5×10 de S.W.A.T. trouxe de volta velhos conhecidos
Enquanto Hondo quer trazer mudanças para a LAPD, a S.W.A.T. precisa correr contra o tempo para achar armas perigosas.
O episódio desta semana de S.W.A.T. trouxe diferentes temas, com foco no trabalho social da polícia e problemas pessoais dos membros da equipe. Além disso, S.W.A.T. exibiu a volta de Leroy, em uma situação na qual infelizmente cansamos de ver. Em uma abordagem a um sem-teto, Leroy precisou ajudar para acalmar a situação.
Ele teve que intervir com toda a experiência que aprendeu nas ruas e conseguiu impedir que a ocorrência escalasse para pior. Dessa maneira, Hondo acabou por ver a situação e Leroy insistiu no mesmo assunto… Os mesmos problemas de sempre.
A grande questão é: quando as coisas vão começar a mudar? Leroy não tem mais fé nisso. E quando Hondo realmente mostrará que essas mudanças podem acontecer?
Kelly (que na realidade é filha do ator que interpreta Luca), aquela menina que Luca ajuda, acaba fazendo uma entrevista com ele. Ele todo empolgado com isso é demais e mostra outro membro com atuação importante em um trabalho social.
Ajuda da S.W.A.T.
A DEA, agência antidrogas americana, pede ajuda a equipe da S.W.A.T. para interceptar um carregamento de armas em L.A. Pode não ser o foco da série, mas toda vez que Tan menciona seu tempo na divisão VICE, sempre surge uma boa história ou uma referência.
Leia também: 5×09 de S.W.A.T. tem Deac e Chris lutando para sobreviver
Toda a vivência dele naquela delegacia pode ser melhor explorada. Dessa maneira, a equipe consegue realizar a ação e, em um momento cinematográfico, Street joga um container para impedir a fuga do chefão do cartel.
A amizade de Tan com o marido da oficial que lidera a DEA é um problema, quando ela é alvejada na operação. Mais um peso nas costas do rapaz em um episódio só.
A parte mais preocupante é o teor da carga apreendida, um lança foguete que é uma arma totalmente destruidora nas mãos de um cartel. Ainda mais preocupante é que existe mais duas armas para recuperar a solta na cidade.
O papel social da polícia
Hondo puxa Hicks para conversa e conta seus planos para integração entre comunidade e polícia, em um treino em conjunto para atuar melhor em situações similares a de Leroy. A questão é o tratamento com o sem-teto com problemas mentais. É necessária uma abordagem diferente e que já está sendo executada por outras cidades.
Leia também: 5×08 de S.W.A.T. mostrou o outro lado das ruas
Hicks sabe a enorme dificuldade em levantar fundos para um projeto assim. Entretanto, quando retorna do México, Hondo sabe que para mudar é preciso agir. O que é surpreendente é ver Hondo pedir a Leroy ajuda para implantar o treinamento para voluntários. Logo o homem que menos tem fé no sistema atual…
A reaproximação dos dois em S.W.A.T. mostra lados totalmente opostos de visão e vida, e é uma dinâmica que funciona bem na série.
Tan ainda precisa lidar com a precoce perda de seu filho, pois Bonnie, sua esposa, teve um aborto precoce, e isto tem o preocupado muito durante o episódio.
O buraco é mais embaixo em S.W.A.T.
Durante a caçada às armas desaparecidas, a equipe se depara com o que parece ser um roubo de segredos industriais. Ao mesmo tempo que a empresa por traz é descoberta, surge um novo perigo. Do mesmo modo que o empregador desconhece seu funcionário, a S.W.A.T. descobre que é uma identidade falsa.
Isso carrega ainda mais drama ao episódio, pois agora pode ser um terrorista com uma arma perigosa em mãos. E logo fica claro que é isso mesmo que vai acontecer, o objetivo do terrorista é derrubar um avião, e a S.W.A.T. precisa correr contra o tempo para parar este plano.
E é quando o ritmo acelera que S.W.A.T. sabe entregar muito bem esse tipo de ação. É angustiante a cena do avião que começa a pousar na mira do foguete. Do mesmo modo em que a equipe precisa neutralizar a ação, dessa vez é utilizada uma forma letal de agir, diferente dos episódios anteriores onde abusam das armas não letais.
A vida pessoal da equipe
O episódio mostra muito bem algumas frustações e medos que alguns membros que a equipe da S.W.A.T. tem no dia a dia.
Tan e Bonnie estão sofrendo pela perda precoce da gravidez dela. Chris mostra que como Street a ajuda, ela também pode ajudar o casal. Conforme é desenrolada a trama, Luca fica mexido com o convite da mãe de Kelly, mas é descoberto que foi a própria garota que quis dar uma de cupido. Mas já está na hora de Luca deixar de ser só trabalho.
Finalmente um passo é dado pela mudança, e Hondo sabe que pelo menos por enquanto não pode mudar tudo.
Além disso, é muito bom ver que Hicks confia no seu Sargento, e ainda mais Leroy fazer parte desta mudança. Espero que ele continue andando na linha.
Nota do episódio: 4/5