Yellowstone: grande mudança com Kevin Costner é explicada

Yellowstone é envolta em polêmicas, mas também tem decisões artísticas notáveis. Uma delas envolve a voz de seu protagonista.

Yellowstone

Enquanto Kevin Costner planeja sair de Yellowstone, o ator deixou sua marca como o personagem John Dutton, em grande parte por causa de sua mudança de voz para o papel. Yellowstone está programada para terminar após a 5ª temporada e será seguida por um spin-off liderado por Matthew McConaughey. A série de faroeste estreou na Paramount Network em 2018. Yellowstone segue a família Dutton enquanto eles trabalham para manter o controle do rancho da família em Montana.

Costner ganhou sucesso mainstream ao estrelar como protagonista em vários filmes ao longo dos anos 1980 e 1990, incluindo Bull Durham, Campo dos Sonhos, O Guarda-Costas e Dança com Lobos. Ele também é conhecido por suas aparições em filmes modernos como Estrelas Além do Tempo e O Homem de Aço. Comparado ao seu currículo no cinema, Costner apareceu apenas em alguns programas de TV, e Yellowstone é sua única série de longa duração. Embora Costner tenha interpretado muitos personagens icônicos, os fãs podem notar uma diferença em John Dutton em comparação com os papéis anteriores do ator.

A voz de Kevin Costner soa diferente em Yellowstone do que em outros papéis

Assim que John Dutton é apresentado em Yellowstone, fica claro que o personagem tem uma voz arrastada e rouca. Como Kevin Costner esteve na tela durante a maior parte de sua vida, a maneira como John soa é bem diferente em comparação com outros personagens que o ator interpretou. Em 2019, Costner foi entrevistado no Good Morning America sobre seu trabalho de voz no filme A Arte de Correr na Chuva. Costner admitiu que não gosta de sua própria voz e que tentará trocá-la por um personagem, dizendo: “É por isso que você está tentando inventar vozes o tempo todo porque não gosta da sua.

PUBLICIDADE

Leia também: Yellowstone: finalmente, últimos episódios têm boa notícia

Os espectadores podem se perguntar se a voz de Costner mudou desde que assumiu seu personagem de Yellowstone, mas o ator está simplesmente alterando sua voz para o personagem. Com base na entrevista do ator ao Good Morning America, fica claro que Costner mudará sua voz dependendo do que ele sente que o papel exige. Em entrevistas, Costner soa mais como ele mesmo do que como John Dutton. A voz do ator não mudou permanentemente por causa de seu tempo em Yellowstone. Em vez disso, Costner está fazendo uma escolha artística para mudar sua voz para as filmagens do show.

O que a voz de John Dutton diz sobre o personagem

Em Yellowstone, John é o patriarca da família Dutton. Ele não é apenas o chefe de sua família, mas também é respeitado em sua comunidade e no estado de Montana. O Yellowstone Dutton Ranch está em sua família há gerações, e John está determinado a não desistir dele, aconteça o que acontecer. Ele até se tornou o governador de Montana na 5ª temporada de Yellowstone para manter o controle do rancho. A voz que Kevin Costner usa para interpretar John Dutton, então, ajuda a apresentar o personagem como um líder e conquista as pessoas. John não apenas se comporta com confiança, mas a voz que Costner usa exemplifica a resistência do personagem.

Leia também: Yellowstone: a verdade sobre a controvérsia com Kevin Costner

Tendo vivido e trabalhado em um rancho durante toda a sua vida, então, John passou por dificuldades e testemunhou traumas que outros não. A voz grave que Costner usa envia a mensagem de que John viu coisas e isso faz com que os personagens não queiram questioná-lo. Sempre que John exibe sensibilidade ocasional ou compartilha um momento de ternura com sua família em Yellowstone, sua voz tipicamente rouca torna-se um pouco emocional, insinuando o que está por baixo da dura casca externa do homem.

Sobre o autor

Matheus Pereira

Coordenação editorial

Matheus Pereira é Jornalista e mora em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Depois de quase seguir carreira na Arquitetura, enveredou para o campo da Comunicação, pelo qual sempre nutriu grande paixão. Escritor assíduo na época dos blogs, Matheus desenvolveu seus textos e conhecimentos em Cinema e TV numa experiência que já soma quase 15 anos. Destes, quase dez são dedicados ao Mix de Séries. No Mix, onde é redator desde 2014, já escreveu inúmeras resenhas, notícias, criou e desenvolveu colunas e aperfeiçoou seus conhecimentos televisivos. Sempre versando pelo senso crítico e pela riqueza da informação, já cobriu eventos, acompanha premiações, as notícias mais quentes e joga luz em nomes e produções que muitas vezes estão fora dos grandes holofotes. Além disso, trabalha há mais de dez anos no campo da comunicação e marketing educacional, sendo assessor de imprensa e publicidade em grandes escolas e instituições de ensino. Assim, se divide entre dois pilares que representam a sua carreira: de um lado, a educação; de outro, as séries de TV e o Cinema.