Anne With an E: verdade por trás do cancelamento é revelada

Anne With an E foi cancelada por um motivo muito específico e mais de um ano após o fato a verdade foi revelada. Entenda o caso.

Anne With An E foi definitivamente cancelada

Anne With an E foi cancelada e isso não é novidade. Há mais de um ano, os fãs se depararam com essa notícia que os pegou de surpresa.

Em novembro de 2019, a emissora CBC – que exibia a atração no Canadá – resolveu rescindir com a Netflix e, assim, anunciou o fim da série. Em janeiro de 2020, a atração chegou na Netflix com sua “temporada final”, mas todos sabiam que na verdade a série tinha enfrentado um cancelamento. E sem final adequado.

Aliás, 2020 foi um ano de luta para os fãs. Com petições que bateram recorde, uma esperança se lançou de que a quarta temporada fosse acontecer. Pois bem, infelizmente as perspectivas não foram boas.

Sem quarta temporada

Para começo de conversa, existiam boatos de que o Disney Plus estaria negociando produzir uma quarta temporada para Anne With an E. A intenção era encerrar apropriadamente a história, o que não aconteceu com a CBC/Netflix.

Séries canceladas Netflix
Imagem: Divulgação

[spacer height=”10px”]

Mas, na verdade, essa negociação sequer existiu. Muitos fãs ficaram eufóricos quando o Disney Plus replicou um seguidor que pedia atenção da plataforma para a produção de uma quarta temporada de Anne With an E. Na ocasião, o Disney Plus disse que estava prestando atenção nos fãs e que iria estudar a possibilidade.

Só que, infelizmente, as negociações não aconteceram. E muito se deve pela mesma razão que fez a série não seguir adiante pela Netflix.

Disputa de ego?

O que acontece é que a verdadeira razão que fez Anne With an E encontrar o cancelamento foi uma disputa de ego. Entre a CBC e a própria Netfllix.

O canal canadense e a plataforma de streaming produziam a série juntos. Mas algo gerou a vontade da CBC de encerrar o contrato com a Netflix. Foi exatamente por este motivo que a produção de Anne With an E não pôde seguir em frente.

Anne With an E séries para assistir com a familia
Imagem: Divulgação

[spacer height=”10px”]

Pouco tempo depois do anúncio da terceira temporada da série, a presidente e CEO da CBC, Catherine Tait, anunciou que a rede não mais faria parcerias com a Netflix para produzir séries de grande orçamento, em um esforço para beneficiar seus “próprios negócios e a indústria doméstica”.

“Não faremos acordos que prejudiquem a viabilidade a longo prazo de nossa indústria doméstica”, disse Tait no podcast Content Canada, segundo o Financial Post.

Ao que tudo indica, a CBC queria obter a maior visibilidade pela produção de Anne With an E, algo que estava acontecendo somente com a Netflix. Outro detalhe é que os custos de produção estavam sendo arcados todos pela CBC e com a baixa audiência da série no Canadá, através da TV, não estava compensando continuar com a atração. Grande parte – se não quase todos os fãs – assistiam a série via Netfllix, e não pela CBC.

Então, a CBC se questionou: por que continuar a produzir algo que as pessoas só assistem pela Netflix (isso, sem contar a pirataria). Então, esse foi a verdadeira razão.

Anne With an E por que foi cancelada

Série não pode ser resgatada

No entanto, o boato envolvendo o Disney Plus também não tinha fundamento por um motivo: a série, por razões contratuais, não pode ser resgatada.

Isso pode ter algo a ver com uma alegada cláusula contratual da Netflix com a própria CBC. Dessa forma, o Deadline confirmou recentemente que “há uma cláusula padrão nos contratos para as séries Netflix de estúdios externos que impede que as séries sejam exibidos em outros lugares por um período significativo de tempo – algo entre dois a três anos, tornando o resgate de Anne praticamente impossível.”.

Além disso, há um outro detalhe: os direitos de produção ainda estão sob o poder da CBC e, com isso, o canal canadense não estaria disposto a entregá-lo para a Netflix, no intuito da produção de uma quarta temporada.

A intenção é que, daqui alguns anos, a CBC faça uma nova adaptação, com outros atores.

Anne Wih an E 1 milhão

Sim, isso é muito triste, mas é a decisão tomada pelo canal que a produziu originalmente. Uma pena, certo?

E você, era fã de Anne With an E na Netflix? Gostaria de uma quarta temporada? Deixe nos comentários e continue acompanhando as novidades do Mix de Séries. 

  • Além disso, siga nossas Redes Sociais (InstagramTwitter, Facebook).
  • Baixe também nosso App Mix de Séries para Android no Google Play (Download aqui) e fique por dentro de todas as matérias do nosso site.
Sobre o autor
Avatar

Anderson Narciso

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal que está no ar desde 2014.Autor na internet desde 2011, passou pelos portais TeleSéries e Box de Séries.Fã de carteirinha de Friends, ER e One Tree Hill, é aficionado pelo mundo dos seriados. Também é fã de procedurais, sabendo tudo sobre o universo das séries Chicago, Grey's Anatomy, entre outras.

Baixe nosso App Oficial

Logo Mix de Séries

Aproveite todo conteúdo do Mix diretamente celular. Baixe já, é de graça!