Ambientado no Havaí, reboot de Magnum P.I. sofre acusações de racismo
Nova versão de Magnum é racista? Prestes a estrear, série está sofrendo acusação.
Prestes a estrear, o reboot de Magnum P.I., clássico dos anos 80, está sendo acusado de ‘whitewashing’ – quando se usa atores brancos para interpretar papéis que personagens de outras etnias.
A denúncia foi feita pela organização Media Action Network for Asian Americans (MANAA), que expressou sua decepção com o elenco da nova série, bem como a “falta de oportunidades para atores asio-americanos”.
Continua após a publicidade
A insatisfação da MANAA se dá pelo fato da série ser ambientada no Havaí – região de maioria asiática e/ou nativos do Pacífico – e não possuir nenhum ator de origem asiática no elenco principal.
Protagonista da série é de origem mexicana
O presidente da organização, Rob Chan, reconheceu que a nova série é “diversa”, mas não o bastante para incluir atores asiáticos ou nativos do Pacífico.
“Geralmente nós queremos uma série que reflita a demografia do local. A série acontece no Havaí, que é majoritariamente asiático, mas se você olhar para os quatro protagonistas, não há asiáticos refletidos ali”, destaca Rob Chan. A organização pede a substituição do showrunner da série, Peter Lenkov.
Chan ressaltou ainda o fato de Magnum P.I. ser uma das poucas produções da CBS com um protagonista de origem mexicana. Além do ator Jay Hernandez, estão no o elenco principal do reboot: Stephen Hill (Luke Cage), Zachary Knighton (Happy Endings), Domenick Lombardozzi (Rosewood) e Perdita Weeks (Penny Dreadful).
Para emissora, acusações não refletem atual política da empresa
Um porta-voz da CBS respondeu as acusações destacando que dois membros do elenco regular da série são descendentes de asiáticos. São eles: o ator Tim Kang (The Mentalist) e a atriz Amy Hill (Mom).
“Embora respeitemos o trabalho que a MANAA faz para promover a inclusão de asiáticos e nativos do pacífico no entretenimento. Mas sua declaração não reflete com exatidão o status atual de Magnum P.I. ou da CBS”, diz o comunicado. A nota também informa que um terço dos diretores da série são nativos do Pacífico.
Continua após a publicidade
Vale lembrar que Justin Lin, diretor da franquia Velozes e Furiosos, dirigiu o episódio piloto da série.
A nova versão de Magnum P.I. estreia no dia 24 de setembro na CBS.