18×04 de Grey’s Anatomy destacou residentes com o “Projeto Weber”

Crítica do episódio “quatro” da decima oitava temporada de “Grey’s Anatomy” da “ABC”, intitulado "With a Little Help From My Friends”.

Grey’s Anatomy: Confirmada a substituta de Meredith no hospital
Grey’s Anatomy: Confirmada a substituta de Meredith no hospital

O quarto episódio da temporada 18 de Grey’s Anatomy, intitulado “With a Little Help From My Friends”, assim como o capítulo anterior, me remeteu aos tempos de ouro da série médica ao destacar os residentes. Além disso, a ilustre presença de Addison foi essencial para Amelia expressar, – com todas as letras, os motivos que fizeram ela recusar o pedido de casamento de Link. 

A ideia de colocar Richard novamente como responsável pelo treinamento dos residentes foi uma sacada inteligente dos roteiristas. Ainda mais, ao escalar Miranda e Meredith para ajudá-lo a implementar o seu mais novo projeto de ensino. Quem também curtiu ver os 3 médicos mais antigos da série trabalhando juntos em um novo projeto para desenvolver os residentes? 

Richard cria um método de ensino revolucionário chamado “Projeto Weber”. 

O Grey + Sloan é um hospital de ensino, e desde a época quando ainda era chamado Seattle Grace o Richard Weber era o mentor responsável pelo treinamento dos novos residentes e foi o mentor de grandes médicos que já passaram por sua arena. Por exemplo, Bailey, Yang, Karev, Avery, Kepner, além de claro, Meredith Grey. 

PUBLICIDADE

Leia também: Cena insana de Cristina foi longe demais em Grey’s Anatomy

Ao assumir novamente o seu posto de professor em Grey’s Anatomy, Richard apresenta o seu “Projeto Weber”. Um método onde os residentes vão aprender na prática e vão conduzir as cirurgias sem um atendente ao lado deles o tempo todo. Quem lembra quando Meredith, Christina ou o Alex, na época quando ainda eram residentes, eles brigavam entre si para ver quem ia auxiliar seus atendentes em alguma cirurgia? Nesse novo projeto, isso não irá acontecer. 

A princípio, Miranda não concorda com o novo método de ensino e se preocupa em deixar seus pacientes na mão dos residentes. Porém, Catherine, Meredith, e o próprio Weber, conseguem convence-la que o projeto vai obrigar os residentes a aprenderem na prática. Além disso, vai reduzir o número de cirurgias para os atendentes e suprir a falta de médicos que eles estão enfrentando. 

Levi se destaca, mas Helm comete um erro durante sua cirurgia solo em Grey’s Anatomy 

O projeto Weber dividiu os residentes em 3 duplas onde cada dupla iria conduzir uma cirurgia, enquanto Meredith, Miranda e Richard se dividam entre as salas de cirurgia para as partes mais complicadas do procedimento. Levi se destacou e teve o direito de fazer uma segunda cirurgia. Porém, Helm comete um erro e Miranda precisa tomar a frente para salvar a vida da paciente. 

Eu confesso que achei exagero da Miranda ao mandar Helm se afastar da mesa de cirurgia. Anteriormente, quando acontecia algo parecido, o atendente orientava e na pressão o residente corrigia o próprio erro a tempo. Porém, perto dos minutos finais do episódio, Bailey consola Helm dizendo que esse foi o primeiro de muitos erros que a residente vai cometer, e a culpa que Helm estava sentindo indicava que ela estava na carreira certa. 

Leia também: Volta de Addison no 18×03 de Grey’s Anatomy foi brilhante e emocionou

Enfim, esse “Projeto Weber” me lembrou dos tempos de ouro da série médica. Agora, espero que outros residentes possam ter o mesmo destaque que Levi vem recebendo há tempo. Por exemplo, achei incrível a referência que Mabel fez à Amelia, ao fazer a pose de super herói antes de começar sua cirurgia. Espero que Grey’s Anatomy explore ainda mais essa nova dinâmica.

