Adeus a Gibbs: Mark Harmon saiu de NCIS após 19 temporadas

O adeus definitivo de Gibbs em NCIS aconteceu.

NCIS Mark Harmon saiu

Chegou o momento que os fãs de NCIS não queriam acreditar: o ator Mark Harmon, que há mais de 18 anos interpreta o personagem Leroy Gibbs, saiu da série. Seu episódio de despedida, o quarto da 19ª temporada, foi ao ar nesta segunda-feira, 11, nos Estados Unidos.

Continua após publicidade

Claro que iremos comentar a saída de Gibbs de NCIS, mas daremos spoilers sobre como o personagem dele se despediu da icônica série.

Continua após a publicidade

Como Gibbs saiu de NCIS

No episódio de NCIS, “Great Wide Open”, Gibbs (Harmon) e McGee (Sean Murray) vão para o Alasca como parte da investigação sobre a empresa que contratou o assassino Paul Lemere (Jason Wiles), Sonova, para eliminar qualquer um que pudesse bloqueá-los na construção de um mina de cobre.

Continua após publicidade

Leia também: A morte mais chocante de NCIS surpreende fãs até hoje

Com seu trabalho lá e os outros no caso com a equipe, eles encontram provas de que a CEO da Sonova, Sonia Eberhart (Valarie Pettiford), está por trás disso. Ela, aliás, está trabalhando com o marido de uma das vítimas (ele estava nisso pelo dinheiro). Mas, para a surpresa de McGee, Gibbs joga uma bomba sobre ele, enquanto se prepara para ir para casa: ele não vai voltar com ele.

Ele não quer seu distintivo de volta. Isso significa que Gibbs ficará no Alasca, e Mark Harmon acabou de sair de NCIS!

Continua após publicidade
Mark Harmon deixou NCIS
Imagem: Divulgação.

Como Gibbs se despediu dos personagens

Este episódio de NCIS, inclusive, pareceu uma turnê de despedida para Gibbs, tudo como uma linha direta. Ele não está bem, e não esteve desde que perdeu sua esposa e filha. O assunto surge até quando ele fala com os pais de uma das vítimas. “A dor nunca sai do seu coração, mas ela também não vai”, diz Gibbs. Como ele sobrevive o dia, o questionam… “Alguns dias não”, Gibbs admite.

Enquanto ele já está no Alasca, quando o episódio começa, flashbacks o mostram se despedindo dos outros (embora desejemos que Palmer de Brian Dietzen e Kasie de Diona Reasonover tenham momentos também).

Leia também: Personagens de Hawaii Five-0 poderão aparecer em nova série de NCIS

“Foi uma boa corrida”, disse Vance (Rocky Carroll) depois que Gibbs colocou seu telefone no café para que Parker não pudesse rastreá-lo. “Eu queria agradecer a você, Leon, por tudo”, Gibbs diz a seu ex-chefe antes de ir embora.

Ducky (David McCallum) o encontra em sua viagem para o aeroporto e nota o quanto ele suportou nos últimos seis meses (Jack e Bishop saindo, o assalto, prisão, suspensão. E seu barco explodindo). “Eventos marcantes como esses se acumulam e criam pressão interna”, explica ele. “Acontece com qualquer um, até você”. E, embora ele gostaria de ouvir Gibbs dizer a ele “não há nada com que se preocupar, Duck”, nenhum deles acredita.

NCIS despedida
Imagem: Divulgação.

“Você tem razão. Ultimamente, tenho procurado”, confessa Gibbs. “Não sei o que procuro. Eu sei que ficar sozinho sem trabalho foi difícil. Mas voltar é ‘ainda mais difícil'”. Antes de ir embora, ele garante que Ducky saiba, “você é um grande amigo. Eu aprecio você mais do que você imagina.”

Ele então pede que Torres (Wilmer Valderrama) o leve ao aeroporto e, depois de rir sobre como Gibbs tirou seu barco do porão (e algumas das teorias), a conversa se volta para como os dois estão se saindo. “Estou indo bem”, diz Torres, antes de alterar para: “Estou me saindo bem. Alguns dias são melhores que outros. Eu vou ficar bem”.

Gibbs tem um conselho para ele: “Você é um ótimo agente, Nick. Tem instintos que não aparecem com frequência. Mais frequentemente, você é um bom homem. Mas me faça um favor. Não deixe este trabalho se tornar tudo o que existe. Cuide de você também.”.

E, assim, Gibbs vai embora de NCIS!

A despedida de Mark Harmon

“Como produtor executivo e querido amigo, Mark continua a ser parte integrante da trama da série, disse o produtor executivo e showrunner Steven D. Binder em um comunicado. “Nossa estrela do Norte sempre foi fiel aos nossos personagens. E essa verdade sempre guiou as histórias que contamos e para onde esses personagens vão. Portanto, em relação ao futuro de Gibbs, como os fãs de longa data da série devem ter notado ao longo dos anos… nunca exclua Leroy Jethro Gibbs.”.

A saída de Gibbs em NCIS é prenunciada praticamente na primeira cena do episódio. Quando o agente especial do FBI Parker (Gary Cole) leva uma equipe à casa de Gibbs para prendê-lo (por roubar um veículo do governo e sequestrar um suspeito que mais tarde morreu em circunstâncias misteriosas) e ele vê o buraco gigante em uma parede no porão.

“Algo me diz que ele não vai voltar”, diz ele. Parker mais tarde ouve os apelos de McGee para não prender Gibbs e é demitido por suas ações, já que seu chefe queria que o agente suspenso pagasse pelos seus atos. Já podemos fazer uma aposta de quanto tempo levará para ele receber um distintivo NCIS?

E então, o que você achou da saída de Gibbs em NCIS?

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal. Especialista em SEO e construção de textos para internet, também atua como webwriter com foco em textos para o Google. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais TeleSéries e Box de Séries. Fã de carteirinha de Friends, ER e One Tree Hill, é aficionado pelo mundo dos seriados. Também é fã de procedurais, sabendo tudo sobre o universo das séries Chicago, Grey's Anatomy, e séries de sucesso como La Casa de Papel e Lucifer. Também é fã da DC Comics, e acompanha produções inspiradas em personagens da editora, como Titans e até o mais recente produto da editora, Sweet Tooth.