Yellowstone: grandes teorias do final da 5ª temporada

Yellowstone prepara a sua última leva de episódios. Mas quais as teorias esquentam o caminho para o desfecho da temporada?

Yellowstone

Yellowstone chegará ao fim no final da 5ª temporada. Mas antes de terminar, tem muitas perguntas para responder e histórias para encerrar. Parece provável que, se não fosse pela saída abrupta de Kevin Costner, Yellowstone teria continuado por pelo menos mais uma temporada. Isso considerando quantas histórias ainda estavam aumentando na primeira metade da 5ª temporada.

Mesmo que a história do patriarca de Kevin Costner, John Dutton, não termine tão satisfatoriamente quanto a maioria dos espectadores gostaria, existem muitos outros personagens que merecem ter seus arcos concluídos. Embora a história girasse em torno de John Dutton, muitos dos enredos mais interessantes da série se concentravam em seus filhos e seus amigos, aliados e inimigos. Estas são dez perguntas que a segunda parte da 5ª temporada de Yellowstone precisa responder antes que o show termine.

O conflito de Jamie e Beth terminará em derramamento de sangue?

Por quatro temporadas e meia, os espectadores aprenderam a história por trás da animosidade de longa data entre Beth e Jamie Dutton. Além disso, observaram o ódio aumentar até que finalmente chegou ao auge no final da 5ª temporada.

PUBLICIDADE

Leia também: Yellowstone deve ficar ainda maior com saída de Kevin Costner

Com a tortuosa Sarah Atwood sussurrando em seu ouvido, Jamie estava finalmente explorando um fim permanente para as tramas de sua irmã. Isso depois que ela fez uma ameaça contra a vida de seu filho e Beth parece igualmente pronta para acabar com o conflito de uma vez por todas. A quinta temporada de Yellowstone precisa mostrar uma solução para o conflito, seja por meio de reconciliação ou violência.

Jamie vai voltar para sua família?

Um caminho para a resolução poderia ser Jamie ajudar sua família. Como procurador-geral interino, ele ainda possui poder (e inteligência) suficiente para dobrar a lei à sua vontade em um esforço para salvar o rancho Yellowstone. Jamie precisaria deixar de lado Sarah Atwood para fazer isso, o que poderia colocá-lo em sua mira e complicar ainda mais as coisas. Ele também pode resgatar sua família fora da lei. O que pode ser suficiente para convencer Beth de que suas intenções são puras depois de controlar a “Estação de Trem”. Uma conclusão satisfatória para o conflito interno de Jamie precisa acontecer antes que Yellowstone termine.

John sofrerá impeachment como governador?

Quando a 5ª temporada de Yellowstone terminou, Jamie recomendou à assembléia geral do estado que John fosse cassado como governador por usar sua posição para manipular como sua terra é usada. A manobra de John custou ao estado potencialmente milhões de dólares, e ele fez tudo isso em um esforço para proteger seu rancho. Até agora, durante seu mandato como governador, John mostrou pouco interesse em realmente governar o estado, então há muitos motivos para pensar que o impeachment será aprovado. Se isso acontecer, há um caminho claro para Jamie se tornar governador.

Perry intervirá com o oleoduto de Broken Rock?

Lynelle Perry foi frequentemente uma defensora de John Dutton e seus interesses durante seu tempo como governadora. Mas como senadora, ela tem uma nova série de batalhas a travar em nome do estado de Montana e seus constituintes. Alguns desses constituintes vivem na Reserva Broken Rock e estão atualmente olhando para o cano de um oleoduto que está a caminho de atravessar a Reserva – especificamente seu reservatório. A senadora Perry já se envolveu dando a Thomas Rainwater um alerta sobre o oleoduto. E parece que ela pode precisar levar a batalha para Washington se o oleoduto for interrompido.

Thomas Rainwater será demitido como presidente da reserva de Broken Rock?

Thomas Rainwater pode em breve se encontrar com muito menos poder para lutar contra o oleoduto. No intervalo da 5ª temporada de Yellowstone, Rainwater estava recebendo a ira de Angela Blue Thunder, a consultora de negócios inteligente que ele trouxe para lutar contra o avanço das ações do mercado na reserva. Blue Thunder estava tentando suplantar Rainwater como presidente da Reserva Broken Rock devido à sua incapacidade de proteger ou expandir o território da Reserva. Lutar contra o oleoduto pode unir os dois adversários ou ser a gota d’água para remover Rainwater de sua posição.

Kayce e Monica assumirão o controle do rancho permanentemente?

