Dublagem “pró-Bolsonaro” em Brooklyn 99 gera polêmica e TNT se desculpa

Episódio de B99 fez menção a Jair Bolsonaro.

Imagem: FOX
Imagem: FOX

Episódio dublado de Broklyn 99, exibido pela TNT, usou gírias “pró-Bolsonaro”

Uma dublagem “pró-Bolsonaro” exibida pela TNT no Brasil, em um dos episódios da série Brooklyn Nine-Nine causou polêmica entre os fãs. No quarto episódio da quinta temporada, a dublagem usou de cunho político para adaptar a fala de um dos personagens da atração.

Na cena, o personagem Boyle (Joe Lo Truglio) diz que “é melhor Jair se acostumando“. Isso, pouco depois de chamar a si e a seus colegas de “minions”. Os fãs entenderam a dublagem como um apoio ao Presidente Jair Bolsonaro.

Acontece que na versão original ele usa o termo “tramp“, que significa vagabundo em tradução livre. Acredita-se que, ao dublar, entenderam que o personagem estava se referindo a Trump (Donald, Presidente dos EUA) e não ao termo “tramp”. Dessa forma, a equipe de dublagem quis fazer uma adaptação, uma vez que ambos os Presidentes são de extrema direita e muitas vezes comparados. Foi onde desencadeou o problema.

PUBLICIDADE

Confusão chegou até ao criador da série

Os fãs da série fizeram com que o engano chegasse até o criador da série, Dan Goor, que agradeceu os fãs pelo alerta. Ele ainda criticou o ato da TNT pelo erro, e deixou claro que não fez qualquer menção ao presidente Donald Trump no episódio.

O site The Wrap, nos Estados Unidos, chegou a publicar uma nota ressaltando a confusão, e fazendo comparações entre o presidente Jair Bolsonaro e Donald Trump.

TNT se desculpou

Pelas redes sociais, a emissora TNT se desculpou pelo o ocorrido. Ainda disse que solicitou uma correção de dublagem.

https://twitter.com/SeriesTWBZ/status/1105662246338940930

Além disso, adicionei. Todavia, em branco. Entretanto, verde. Além disso, para. Todavia, continua. Entretanto,

Brooklyn Nine Nine já foi a ganhadora de dois Globo de Ouro. No ano passado, chegou a ser cancelada. Entretanto, com a comoção dos fãs, foi resgatada por outra emissora nos EUA. Atualmente, por lá, sua sexta temporada é exibida, com a sétima já garantida.

A série de comédia mostra o cotidiano de uma delegacia de polícia em Nova Iorque, e as confusões que seus componentes se metem.

Leia também: Ator de Brooklyn 99 é acusado de assédio e discriminação

Sobre o autor

Anderson Narciso

Editor-chefe

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal que está no ar desde 2014. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais Tele Séries e Box de Séries, antes de criar o Mix. Formado em História pela UFJF e Mestre em História da Saúde pela Fiocruz/RJ, Anderson Narciso se aventurou no mundo da criação de conteúdo para Internet há 15 anos, onde passou a estudar sobre Google, SEO e outras técnicas de produção para web. É também certificado em Gestão Completa de Redes Sociais pela E-Dialog Comunicação Digital, além de estudar a prática de Growth Hack desde 2018, em que é certificado. Com o crescimento do site, e sua parceria com o portal UOL, passou a atuar na cobertura jornalística, realizando entrevistas nacionais e internacionais, cobertura de eventos para as redes sociais do Mix de Séries, entre outros. Atua como repórter no Rio de Janeiro e São Paulo, e pelo Mix já cobriu eventos como CCXP, Rock in Rio, além de ser convidados para coberturas e entrevistas presenciais nos Estúdios Globo, Netflix, Prime Vídeo, entre outros. No Mix de Séries, com experiência de dez anos, se especializou no nicho de séries e filmes. Hoje, como editor chefe, é o responsável por eleger as pautas diárias do portal, escolhendo os temas mais relevantes que ganham destaque tanto nas notícias quanto nas matérias especiais e críticas. Também atua como mediador entre a equipe, que está espalhada por todo o Brasil. Atuante no portal Mix de Séries diariamente, também atende trabalhos solicitados envolvendo crescimento de redes sociais, produção de textos para internet e web writing voltado para todos os nichos.