada por George Lucas para os idiomas alienígenas em “Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança”. A ideia era que a legenda não só fosse facilmente legível, mas que também envolvesse o espectador de forma mais imersiva, como explicou Marks em entrevista ao Polygon. A escolha da fonte não foi apenas uma questão de estilo, mas uma tentativa de adicionar uma camada extra de engajamento visual à série.

Além dessa sutil homenagem, “Xógum” e Star Wars compartilham um laço histórico mais direto. Toshiro Mifune, que estrelou como Lord Toranaga na adaptação original da NBC de 1980, foi a primeira escolha de Lucas para interpretar Obi-Wan Kenobi. Dessa forma, mostrando como esses mundos cinematográficos estão interligados. Com tais easter eggs, “Xógum: A Gloriosa Saga do Japão” captura a essência de uma era. E ainda, também celebra a influência duradoura de Star Wars no universo da ficção.

Sobre o autor

Anderson Narciso

Editor-chefe

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal que está no ar desde 2014. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais Tele Séries e Box de Séries, antes de criar o Mix. Formado em História pela UFJF e Mestre em História da Saúde pela Fiocruz/RJ, Anderson Narciso se aventurou no mundo da criação de conteúdo para Internet há 15 anos, onde passou a estudar sobre Google, SEO e outras técnicas de produção para web. É também certificado em Gestão Completa de Redes Sociais pela E-Dialog Comunicação Digital, além de estudar a prática de Growth Hack desde 2018, em que é certificado. Com o crescimento do site, e sua parceria com o portal UOL, passou a atuar na cobertura jornalística, realizando entrevistas nacionais e internacionais, cobertura de eventos para as redes sociais do Mix de Séries, entre outros. Atua como repórter no Rio de Janeiro e São Paulo, e pelo Mix já cobriu eventos como CCXP, Rock in Rio, além de ser convidados para coberturas e entrevistas presenciais nos Estúdios Globo, Netflix, Prime Vídeo, entre outros. No Mix de Séries, com experiência de dez anos, se especializou no nicho de séries e filmes. Hoje, como editor chefe, é o responsável por eleger as pautas diárias do portal, escolhendo os temas mais relevantes que ganham destaque tanto nas notícias quanto nas matérias especiais e críticas. Também atua como mediador entre a equipe, que está espalhada por todo o Brasil. Atuante no portal Mix de Séries diariamente, também atende trabalhos solicitados envolvendo crescimento de redes sociais, produção de textos para internet e web writing voltado para todos os nichos.