La Casa de Papel confirma teoria de fãs no final e acerta tom | Crítica

Final de La Casa de Papel não só entrega teoria de fãs como também acertou o tom em derradeiro desfecho para o roubo do Professor.

La Casa de Papel crítica

Duas das teorias dos fãs de La Casa de Papel foram confirmadas nessa temporada final: Tóquio continuou narrando os episódios e todos “morrem” no final.

O grande fenômeno da Netflix lançou seus últimos episódios na sexta-feira, dia 3. E eu como um grande fã da série, fiz uma rápida maratona e posso antecipar que foram episódios intensos do início ao fim.

Algumas teorias que se espalhavam pelos fãs nas redes sociais, desde o final do Volume 1 dessa 5ª parte foram confirmadas. Por exemplo, Tóquio continuou narrando os episódios. Igualmente, a teoria de que todos morreriam no final.

Tudo bem que eles não morreram, da mesma maneira brutal como foi com Berlim, Nairóbi e a própria Tóquio. No entanto, como parte do acordo entre o professor e o Tamoyo, e para o bem da polícia e dos próprios bandidos, todos saíram do Banco da Espanha dentro de sacos pretos direto para o camburão. Para toda Espanha, para a mídia, e para a legião de fãs que o grupo de bandidos criou, todos eles estavam mortos. Com isso, todos receberam novas identidades e ficaram com o ouro e embarcaram para recomeçarem suas novas vidas.

Dando adeus a La Casa de Papel

Não é fácil dizer adeus para uma série de sucesso, com um público grande e fiel desde a primeira temporada. Quem vai sentir falta de acompanhar e torcer pelos de bandidos comandados pelo professor? Eu sei que vou. Ainda assim, era necessário o final.

Leia também: Personagem de La Casa de Papel rouba a cena e fãs pedem desculpas

E que final foi esse? Foram muitos altos e baixos, reviravoltas surpreendentes e a história concluída de forma bem satisfatória.

Sierra fica dividida, mas acaba fazendo a coisa certa no final

O que Sierra iria fazer com aquele alicate que ela pegou no banheiro era uma grande pergunta que os fãs faziam assim que acabou a primeira parte dessa última temporada. Além disso, suas atitudes deixaram dúvidas para que lado ela ajudaria nessa final.

Sierra deu um pouco de trabalho. Ela tentou fugir, prendeu o professor, fez a esposa do coronel Tamoyo de refém, mas depois que conseguiu fugir do cerco policial com ajuda do professor, ela acaba fazendo a coisa certa.

Confesso que no momento que o Professor decide se entregar, e deixa Sierra como responsável para ir atrás do filho de Berlim para recuperar o ouro, achei que caso ela encontrasse, que poderia usar isso para limpar seu nome. Porém, além de encontrar o sobrinho do professor e todo o ouro, Sierra também foi recompensada no final com uma nova identidade.

La Casa de Papel crítica
Imagem: Divulgação.

O Professor teve uma atitude heróica, porém muito arriscada

Um dos momentos altos dessa temporada final de La Casa de Papel foi quando o exército e a polícia especial conseguiram entrar no Banco da Espanha e render todos do bando. Além disso, o professor decide se entregar para o Tamoyo, em uma tentativa de ganhar tempo, mantendo o bando dentro do banco para que não fossem enviados para a prisão.

Leia também: La Casa de Papel vai ter 6ª temporada? O futuro da franquia

O Professor teve uma atitude heróica, mas muito arriscada. Por diversos momentos Tamoyo dava a entender que não iria ceder às negociações e ao plano criado pelo professor. Denver balançou um pouco, em um momento de raiva de quando achava que eles passariam o resto da vida na cadeia. Se o pai do Cincinnati revelasse em seu depoimento que o professor tinha perdido o ouro, o final da história teria sido outro.

La Casa de Papel crítica
Imagem: Divulgação.

La Casa de Papel deixa para trás muito amor e muitas lições.

Não vou entrar em detalhes dos episódios ou melhores momentos dessa parte final de La Casa de Papel. Até porque, na minha opinião, todos os últimos episódios foram satisfatórios e a história foi concluída com sucesso.

Então, chegamos ao fim. A Parte 5 Volume 2 de La Casa de Papel foi explosiva? Foi. Viciante como toda a série? Foi. Tivemos muitas lágrimas? Sim. E tudo isso com razão. Não há outra maneira de encerrar uma série que teve um impacto tão forte assim em seu público sem tudo isso.

Agora, o bando poderia se reencontrar para um novo roubo? Não, espero realmente que não! E para ser sincero, o primeiro roubo na Casa da Moeda já tinha sido incrível e concluído com um tremendo sucesso. Porém, o segundo roubo veio, inicialmente para resgatar o Rio, mas acabou virando algo muito grande.

Dessa forma, La Casa de Papel encerrou sua história e deixa para trás muito amor e muitas lições como: não há problema em amar os “bandidos” e questionar os que consideramos os “mocinhos”. Todos podemos trabalhar juntos em direção a um objetivo positivo em comum, por mais difícil que seja o processo. Além disso, a série mostrou que nossas ideias de família, sucesso e felicidade sempre mudam. Por exemplo, Lisboa, Sierra e Estocolmo provaram isso.

O que você achou do final desse grande fenômeno que foi La Casa de Papel? Comenta aqui embaixo e vamos trocar uma ideia sobre essa temporada final.

Nota: 5/5

Sobre o autor
Paulo Mateus

Paulo Mateus

Carioca que mora nos EUA desde 2014. Redator no Mix de Séries desde 2018, fã de Friends e The Good Fight, e acompanho Grey's Anatomy desde sua estréia.

Baixe nosso App Oficial

Logo Mix de Séries

Aproveite todo conteúdo do Mix diretamente celular. Baixe já, é de graça!