22 melhores séries de época para assistir em 2023
Lista indica as 22 melhores séries de época que valem uma maratona em 2023, nos mais variados serviços de streamings.
Os figurinos! A história! Os enredos suntuosos! Simplificando, há muito o que amar nas séries de época. Com o apertar de um botão, esses dramas históricos atuam como portais instantâneos para outras eras.
A única pergunta, no entanto, é: para onde você quer viajar no tempo primeiro? Cada uma dessas séries explora uma era diferente da história, através das lentes de reis, rainhas e pessoas comuns. Então, siga e confira 22 séries de época para você maratonar e que são imperdíveis.
1 – Bridgerton na Netflix
Com base nos romances históricos de Julia Quinn, portanto, Bridgerton é a primeira série original de Shonda Rhimes para a Netflix. E é uma das atrações mais populares dessa lista. Os criadores de Bridgerton admitiram, enquanto falavam com a imprensa, que a série da Era Regencial não era, de fato, precisa no campo histórico.
Leia também: As 11 melhores séries sobre crimes reais
Ainda assim, no entanto, com seus cenários exuberantes e figurinos intrincados, ela é sem dúvidas um portal para o passado. Na 1ª temporada, então, Daphne (Phoebe Dynevor) faz um acordo com Simon Bassett, o Duque de Hastings (Regé-Jean Page) para fingir estar noivo durante a temporada de namoro. Então eles de fato se apaixonam.
2 – The Spanish Princess no Starzplay
Henrique VII é conhecido como o rei que se casou com seis mulheres e, ao fazê-lo, no entanto, rompeu com a Igreja Católica e alterou o curso da história. Dessa forma, The Spanish Princess é uma das séries de época que vai até essa história e oferece um vislumbre bastante distinto do infame monarca, visto pelos olhos de sua primeira esposa (e amor mais verdadeiro): Catarina de Aragão (Charlotte Hope), que no primeiro momento foi enviada da Espanha para a Inglaterra para se casar com seu irmão.
3 – Sanditon no Globoplay
Se as adaptações de filmes de Jane Austen são a sua ideia de assistir de forma compulsiva, Sanditon, uma série suntuosa baseada no romance final (e incompleto) de Austen, portanto, é para você. Sanditon, dessa forma, se passa em uma florescente cidade balneária, onde as vidas convergem – e nasce um protagonista romântico muito digno de desmaio (olhando para você, Theo James).
Sanditon também é notável por apresentar o único personagem negro no trabalho de Austen: Georgiana Lambe é uma herdeira das Índias Ocidentais interpretada por Crystal Clarke.
4 – Outlander na Netflix
Todas as séries de época são uma forma de viagem no tempo – trazendo você de volta a outra era. Outlander, no entanto, é diferenciada por apresentar literalmente uma viagem no tempo. Dessa forma, na história, Claire Frasier (Caitriona Balfe) toca pedras encantadas na Escócia e é transportada de volta ao século XVIII. Assim, portanto, começa uma aventura – e romance – inesquecível e que vale a pena planejar uma viagem à Escócia. De fato, é uma das séries de época mais comentadas entre os fãs.
5 – A Roda do Tempo no Amazon Prime Video
A Roda do Tempo tem base em uma popular franquia de livros e chegou no Amazon Prime Video tornando-se uma das séries mais assistidas da plataforma. Passando-se em uma era medieval, então, a história acompanha uma poderosa bruxa em uma jornada com alguns jovens, dentre os quais ela acredita que um deles será o “dragão renascido”, que poderá, ou livrar o mundo de todo mal ou trazê-lo de volta à Terra.
6 – Becoming Elizabeth no Lionsgate+
Mais uma série que vai para a era de Henrique VIII. Em Becoming Elizabeth, vemos a morte do pai do monarca, que desencadeou uma perigosa disputa pelo poder quando seu filho de nove anos, Eduardo VI (Oliver Zetterström), é coroado rei. No entanto, ele e suas meias-irmãs se tornam peões para as grandes famílias da Inglaterra e as potências da Europa na disputa pelo controle do país.
7 – Harlots no Star+
O que era preciso para ser uma mulher que não depende de ninguém no campo financeiro no século XVIII? Assista Harlots, uma série que explora as opções disponíveis para as mulheres no passado, para descobrir. Esta série espirituosa, portanto, centra-se em um grupo de madames e profissionais do sexo, que encontram – em seu trabalho, atendendo clientes ricos – uma espécie de liberdade.
8 – The Crown na Netflix
Graças a esta suntuosa série da Netflix, a família real inglesa se tornou acessível. Com previsão de ter seis temporadas, The Crown, portanto, segue o curso da vida da Rainha Elizabeth, desde seus 20 anos até os anos 90.
Leia também: As 5 melhores séries turcas da Netflix
The Crown, então, lança uma nova luz sobre os acontecimentos históricos e dá interioridade aos monarcas. A questão é, no entanto: a própria Rainha Elizabeth assiste uma das melhores séries de época da atualidade?
9 – Belgravia no Globoplay
Procurando por uma das melhores séries de época disponível no Brasil? Belgravia é uma série de seis partes do criador de Downton Abbey e vale a pena sua atenção. A minissérie, dessa forma, começa em um baile da vida real, realizado na véspera de uma batalha crucial, e se desenrola durante a Era Vitoriana da Inglaterra.
