Mesmo com The Witcher e You, Netflix frustra mercado e vê ações despencar
A Netflix anunciou nesta terça-feira (21), logo após o fechamento do mercado, seus resultados do último trimestre de 2019. Será que foi bom?
A famosa história do copo meio cheio ou meio vazio com a Netflix
A Netflix anunciou nesta terça-feira (21), logo após o fechamento do mercado, seus resultados do último trimestre de 2019 – e as coisas não foram lá muito boas para a plataforma de streaming.
A expectativa, como de costume, era enorme haja vista o período era o primeiro com competição da Disney+ e Apple TV+, embora esta última nunca tenha representado uma grande ameaça. As informações são do The Wall Street Journal, CNBC, Business Report e Forbes.
De acordo com uma análise divulgada pelo banco Goldman Sachs na semana passada, o serviço de streaming iria ‘destruir as metas de crescimento de assinantes e entregar o maior trimestre de todos os tempos’. Ambicioso, não é mesmo? Mas o gigante do mercado apontou para três produções como prováveis responsáveis por esse crescimento, como The Witcher, You e O Irlandês.
Nos Estados Unidos, mercado onde a Netflix beira a saturação, isto é onde não tem mais espaço para crescimento, esperava-se uma adição de 623 mil novos assinantes. Na realidade foram pouco mais de 550 mil. No lado internacional foram gigantescos 8.8 milhões de novos assinantes. Crescimento que já era esperado a partir de um resultado bastante positivo vindo de Europa, América Latina, Oriente Médio, África e, principalmente, Ásia-Pacífico.
Netflix reforça superioridade global, mas é afetada pela competição em casa
Mesmo assim, o mercado não gostou do que viu. Logo após a divulgação dos resultados, as ações da empresa caíram quase 2.5%. A razão, de acordo com analistas, foi o baixo crescimento nos Estados Unidos e Canadá em virtude da alta competição e de projeções um tanto modestas para o primeiro trimestre de 2020. Na carta divulgada aos acionistas (leia aqui), a Netflix admite que a saturação do mercado prejudica um crescimento mais acelerado no mercado doméstico.
Ao mesmo tempo, a empresa também tenta demonstrar sua superioridade perante a competição. Cita o sucesso de The Witcher diante de The Mandalorian, The Morning Show e Jack Ryan, principais ofertas da Disney+, Apple TV+ e Amazon Prime. Além de reforçar o forte catálogo de ofertas para o próximo trimestre, como as séries Sex Education, Altered Carbon, Narcos: Mexico, Elite; Kingdom, Messiah e filmes como Spenser Confidential, To All the Boys: P.S. I Still Love You, Killer Inside: The Mind of Aaron Hernandez e I Am Not Okay with This.
Recentemente a Netflix anunciou um novo experimento na Índia com planos de assinatura mais baratos para celulares. O país é visto como um mercado necessário para conquistar ainda mais assinantes. Além do pacote mais em conta anunciado pela Netflix, Jeff Bezos, presidente da Amazon, está numa importante viagem na Índia anunciando investimentos e se encontrando com autoridades.
Para efeitos de curiosidade, a empresa tem algo em torno de 167 milhões de assinantes em todo mundo. Caso fosse um país, teria a oitava maior população mundial à frente de Rússia, Japão e Bangladesh.