2×08 de Law & Order Organized Crime subiu o nível com máfia albanesa

Oitavo episódio da temporada é um acerto em todos os sentidos. Organized Crime mostra sua relevância e o porquê emplacou na televisão.

Ashes to Ashes, Law & Order - Organized Crime
Imagem: Will Hart / NBC

Eu gosto de pensar que não sou uma pessoa que se impressiona fácil. Mas quer saber? Eu chorei quando a Becky Bloom vendeu a echarpe verde. Mesmo sabendo que “Os Delírios do Consumo de Becky Bloom” é ridiculamente inferior ao livro que o originou. Então, a expectativa não condiz muito com a realidade. Mesmo assim, eu estava certo que não gostaria da proposta de Law & Order Organized Crime neste segundo ano após uma temporada inaugural desmotivante. Mas a realidade se impôs e tenho que conceder: Dick Wolf acertou de novo.

Em “Ashes to Ashes“, tudo chega a uma conclusão. Contudo, não da maneira que estamos acostumados. Uma explosão, aquela do gancho do episódio anterior, põe em risco toda a operação e ameaça até mesmo o Departamento de Polícia de Nova York. Além disso, Nova (Nona Parker-Johnson) faz uma descoberta que pode derrubar alguns nomes importantes da cúpula da segurança da cidade. Por fim, Stabler (Christopher Meloni) reflete sobre suas escolhas e sua jornada até aqui.

Ashes to Ashes, Law & Order - Organized Crime
Imagem: Will Hart / NBC

Qual problema com a zona de conforto de Law & Order Organized Crime?

Comentei noutra oportunidade que não há problema nenhum em jogar na zona de conforto. Ninguém aqui é ingênuo de esperar algo visionário para ganhar um Emmy. Se essa é a sua vontade, querido, já começou Succession! E aquela maratona de Your Honor? Law & Order Organized Crime encontrou seu ponto forte e seguirá surpreendendo no gênero. Veja a franquia Chicago ou até mesmo Blue Bloods? Produções incríveis, que o público adora e a Academia torce o nariz.

PUBLICIDADE

Leia também: 2×07 de Law & Order Organized Crime inicia grande conclusão

É normal que Hollywood funcione desta forma, afinal todos querem ficar famosos e ganhar prêmios. Razão pela qual eu defendo a zona de conforto desde que feito com qualidade. Uma das razões pela qual eu gostei, e muito, desse episódio. A gente imagina o que vai acontecer. Contudo, a narrativa é feita com tanto respeito aos personagens, esmero na parte técnica e coerência na frente narrativa que o resultado final é entretenimento puro.

Ashes to Ashes, Law & Order - Organized Crime
Imagem: NBC / Divulgação

Stabler em Foco

A conclusão deste arco de Law & Order Organized Crime sugere, pelo menos no pouco que vimos nos momentos derradeiros do episódio, que os problemas de Stabler voltarão ao foco. O fato de ainda não ter lidado completamente com o luto da esposa e de sentir-se sozinho e carente (o que explica a tensão com Flutura). Espero que o roteiro realmente invista no papel e a direção saiba tratar com as devidas nuances. Já vimos que eles são bem-sucedidos, basta calibrar e acertar o tom.

Além disso, resgato outro ponto importante neste instante que olhamos para o futuro: Bernadette Stabler (Ellen Burstyn). Não preciso destacar a qualidade da atriz. Se alguém ainda duvida, recomendo que assista apenas o trailer da franquia Flowers in the Attic. A personagem traz um valor singular para trama que precisa ser elaborado e explorado mais para frente. Espero que o roteiro tenha apetite de engajar com essas temáticas psicológicas dos seus personagens, sejam protagonistas ou coadjuvantes.

Em suma, a trama da máfia albanesa foi um acerto em todos os sentidos. Olhando para o futuro da série, contudo, é preciso focar nos personagens e explorá-los com ainda mais afinco.

Nota do episódio: 3/5

Sobre o autor

Bernardo Vieira

Redação

Bernardo Vieira é um jornalista que reside em São José, Santa Catarina. Bacharel em direito pela Universidade do Sul de Santa Catarina, jornalista e empreendedor digital, é redator no Mix de Séries desde janeiro de 2016. Responsável por cobrir matérias de audiência e spoilers, ele também cuida da editoria de premiações e participa da pauta de notícias diariamente, onde atualiza os leitores do portal com as mais recentes informações sobre o mundo das séries. Ao longo dos anos, se especializou em cobertura de televisão, cinema, celebridades e influenciadores digitais. Destaques para o trabalho na cobertura da temporada de prêmios, apresentação de Upfronts, notícias do momento, assim como na produção de análises sobre bilheteria e audiência, seja dos Estados Unidos ou no Brasil. No Mix de Séries, além disso, é crítico dos mais recentes lançamentos de diversos streamings. Além de redator no Mix de Séries, é fundador de agência de comunicação digital, a Vieira Comunicação, cuido da carreira de diversos criadores de conteúdo e influenciadores digitais. Trabalha com assessoria de imprensa, geração de lead, gerenciamento de crise, gestão de carreira e gestão de redes sociais.