6×15 de This Is Us contou a história de Miguel

Crítica do décimo quinto episódio da sexta temporada de This Is Us, intitulado "Miguel", exibido no Brasil pelo Star+.

This Is Us

Em sua reta final, This Is Us continua emocionando grande parte de seu público. Como prova disso, temos o 15º episódio no qual pegou muitos de surpresa com um grande acontecimento!

Em primeiro lugar, é válido ressaltar que, finalmente, Miguel teve “um lugar ao sol”. Digo isso, pois o personagem até então nunca havia recebido um episódio para chamar de seu. Além disso, quando ele apareceu na série ao lado de Rebecca, grande parte do público “torceu o nariz”, pois ele era o melhor amigo de Jack e, do nada, surge namorando a esposa do falecido.

Contudo, o tempo foi passando e, ao longo dos episódios, fomos descobrindo um pouco mais sobre Miguel. Então, nada mais justo o personagem ganhar protagonismo nessa reta final, não é mesmo?

PUBLICIDADE

Jornada de obstáculos…

Quando fiquei sabendo que o episódio levaria o nome de “Miguel“, comentei em outra análise que provavelmente teríamos uma homenagem ao personagem ou até mesmo seu possível falecimento. A série tinha dado essa dica em seu 13º episódio, pois ressaltou que ele estava apresentando problemas de saúde. E, anteriormente, nunca havia aparecido na cena do futuro em que Rebecca está acamada com toda a família reunida.

Raramente This Is Us trás algo aleatório para a sua narrativa e sabemos muito bem disso, não é mesmo? Focamos tanto em Rebecca e esquecemos que, ao lado dela, havia Miguel que também estava envelhecendo e consequentemente poderia acontecer algo com ele também.

Leia também: 6×14 De This Is Us Mostrou Que Alguns Amores São Para Sempre

Miguel, assim como Madison, foi aquele “estranho no ninho” que caiu na família Pearson, ou seja, era o melhor amigo de Jack, o personagem principal e um ser humano de poucos defeitos. Sendo assim, Miguel de início sofreu a rejeição do público e do “Big Three”, pois era impossível imaginar Rebecca nos braços de outro alguém.

Porém, se ele estava junto com Rebecca, era sinal que ela também queria seguir com esse relacionamento, certo? Após passar por vários obstáculos desde a sua infância, mal sabia ele que teria mais esse adiante. Mas os roteiristas souberam trabalhar muito bem com esse personagem. Da mesma forma que muitos “odiaram” ele gratuitamente, sem nem perceberem, aos poucos, estavam gostando e descobrindo como ele sempre respeitou Jack e Rebecca.

Para seguirmos adiante, antes de mais nada, não podemos negar que tivemos um dos episódios mais emocionante da temporada. Aos poucos que íamos descobrindo mais sobre o passado de Miguel, tínhamos as cenas do presente alertando que algo não estava certo e o pior, ele ocultou isso de todos por um longo período.

This Is Us
Imagem: Divulgação.

Despedida emocionante!

A princípio, Miguel tinha medo de ficar longe de Rebecca e não cumprir com os votos de casamento: “na saúde e na doença”. Para ele, era dever cuidar da Rebecca ao ponto de se colocar em segundo plano. Vimos que o casal tinha uma rotina e, todos os dias de manhã, a primeira pessoa que Rebecca via era Miguel, o que causava certo conforto para ela, ainda mais no estágio de sua doença.

Nesse cenário, não era uma opção Miguel se ausentar. Ele queria continuar ao lado dela, mesmo não tendo tanta disposição quanto antes. Foi assim que ele permaneceu até ser chamado para fazer parte de um “outro plano”.

Ademais, foi tocante a cena em que mostra a árvore que eles plantaram juntos passando por todos os ciclos e estações. Essa cena simbolizou o ciclo da vida: o nascer, crescer e morrer. Da mesma forma que a árvore deu os frutos e secou encerrando o seu ciclo para começar outro na próximo estação!

This Is Us
Imagem: Divulgação.

Agora, é importante nos atentarmos em uma cena específica: Miguel sentado na poltrona esperando Rebecca acordar. Essa cena pode ser algo fundamental para os próximos acontecimentos.

Em cenas de um futuro próximo, vimos que Nicky estava sentado ao lado de Rebecca vestindo roupas parecidas com a de Miguel. Sendo assim, podemos teorizar que da mesma forma que ela começou ver Jack em Kevin, é provável que ela veja Miguel em Nicky. E você, o que acha sobre essa teoria?

Após esse episódio, iniciamos nossa contagem regressiva para o grande final dessa incrível série! Faltam apenas três episódios… Aguenta coração!!!

E então, o que você achou desse episódio de This Is Us? Deixe nos comentários e continue acompanhando as novidades do Mix de Séries.

Nota: 5/5

Sobre o autor

Italo Marciel

Redação

Jornalista por formação e publicitário por aproximação. Desde a graduação, circulo entre as duas áreas e isso me preparou para atuar com mais segurança e amplitude na Assessoria de Comunicação Política, área na qual trabalho desde 2013. Ao todo, já são são oito anos gerenciando a comunicação de parlamentares do legislativo municipal. Entre as minhas principais atribuições estão: criação e gerenciamento de conteúdo textual e visual (artes, fotos e vídeos) para redes sociais; planejamento de pronunciamentos; preparação de pauta para reuniões e entrevistas; relacionamento com a imprensa. Além disso, tanto tempo no meio me trouxe conhecimentos intermediários de assessoria parlamentar, onde auxilio na construção e revisão de projetos e no relacionamento com pastas do poder público de direto interesse dos mandatos. No Mix de Séries atua como jornalista e redator de notícias gerais, desde 2017. Também produz críticas e conteúdos especiais voltado para a área de streaming.