A Vida Pela Frente: Leandra Leal diz que está “muito melhor” após dirigir série
Nova série do Globoplay, A Vida Pela Frente promete conquistar os fãs. Em entrevista, Leandra Leal falou sobre atuar na série e dirigir.
Diferentes gerações vão se encontrar a partir de 22 de junho no Globoplay com a estreia de A Vida Pela Frente, nova série Original da plataforma. O Mix de Séries, à convite do Globoplay, conversou com produção e elenco na coletiva virtual de lançamento da série.
A produção reflete a intensidade do final da adolescência e o início da vida adulta e seus dilemas atemporais. Leandra Leal, Rita Toledo e Carol Benjamin são as criadoras da obra, produzida por Maria Barreto – sócias da Daza Filmes, produtora da série. Dirigida por Leandra Leal e Bruno Safadi, conta com supervisão de roteiro de Lucas Paraizo.
Ambientada na virada do milênio, entre 1999 e 2000, no Rio de Janeiro, a trama mergulha em seus 10 episódios nessa volta ao tempo repleta de referências pop. Só que ela aborda temas muito atuais ao debater saúde mental, responsabilidade afetiva. E ainda luto, sexualidade, romance, drogas, diversão, festas, pertencimento bem como a descoberta da homoafetividade.
Leandra Leal se mostra empolgada com projeto
Leandra Leal, além de atuar no projeto, é uma das mentes por trás da direção e produção da série. E ela se mostrou bastante empolgada com o projeto.
Leia também: Crítica: Os Outros, série do Globoplay, mostra a selvageria da natureza humana
“A série foi gestada há quase uma década, por ela, Rita e Carol, produzida pela Maria, e com parceria do Bruno. Ele topou com toda genialidade, assinar a direção. Foi uma experiência incrível, se inspirou na nossa adolescência, na virada de 1999 para 2000.”, disse ela.
“Algumas coisas aconteceram com a gente, outras coisas a gente só ouviu. Mas tem um fundo muito especial, é uma fase muito potente. É uma fase de descobertas, de primeiras vezes. Acompanhamos o último ano de colégio desses atores, e depois do acontecimento chave da série, ‘a vida pela frente’ deles. Trata da perda, mas também como que elas vão lidar com isso, essa fase que é disjuntiva, incrível. E fala com muita sensibilidade e crueza”.
Leandra também disse que está muito melhor após ter passado pela direção da série. “Me sinto mais confortável. Não é a primeira ficção que eu dirijo, tenho uma vivência neste lugar. Mas entender o processo, me faz ser entregue no que faço. Então, é muito bonito ver um processo do início ao fim, é um sonho”.
A Vida Pela Frente tem ponto autoral em sua trama
As produtores, durante a coletiva, ressaltaram o lugar autoral que a trama carrega em seus episódios. E como que experiências pessoais contribuíram para a construção de suas intensas histórias.
“Muitas motivações levaram a criação da série. Nós nos conhecemos desde adolescência, compartilhamos muitas histórias”, diz ela. “Temos essa ideia que é uma fase especial, somos apaixonadas por esse tema, adolescência. Lembro do Minha Vida de Cão, que é uma referência pra minha adolescência. Eu espero que a série se torne uma referência para essa geração adolescente que for assistir.”, disse Rita Toledo.
“Tem a questão do luto, essa experiência de viver lutos quando se é adolescente, viver a morte de pessoas da sua idade, é uma experiência que foi formativa pra gente, e trazemos para a série. Dessa forma, não foi só uma, mas foram várias experiências, e acredito que essas experiências atravessam as pessoas”, completou Carol Benjamin.
Série promete fisgar os fãs
Trazendo a nostalgia dos que viveram a efervescência da juventude e proporcionando identificação a quem vive hoje as transformações únicas dessa etapa, entra em cena um sexteto de amigos, formado por jovens atores promissores: Flora Camolese, Jaffar Bambirra, Nina Tomsic, Muse Maya, Henrique Barreira e, além disso, Lourenço Dantas.
Leia também: Os Outros: tudo sobre a nova série do Globoplay
Um dos intuitos da série é observar essa fase, uma das mais intensas e cheia de euforia, experimentação, superação, descobertas e conflitos comuns a muitos jovens. Por esta razão, para acompanhar a criação da produção desde a sala de roteiros, formada por Carol Benjamin, Fernanda Frotté, Rita Toledo e Victor Nascimento, foi convocada a consultoria da psicanalista Laura Sarmento, que trabalha há mais de 20 anos na área de saúde mental pública, atuando mais diretamente nos campos da infância e adolescência.
Henrique Barrerra, que integra o elenco, falou sobre a importância da série ao narrar essa fase. “A Vida Pela Frente Inaugura um tipo de narrativa, que mostra a adolescência como uma fase ‘heróica’. Por que você passa por todas essas dificuldades sem uma casca. Então, como ator, se eu não falar que não tava desesperado, como primeiro set, eu tava apavorado. Mas com uma vontade de tá lá, então a série conseguiu tirar esse medo da adolescência que perdurou. Além disso, eu tive uma perda muito grande, que foi meu pai, então vivi isso muito intenso. Então a série tem essa narrativa, muito jovem, essa força, que aquela experiência comunica com outras vivências. Isso é uma coisa que fiquei muito orgulho ao ver o resultado, que conseguimos honrar”.
O elenco reúne ainda Estrela Straus, Rodrigo Pandolfo, Ângelo Antônio, Stella Rabello, Claudio Mendes, Letrux, Helena Bonjour, Luiz Henrique Nogueira, Gustavo Vaz, Yara Charry, Josie Antello, Raquel Paixão e Rafael Saraiva.
A Vida Pela Frente, portanto, estreia os cinco primeiros episódios em 22 de junho. E a segunda parte, com mais cinco episódios estreia dia 06 de julho.