10 – Downton Abbey no Amazon Prime Video
Downton Abbey é uma das melhores séries de época de todos os tempos e dispensa apresentações. Abrangendo de 1912 a 1926, a série captura a atividade movimentada e explosiva de Downton Abbey, a casa aristocrática da família Crawley no interior da Inglaterra.
A série, portanto, presta igual atenção ao set “no andar de cima” e “no andar de baixo”, também conhecido como a família Crawley e as pessoas que mantêm sua casa funcionando. O mais novo filme de Downton Abbey encerrou suas histórias, mas sempre há histórias para contar.
11 – As Telefonistas na Netflix
Na Espanha da década de 1920, quatro mulheres estão na vanguarda da força de trabalho: trabalhando para o novo serviço telefônico da Espanha. As Telefonistas, portanto, é um drama emocionante com muitos suspenses. E, da mesma forma, também é uma imagem fascinante das mulheres e da mobilidade econômica ao longo dos tempos.
12 – Anne With An E na Netflix
Depois de ficar órfã, Anne (Amybeth McNulty) é enviada para morar com sua família na Ilha do Príncipe Eduardo, no Canadá. Neste local remoto, mas pitoresco, as pessoas são sustentadas por uma comunidade unida. Com base nos livros Anne of Green Gables, então, este drama que comove sobre a infância fará você sentir todas as sensações.
13 – Isabel no Amazon Prime Video
A primeira temporada da série é baseada na vida de Isabel a Católica, abarcando de 1461 a 1474 e narrando parte de sua infância, seu casamento com Fernando o Católico e seu duro caminho ao trono de Castela.
14 – Peaky Blinders na Netflix
Uma das séries de época mais populares dos últimos tempos, Peaky Blinders acompanha as intrigas e guerras de um grupo de gangsteres na Inglaterra, no começo do século XX. Com muitas reviravoltas políticas, dessa forma, a atração é um prato cheio para quem gosta de maratonar um episódio atrás do outro.
15 – The Alienist na Netflix
O Alienista tem base no bestseller de Caleb Carr, publicado em 1994, e se passa em 1896. Na história, o psicólogo Laszlo Kreizler recebe do comissário de polícia Theodore Roosevelt a missão de capturar um assassino que está aterrorizando Nova York.
16 – Vikings na Netflix
Vikings segue a vida de Ragnar Lothbrok (Travis Fimmel), o maior guerreiro da sua era. Líder de seu bando, com seus irmãos e sua família, ele ascende ao poder e torna-se rei da tribo dos vikings. Além de guerreiro implacável, portanto, Ragnar segue as tradições nórdicas e é devoto dos deuses.
17 – Alias Grace na Netflix
Em 1843, a imigrante irlandesa Grace Marks trabalha como doméstica no Canadá. Seus patrões são assassinados e ela e outro empregado se tornam os suspeitos do crime. Agora, então, Grace foge da polícia e adota o nome Mary Whitney.
18 – The Tudors no Lionsgate+
Do criador de Vikings, The Tudors concentra-se nos primeiros e tumultuosos anos do reinado de Henrique VIII, que foi rei da Inglaterra durante quase 40 anos e, dessa forma, mostra seus relacionamentos com mulheres famosas, bem como figuras importantes da época.
19 – A Idade Dourada no HBO Max
The Gilded Age retrata um período de imensa mudança econômica, de grande conflito entre os velhos métodos e os novos sistemas, e de enormes fortunas feitas e perdidas. Contra o pano de fundo dessa transformação, a série começa em 1882 com a jovem Marian Brook (Jacobson) se mudando da Pensilvânia rural para a cidade de Nova York, após a morte de seu pai, para viver com suas tias ricas, Agnes van Rhijn (Baranski) e Ada Brook (Nixon).
20 – Corpos na Netflix
Corpos não é exatamente uma série exclusiva de época, mas divide sua linha do tempo entre passado, presente e futuro. Com duas de suas histórias se dividindo entre o século XIX e XX, o drama inglês investiga quatro assassinatos que aconteceram em épocas diferente mas com o mesmo corpo. Então, a ideia é tentar conectar os casos e explicar como um mesmo corpo surgiu em quatro épocas diferentes.
21 – Os Bucaneiros no Apple TV+
Surfando na vibe de Bridgerton, a série Os Bucaneiros também tem base em uma franquia de livros, que mostra um grupo de amigas americanas, no final do século XIX se aventurando na Londres regencial enquanto tentam arrumar casamentos. Mas essa vida acaba sendo destacada pela luta dessas mulheres que querem ir além do papel de esposa e encontrar seus respectivos papéis na sociedade.
22 – Rainha Charlotte na Netflix
A minissérie spin-off gira em torno da Rainha Charlotte em dois enredos. O primeiro, no presente da série Bridgerton em 1817, começa com a morte da única herdeira real, e o dilema da Rainha (interpretada por Golda Rosheuvel) de conseguir casar seus filhos, a fim de produzir um novo herdeiro legítimo, e dar continuidade a linhagem da família. O segundo enredo, no passado, começa em 1761 com Charlotte (interpretada por India Amarteifio) casando-se com o Rei George (interpretado por Corey Mylchreest), e tornando-se rainha. A história explora seu casamento e a doença mental do marido.