6×12 de This Is Us decretou o fim de “Katoby”
Crítica do décimo primeiro episódio da sexta temporada de This Is Us, da NBC, intitulado "Katoby", exibido no Brasil pelo Star+.
Nossa amada This Is Us atingiu a memorável marca de 100 episódios exibidos. Sendo assim, o tema escolhido para representar essa conquista trouxe o seguinte questionamento para nós telespectadores: como sabemos quando algo chegou ao fim?
Nesse sentido, podemos levar esse questionamento não apenas para relações amorosas, mas também sobre um emprego ou amizade, por exemplo.
É importante termos controle das nossas ações e escolhas, pois quando algo não soma positivamente em nossa vida, é um grande sinal que precisamos decretar um fim e recomeçar! Sendo assim, o episódio acabou trazendo a seguinte reflexão: o fim pode ser um recomeço para algo melhor!
Quando um não quer… dois não fazem!
Agora, pegando o fio condutor do episódio, temos como peça central o relacionamento de Kate e Toby. A série fez seu papel ao construir tão bem esse casal, que é difícil não ficarmos tristes com esse fim.
Anteriormente, vimos toda a história deles: quando se conheceram, a “missão” para emagrecerem, o casamento, os filhos e… as brigas. Sabemos que nenhum casal é perfeito, mas tudo tem um começo, meio e fim: é a lei da vida!
Leia também: 6×11 de This Is Us apresentou energia caótica
Nesse sentido, desde os episódios anteriores, estamos vendo os dois lados da moeda, ou seja, a visão de Kate e Toby. Como estávamos na primeira fileira assistindo a construção do casal, é difícil aceitarmos a realidade e até mesmo “escolher um lado”.
Chegou um momento em que Kate estava apenas apontando os defeitos de Toby e ignorando todos os outros acertos. Por exemplo, eu posso ter escrito 99 críticas da série, mas ao “deslizar” em apenas uma ou duas com alguma opinião particular ou coisa do tipo, começo receber críticas por conta disso. Era exatamente esse o cenário que Toby estava vivenciando… isso é desestimulante.
Contudo, ele também não estava colaborando, ou seja, toda hora arrumava algum jeito de menosprezar o emprego de Kate e ficar batendo na mesma tecla de como ele tinha um emprego de grande remuneração e como isso seria útil no futuro. Mas vamos refletir: que futuro? Não sabemos como será o dia de amanhã… Ele, Kate e os filhos estarão vivos no dia seguinte para aproveitar todo esse dinheiro?
Em suma, é importante termos um plano seguro para o amanhã, mas também é necessário preservar o presente. O que aconteceu com o casal é que não estão mais em sintonia, cada um tem um novo propósito de vida, as prioridades não são as mesmas.
Relacionamentos são complicados, pois envolvem pessoas, mas mudar drasticamente os seus sonhos para se encaixar no outro não é o caminho certo. Sendo assim, o melhor é colocar um basta na situação e reencontrar a felicidade em outro lugar.
(Re)começar é importante!
Em síntese, quando algo chega ao fim e gostamos dessa “coisa”, de momento podemos não compreender o motivo de estarmos passando por aquela situação, mas é como Kate falou, no momento pode parecer difícil, mas no futuro tudo acaba fazendo sentido. Por exemplo, se você foi dispensado de um emprego que adorava, posteriormente poderá aparecer uma oportunidade ainda melhor e tudo fará sentido lógico, basta ter paciência!
Desse modo, Kate e Toby não faziam mais sentido. Por mais que Toby queria tentar novamente, Kate sabia que juntos no mesmo ambiente não daria certo. Enfim, qual o sentido de ficar se desgastando e colocar os filhos nesse mesmo cenário?
Ademais, foi com esse pensamento de recomeço que tudo acabou fazendo sentido e, após um período, Toby conseguiu perceber isso. Kate encontrou sua nova felicidade ao lado de Phillip, e Toby também encontrou um novo amor.
O melhor de tudo: novamente eles encontraram a sintonia que tinham no começo de tudo, mas dessa vez sendo bons amigos. Aqueceu o coração ver que toda a burocracia da separação foi respeitosa e pensada nos filhos. E, depois de um tempo, a amizade esteve presente novamente (maturidade é o nome). Sendo assim, o fim nem sempre é um final, mas um recomeço em outro cenário.
Para finalizar…
Finalmente, tivemos cenas focadas no “futuro”. Vimos Kate e Toby de cabelos brancos e o melhor de tudo: unidos, presenciando o talento do filho.
Ademais, outros personagens aparecerem para fazermos algumas teorias sobre o que nos aguarda… Kevin ainda está pulando de galho e galho na tentativa de encontrar um amor. Sophie acabou aparecendo rapidamente, mas está casada. Porém, esse aparecimento dela pode levantar suspeitas sobre um possível final com Kevin? Madison apareceu grávida e acompanhada, tudo indicando que provavelmente sua relação com Kevin será apenas de amizade.
Por último, fica um questionamento: o episódio foi bom e emocionante, mas tendo um recém-episódio focado em Kate, será que era realmente necessário destacar essa temática novamente? Estamos na reta final, o medo de ficar tudo corrido é grande!
E então, o que você achou desse episódio de This Is Us? Deixe nos comentários e continue acompanhando as novidades do Mix de Séries.
Nota: 4/5