Apesar de várias tentativas de escapar do rancho de uma vez por todas, a 5ª temporada de Yellowstone viu Kayce e Monica Dutton concordarem em cuidar do rancho enquanto John atuava como governador. E Rip levou o rebanho para o Texas para escapar de um surto de brucelose.

Leia também: Yellowstone: quanto ganham os atores da série?

Kayce recebeu anteriormente uma oferta para ser um investigador especial na Reserva Broken Rock, então há um caminho claro para ele, Monica e Tate deixarem o rancho permanentemente. A segunda metade da 5ª temporada precisará mostrar qual caminho Kayce e Monica acabam tomando.

Rip sobrevive à 5ª temporada, parte 2?

Rip já afirmou que morreria no rancho, e isso pareceu um prenúncio em muitas ocasiões. O principal executor da vontade de John Dutton e líder de seus homens marcados, a lealdade inabalável de Rip pode ser o que o matará. Como um dos personagens mais queridos da série, a morte de Rip teria um peso significativo, e estaria perfeitamente de acordo com o arco de seu personagem morrer protegendo o rancho ou a família Dutton. Embora sua popularidade também o torne um ajuste natural para a sequência da série de Yellowstone, sua morte na 5ª temporada faz muito sentido.

Algum dos fazendeiros terá um final feliz?

Alguns dos melhores momentos em Yellowstone vieram do elenco de apoio, principalmente do grupo de cowboys que trabalham no rancho de Yellowstone. Ao longo da série surgiram vários romances, embora nem sempre terminem bem. O pobre Lloyd já teve seu coração partido uma vez. O final do meio da temporada 5 viu o relacionamento florescente de Teeter e Colby testado pela separação, e Ryan terminou com Abby para perseguir seu sonho de rancho no Texas. É melhor a 5ª temporada permitir que alguns desses cowboys cavalguem alegremente para o pôr do sol.

Yellowstone

John sobrevive à 5ª temporada, parte 2, de Yellowstone?

Com Kevin Costner decididamente não retornando a Yellowstone na segunda metade da 5ª temporada, talvez a maior questão seja como a história de John Dutton termina. Um final violento faz mais sentido dada a natureza do show, mas a morte de John não foi confirmada de forma alguma. Na verdade, entretanto, com uma série sequencial a caminho, pode ser necessário que os escritores encontrem uma maneira de remover John da narrativa principal, mantendo-o vivo para um retorno. Assim, tê-lo realmente cumprindo seus deveres como governador ou talvez buscando tratamento médico para seu câncer faria algum sentido narrativo e permitiria um retorno dramático.

Tate cumprirá a profecia de 1883?

Muitos fãs de Yellowstone, entretanto, acreditam que o final do show foi estragado até certo ponto pelo final de sua prequela, 1883. No final, James Dutton, o colono original do rancho de Yellowstone, faz um acordo com os nativos americanos Crow do Paradise Valley, que permitem que ele estabeleça sua propriedade lá, mas com a ressalva de que seu povo recuperará a terra em sete gerações.

Leia também: 1923: franquia de Yellowstone tem outra perda importante

A sétima geração da família Dutton seria representada pelo filho de Kayce, Tate. Curiosamente, isso abre uma porta para que a profecia do chefe Crow se torne realidade enquanto os Duttons controlam o rancho. Tate é meio nativo americano e sua mãe é residente vitalícia da Reserva Broken Rock. Em teoria, então, se o rancho passasse para Tate, a profecia poderia ser cumprida – a terra teria voltado para as pessoas que originalmente viviam nela. Mesmo que não seja assim, a profecia precisa ser abordada na 5ª temporada de alguma forma.

Sobre o autor

Matheus Pereira

Coordenação editorial

Matheus Pereira é Jornalista e mora em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Depois de quase seguir carreira na Arquitetura, enveredou para o campo da Comunicação, pelo qual sempre nutriu grande paixão. Escritor assíduo na época dos blogs, Matheus desenvolveu seus textos e conhecimentos em Cinema e TV numa experiência que já soma quase 15 anos. Destes, quase dez são dedicados ao Mix de Séries. No Mix, onde é redator desde 2014, já escreveu inúmeras resenhas, notícias, criou e desenvolveu colunas e aperfeiçoou seus conhecimentos televisivos. Sempre versando pelo senso crítico e pela riqueza da informação, já cobriu eventos, acompanha premiações, as notícias mais quentes e joga luz em nomes e produções que muitas vezes estão fora dos grandes holofotes. Além disso, trabalha há mais de dez anos no campo da comunicação e marketing educacional, sendo assessor de imprensa e publicidade em grandes escolas e instituições de ensino. Assim, se divide entre dois pilares que representam a sua carreira: de um lado, a educação; de outro, as séries de TV e o Cinema.