Critica: Dualidade de Jane é explorada no retorno de Blindspot em 2019

Review do nono episódio da quarta temporada de Blindspot da NBC, intitulado "Check Your Ed".

Imagem: NBC/Divulgação
Imagem: NBC/Divulgação

Um dos melhores episódios de Blindspot

Finalmente voltamos com novos episódios de Blindspost em 2019. A historia continua do ponto que paramos, o confronto de Kurt e Remi. A sequencia de luta foi ótima e terminou com Kurt vencendo o duelo. Avançando para o escritório, a equipe está pronta para começar um procedimento altamente arriscado liderado pela Dra Nancy Williams. Basicamente, o cérebro de Jane está dividido: de um lado Remi está no controle e do outro Jane. Tudo pode dar errado levando a morte de Jane ou deixando Remi no controle para sempre.

Ainda assim, essa divisão no cérebro proporciona uma dinâmica empolgante. Jane revive alguns dos acontecimentos mais marcantes de sua jornada. Desde sua saída da mala sem memoria até o dia que foi aprisionada por Remi em sua mente. Jane, apesar de rever seus amigos, precisa lidar com tudo sozinha e encontrar o caminho de volta para casa. Mas para isso ela precisa enfrentar seus medos e seus demônios.

São vários os obstáculos e enigmas, um deles sendo Roman. Finalmente os dois tiveram uma conversa franca e podemos dizer que os dois encontraram a oportunidade de dar uma conclusão a sua história. Shepherd também aparece para manipular a situação e ajudar Remi a tomar o controle.

Jane está nessa missão de derrotar Remi. Porém no processo ela percebe que lembra de todas as memorias de Remi com a mesma clareza que lembra das suas. Depois de todos os testes e enigmas que ela soluciona, de repente lhe ocorre que não se trata de derrotar sua contraparte, e sim aceitar. Jane e Remi são uma só pessoa, os dois lados de uma mesma moeda. Jane precisa aceitar Remi porque as duas estão ligadas. Quando as duas partes se tornam uma elas conseguem derrotar o verdadeiro inimigo, Shepherd.

Blindspot a la Black Mirror

O roteiro decidiu arriscar tudo e mergulhou a trama de Blindspot no gênero da ficção cientifica. Além disso, algumas cenas lembraram muito Black Mirror. A mudança foi ótima, principalmente para estrear a segunda parte da quarta temporada com o pé direito. Os elementos gráficos, efeitos visuais, tecnologia e embate de duas personalidades dentro do cérebro ajudaram a criar uma incrível jornada pela psique de Jane.

Todo background serviu para tratar sobre a verdadeira identidade de Jane. O episódio foi um resumão dos acontecimentos mais relevantes da série para fazer Jane se encontrar. Alice Kruger, a primeira identidade de Remi/Jane foi essencial para que ela pudesse se tornar uma pessoa completa novamente abraçando sua outra metade.

Outra função importante desse episodio foi para colocar de uma vez por todas um ponto final na historia de Shepherd. Talvez não vejamos mais Roman, e agora tudo seja sobre achar a cura para Jane. Tudo parecia resolvido, com Jane voltando ao trabalho e a equipe reunida de novo, mas tudo muda quando Reade aparece no escritório com Zapata algemada. Quais serão os próximos passos de Madelaine sem Zapata? Como a equipe vai lidar com sua amiga presa? Blindspot ainda guarda grandes surpresas e eu estou mais animado do que nunca.

Sobre o autor
Yuri Moraes

Yuri Moraes

Bacharel em Direito, estudante de Marketing Digital. É fascinado pelo universo dos heróis e apaixonado por séries e filmes. Livros de suspense policial são seus favoritos. Boa música e reality shows nao podem faltar. A série favorita, The OC. No Mix, colabora com algumas críticas de séries como, Blindspot, Ozark, La Casa de Papel entre outras.

Baixe nosso App Oficial

Logo Mix de Séries

Aproveite todo conteúdo do Mix diretamente celular. Baixe já, é de graça!