Crítica: 2×10 de Manifest teve reviravolta de vida e morte

Crítica do décimo episódio da segunda temporada de Manifest, exibido nos Estados Unidos pelo canal NBC, e intitulado "Course Deviation".

Critica Manifest 2x10
Imagem: Divulgação.

Episódio de Manifest entreteve

Nós sabemos que Manifest tem um grande problema de previsibilidade em sua narrativa. Logo, sabíamos que a trama de Jared daria no que deu. De qualquer forma, vê-la se concretizando neste décimo episódio da segunda temporada foi bastante prazeroso.

Além disso, tal trama foi uma espécie de alívio para a tensão que Ben e Grace causaram ao público. Foi, de fato, uma questão de vida ou morte.

Mas como serão as coisas daqui pra frente?

PUBLICIDADE

Trama de Jared surpreendeu a Mack – menos o público

Todo mundo já tinha sacado qual era a de Jared, e ele na verdade estava trabalhando contra os Xers. Infiltrado, sua missão era “implodir” o grupo. Mas Michaela ficou na cala do policial, até mesmo o denunciando. Quando a Delegada e Jared viram que não tinha outra solução, eles colocaram Michaela no plano. Obviamente, ela ficou surpresa, mas tudo fez sentido.

Jared, por mais pedra no sapato que seja, jamais a trairia dessa forma. E parando para pensar, ele não é uma pessoa para se detestar. Na verdade, gosto mais dele do que Zeke. De qualquer forma, Jared foi uma peça fundamental para derrubar os Xers, que foram todos presos neste episódio. Boa, detetive.

Mas agora, que esse grupo está fora do caminho, o que será dos passageiros? Na verdade, eles poderão ficar bem. Só que nossos heróis ficarão sem Nêmesis, e isso poderá deixar a história bem morna, não acham?

O chamado e os destinos

Nós já sabemos que os chamados não são aleatórios. De alguma forma, eles sempre se conectam, e isso é bem interessante. Neste episódio, no entanto, as coisas demoraram um pouco para ficarem claras.

Adrian retornou, e apareceu em local por causa de um chamado que pedia por socorro – o mesmo chamado que levou Grace e Ben para tal lugar. E quando eles se encontraram, um confronto inevitável acontece. Mas o inesperado foi que a bolsa de Grace estourou, fazendo com que seu parto fosse adiantado. Tal momento interrompeu a discussão calorosa de Ben e Adrian, mas levou o ex-líder dos crentes a salvar um homem que estava se afogando no rio.

O chamado, mais uma vez não falhou. O curioso foi que, ao chegar no hospital Grace quase morreu. Ela teve um problema na placenta e que, basicamente, deveria-se escolher entre a vida do bebê e a dela. Mas um especialista estava no hospital na hora exata do acontecido e, acreditem, foi o cara que Adrian salvou no rio.

A forma como Ben descobriu estas informações foi bem interessante, e ele mais uma vez tentou convencer Adrian de que os chamados significavam coisas boas para os passageiros. No entanto, Adrian parece não acreditar em nada mais. E poderia ser bem aleatório, já que se tratava do líder dos crentes, mas um breve flashback de Adrian no voo 828 explicou a desilusão religiosa inspirada por seu pai que era pastor. Assim tivemos perspectiva e contexto suficientes.

As sombras nos chamados

A maioria das pessoas podem ter se esquecido do desenho de Cal no segundo episódio do Manifest, e seu reaparecimento aqui se encaixa muito bem com a introdução de suspeitas na motivação por trás dos chamados.

Além disso, quaisquer que sejam as figuras sombrias que estão por trás do desenho e da visão de Adrian no beco, elas podem se vincular aos “julgamentos” de Al-Zuras que TJ mencionou na semana passada, que equilibram o bem que os chamados fazem.

Seja qual for o caso, Grace claramente caiu nas pedras debaixo da ponte, e ela não estaria lá se não fosse pelo chamado que a levou a esse local. Como resultado, a fé de Ben foi abalada em vários níveis e, portanto, a nossa também.

Pode ser um artifício da série, sempre quando acharmos que sabemos tudo, novos mistérios serem introduzidos. Mas com o fim da trama dos Xers, suspeito de que estamos caminhando para um final que poderá esclarecer muitas dúvidas dos fãs.

Existem muitos mistérios abertos: o que aconteceu com a Major? O que de fato é o significado dos chamados? E a data da morte? Algum novidade a mais? Zeek morrerá? Vamos continuar acompanhando.

E vocês, o que acharam deste episódio? Deixem nos comentários. Além disso, sigam a TAG de Manifest para ficarem sabendo de todas as novidades da série.

Abaixo, o vídeo promocional do próximo episódio.

Sobre o autor

Anderson Narciso

Editor-chefe

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal que está no ar desde 2014. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais Tele Séries e Box de Séries, antes de criar o Mix. Formado em História pela UFJF e Mestre em História da Saúde pela Fiocruz/RJ, Anderson Narciso se aventurou no mundo da criação de conteúdo para Internet há 15 anos, onde passou a estudar sobre Google, SEO e outras técnicas de produção para web. É também certificado em Gestão Completa de Redes Sociais pela E-Dialog Comunicação Digital, além de estudar a prática de Growth Hack desde 2018, em que é certificado. Com o crescimento do site, e sua parceria com o portal UOL, passou a atuar na cobertura jornalística, realizando entrevistas nacionais e internacionais, cobertura de eventos para as redes sociais do Mix de Séries, entre outros. Atua como repórter no Rio de Janeiro e São Paulo, e pelo Mix já cobriu eventos como CCXP, Rock in Rio, além de ser convidados para coberturas e entrevistas presenciais nos Estúdios Globo, Netflix, Prime Vídeo, entre outros. No Mix de Séries, com experiência de dez anos, se especializou no nicho de séries e filmes. Hoje, como editor chefe, é o responsável por eleger as pautas diárias do portal, escolhendo os temas mais relevantes que ganham destaque tanto nas notícias quanto nas matérias especiais e críticas. Também atua como mediador entre a equipe, que está espalhada por todo o Brasil. Atuante no portal Mix de Séries diariamente, também atende trabalhos solicitados envolvendo crescimento de redes sociais, produção de textos para internet e web writing voltado para todos os nichos.