A passagem de Addison por Seattle foi essencial para Amelia.  

Grey's Anatomy 18x03 Addison
Imagem/ABC: Divulgação

Antes de tudo, a participação de Addison não seria completa sem um momento reunion de Private Practice. E Grey’s Anatomydeu esse presente para seus fãs ao colocar a Dra. Montgomery e a Dra. Shepherd trabalhando juntas. Addison estava tão preocupada com sua paciente que não acordava e fez questão de separar as médicas das amigas/irmãs.

A passagem de Addison por Seattle foi essencial para Amelia conseguir colocar para fora o verdadeiro motivo que ela recusou o pedido de casamento de Link. Logo depois de Montgomery revelar que passou por um período difícil durante a pandemia. Inclusive, Addison confessa que chegou a ter pensamentos suicidas. Porém, Addison revela que ama sua família e sua vida de casada. 

Por outro lado, a neurologista assume que não conseguia se sentir feliz ao lado de Link e das crianças, e se culpava por isso. Além disso, Amelia revela que se sentia presa na vida de casada e chegou a ter vontade de se drogar novamente. Confesso que se Amelia tivesse se expressado dessa maneira para o Link, talvez o ortopedista não tivesse saído de casa. 

No entanto, só quem acompanhou o que Amelia passou em Private Practice vai realmente entender a médica. Logo, como mencionei anteriormente, a passagem de Addison por Seattle foi essencial para Amelia. 

Outros momentos que merecem destaque nesse episódio de Grey’s Anatomy

Jo vem amadurecendo cada vez mais em sua nova especialidade, assim como, em sua nova vida como mãe. Wilson trabalhou muito bem ao lado de DeLucca no parto de uma paciente com algumas complicações médicas, (e pessoais). Apesar disso, senti falta de uma interação entre Jo e Addison já que as duas dividem a mesma especialidade. Então, já temos mais um motivo para Addison voltar. Por favor, Krista. 

Finalmente, nessa temporada Owen recebeu um plot interessante que não envolve traição, mulheres ou casamento. Ele está trabalhando em uma pesquisa que pode ajudar os veteranos de guerra e foi interessante ele envolver Winston nesse caso. 

Por último, quem também sentiu que algo está para nascer entre Haynes e Megan em Grey’s Anatomy? Eu fico na torcida. Mas espero que ela não tenha que perder seu filho para isso. O pequeno Farouk já vem de um histórico de sofrimentos e merece ser feliz. Assim, não podemos dizer que a química entre Cormac e Megan foi a mesma que sentimos na primeira vez que Nick encontrou com Meredith. 

Enfim, até em um rápido encontro no aeroporto fica nítido que Nick chegou para ficar na vida de Meredith. Agora fica a pergunta, será ele que se muda para o Grey + Sloan ou será a Meredith que vai deixar Seattle? Comenta aqui embaixo o que você acha disso. 

Nota: 5/5

Sobre o autor
Paulo Mateus

Paulo Mateus

Redação

Paulo Mateus é um colaborador do Mix de Séries desde 2018, onde atua na produção de conteúdo voltado para a crítica e resenha de séries. Atualmente, é o responsável por cobrir todo o conteúdo voltado a Grey's Anatomy, que é um dos carros-chefe do portal, em se tratando de acessos e grupo de fãs que dialogam com o portal. Atualmente, mora em Orlando na Flórida, onde tem acesso a cobertura de eventos internacionais, exibições antecipadas de conteúdo em relação ao Brasil, o que dá vantagem ao site em produzir conteúdo antes mesmo de chegar ao nosso país de origem. Também atua nas redes sociais, onde, à frente de um perfil pessoal voltado para a conexão de brasileiros com Orlando, dialoga com o público trazendo ainda mais uma aproximação com os fãs do site. No Mix de Séries, além de atuar nas áreas citadas, atua ativamente na cobertura de notícias gerais e escolhas de pautas sobre as séries de TV.