Acabou! Após cancelada, criador confirma fim de Peaky Blinders

Criador comentou sobre o fim de Peaky Blinders.

Peaky Blinders filme série
Continua após publicidade

O fim da linha para Peaky Blinders está próximo. De verdade. Após a BBC cancelar a série, decretando que a sexta temporada seria a última da atração, o criador Steven Knight confirmou que a atração ganhará um final definitivo. Mas será através de um filme. E existe uma razão para tal, que nós vamos revelar.

Continua após publicidade

Centrada no chefe da família do crime Shelby, Thomas Shelby (Cillian Murphy), Peaky Blinders já exibiu cinco temporadas. Estas, que centram suas tramas entre 1919 e 1929. Mas a série lentamente mudou de foco no trauma que muitos dos personagens experimentaram como resultado de A Primeira Guerra Mundial até o início do lançamento das bases para a Segunda Guerra Mundial. E isso inclui a ascensão de Sir Oswald Mosley (Sam Claflin) e o fascismo no Reino Unido. Tudo isso estava levando a um plano maior de Knight, que havia anunciado originalmente que Peaky Blinders iria contar com 7 temporadas.

Até que a BBC forçou o criador a mudar os planos cancelando a atração.

Continua após publicidade
Continua após publicidade

Sim, Peaky Blinders foi cancelada!

O plano do criador Steven Knight para Peaky Blinders sempre foi elaborar uma narrativa completa que contasse a história da família Shelby entre as duas guerras mundiais. Portanto, o final original da série aconteceria em uma sétima temporada, simultâneo a primeira sirene do ataque aéreo em Birmingham na Segunda Guerra Mundial.

Leia também: Resumo e a linha do tempo completo de Peaky Blinders explicada

Embora Knight tenha dito anteriormente que seu plano era desenvolver 7ª temporada, sem entrar em detalhes, ele sugeriu que a mudança estava relacionada a problemas decorrentes p*ndemia. No entanto, Knight também revelou que sempre foi sua intenção acabar Peaky Blinders com um filme. Mesmo que eles tivessem sido capazes de produzir mais uma temporada.

Continua após publicidade

Então, o cenário atual é este: Peaky Blinders gravou mais uma temporada – a sexta, que servirá como “última temporada” da série. Mas ela não será o final da atração, uma vez que ainda teremos um filme que, de fato, trará o desfecho da produção.

Continua após publicidade
Peaky Blinders filme
Imagem: Divulgação.

Filme vai acabar a série

Enquanto muitas séries canceladas acabam retornando através de um filme, na tentativa de resolver pontas soltas que ficaram de fora do desfecho na TV – por exemplo, Firefly e o filme Serenity – o plano de longa data de Steven Knight para Peaky Blinders sugere um quadro maior.

Continua após publicidade

Leia também: 10 novidades sobre a 6ª temporada de Peaky Blinders

Um filme oferece oportunidades que não estão disponíveis em uma série de TV. Além de frequentemente ter um orçamento maior, a duração do longa-metragem permite uma trama mais contida. Então, o roteiro poderá contar uma história sem ser dividida em episódios. Talvez o maior benefício de fazer um filme como final, no entanto, seja que isso significará que o público terá a experiência sabendo que tudo é possível.

Continua após publicidade

Enquanto Peaky Blinders matou personagens importantes como John Shelby (Joe Cole) durante suas temporadas, espera-se que personagens como Thomas Shelby sobrevivam como a figura central da história. Mas um filme permitirá que os escritores concluam a história da maneira que bem entenderem. Podendo, assim, explorar ainda mais o desejo de morte autodestrutivo de Tommy.

Continua após publicidade
Peaky Blinders filme
Imagem: Divulgação.

Claro, enquanto Peaky Blinders estará concluindo com a 6ª temporada e um filme, isso é apenas uma parte da história. Steven Knight deixou claro que, embora não planeje continuar escrevendo sobre este universo, ele passará as tarefas criativas para outros roteiristas. E eles irão desenvolver séries derivadas com foco outras partes da família Shelby e a Shelby Company Limited.

Algumas dicas já foram dadas com as excursões de Michael Gray (Finn Cole) aos Estados Unidos. Mas a 6ª temporada poderá trazer mais detalhes sobre isso. Igualmente, o final em filme será uma oportunidade para os escritores encerrarem a história de Peaky Blinders com Thomas Shelby, enquanto também estabelecerão o mundo para futuras narrativas.

A estreia da temporada final acontecerá em 2022. Já o filme, está previsto para 2023.

E então, o que você acha sobre o final de Peaky Blinders?