As 10 melhores séries médicas de todos os tempos
As melhores séries médicas da TV: Grey's Anatomy, ER, Scrubs, New Amsterdam, entre outras completam lista de indicações.
Quais são as melhores séries médicas da TV? Talvez muitos fãs se perguntem isso. Mas é porque as séries médicas se tornaram um fenômeno.
No momento, pode ter se tornado o gênero favorito de muitos fãs de séries de televisão, por conta de um programa em específico: Grey’s Anatomy. A série acabou popularizando-se ao longo dos anos e trouxe, dessa forma, bastante prestígio para os gêneros.
Tais programas, no geral, abordam o dia a dia desses profissionais que lutam para salvar vidas todos os dias nos hospitais, sempre recheadas de histórias dramáticas, complexas e até mesmo divertidas. Mas, afinal, quais são as melhores séries médicas da TV de todos os tempos? Eis as nossas 10 recomendações!
10 – New Amsterdam
4 temporadas
Onde assistir: Globoplay
Uma das séries médicas mais emocionantes da TV, New Amsterdam começa com uma história curiosa. O protagonista, o Dr. Max Goodwin, assume a direção do hospital mais antigo de Nova Iorque, o New Amsterdam. No entanto, o hospital precisa de reformas nos seus departamentos e empenho, algo que Max precisa lutar para encontrar. Além disso, o médico enfrenta outro dilema pessoal: um câncer, que ele recém-descobriu.
Prepare-se para se emocionar bastante, tanto com os pacientes quanto com os médicos!
9 – Private Practice
6 temporadas
Onde assistir: Star+
A Dra. Addison chegou arrasadora em Grey’s Anatomy, destruindo corações e sambando em Seattle. O problema, no entanto, é que não sobrava muita história para a ruiva poderosa e ex-mulher do McDreammy. Cheia de personalidade, Addison merecia uma série própria, um universo próprio, e foi aí que Shonda Rhimes, portanto, criou Private Practice.
Leia também: Top 10 melhores séries pra ver na Netflix em 2022
Em um local bem diferente, com mais sol e mais chroma key, a série se passava em uma clínica particular, onde uma turma muito louca vivia altas aventuras. Isso porque nenhuma clínica da TV contou com tanta tragédia como aquela. Sequestros, mortes, cirurgias malucas, pacientes malucos, tudo era possível.
8 – Nurse Jackie
7 temporadas
Onde assistir: Amazon Prime Video
Nurse Jackie é uma daquelas séries que conquista desde o início, tendo tido sete ótimas temporadas. É impossível, aliás, falar de melhores séries médicas sem mencioná-la. A série mostrava o dia a dia de Jackie Peyton, uma enfermeira viciada que possui uma vida cheia de problemas e segredos. Porém, quando o assunto é sua profissão, sempre fez o melhor possível para seus pacientes e se dedicando ao máximo, mesmo que isso lhe trouxesse alguma consequência.
A série, além disso, possui um ótimo elenco e histórias que chegam a ser hilárias. Claro que tem ainda o fato de Edie Falco ser a protagonista: a atriz que tem um talento maravilhoso e brilhou durante toda a série.
7 – The Good Doctor
5 temporadas
Onde assistir: Globoplay
The Good Doctor é uma série médica que aborda a medicina de uma perspectiva bem distinta das demais. Isso porque o seu protagonista é um médico autista. Logo, ele sofre preconceitos, é excluído e a todo momento precisa se provar. Entretanto, ele é brilhante no que faz e muitas vezes “cala a boca” de todos os que trabalham ao seu redor.
Leia também: Séries sobre golpistas, as 7 melhores para assistir
Com um ar inocente, então, o personagem interpretado por Freddie Highmore já é um dos favoritos do público, e a trama criada pelo responsável por House é um charme a parte. A série se tornou fenômeno de audiência e, portanto, já é um dos programas mais assistidos da TV.
6 – Scrubs
9 temporadas
Onde assistir: Home Vídeo (DVD)
O que acontece quando uma sitcom decide abordar as vidas de médicos, enfermeiras e membros de um hospital? Diversão na certa! Scrubs conta a história de J.D. Dorian, um residente que chega ao hospital para tentar ser um médico brilhante. Ao lado de Chris Turk, os dois conseguem estagiar em Sacred Heart.
Logo no primeiro dia, J.D. se apaixona pela sua colega de trabalho, Elliot Reid, enquanto Turk começa a namorar a enfermeira Carla Espinosa. E a partir daí vimos a medicina como instrumento na vida desses futuros médicos. A comédia foi super bem aceita pela crítica, sendo indicada várias vezes ao Emmy e Golden Globe como “Melhor Série de Comédia”. Durante suas 9 temporadas, Scrubs conquistou fãs e soube muito bem trabalhar o drama com a comédia. Sem dúvidas, uma das melhores séries médicas da TV.
5 – The Resident
5 temporadas
Onde assistir: Star+
O que acontece quando tudo o que você sabe sobre medicina está errado? The Resident tenta mostrar o lado “não tão bonito” desta área, tendo a “negligência médica” como protagonista de suas histórias. A série pode ser considerada uma afronta pela categoria médica, já tendo sido criticada por muitas autoridades.
De fato, ela não deve estar muito longe da realidade: médicos que só pensam em dinheiro, cometem diagnósticos errados, aplicam dosagem alteradas de medicação para superfaturamento… Estes são apenas alguns exemplos dos casos polêmicos abordados em The Resident. A série, dessa forma, é viciante e faz você querer devorar todos os episódios.
4 – Chicago Med
7 temporadas
Onde assistir: Globoplay
Série derivada da Franquia Chicago, se passa no mesmo universo de Chicago Fire e Chicago P.D.. Destes da lista, talvez seja a que mais se aproxima de E.R. – Plantão Médico no estilo. Ela é avaliada por médicos como fiel a área, em se tratando de abordagens, diagnósticos e procedimentos.
Portanto, Chicago Med foca mais no atendimento do Pronto Socorro de um hospital de Chicago, e não dá tanto espaço para cirurgias. Entretanto, casos psiquiátricos ou que demandam atenção de mais médicos são destaques na trama.
3 – House
8 temporadas
Onde assistir: HBO Max
Impossível falar das melhores séries médicas e não lembrar de House. Inspirada em Sherlock Holmes, a série conseguiu um ótimo mix de bons personagens, casos médicos da semana feitos sob muita pesquisa por parte dos roteiristas e com diálogos memoráveis com frases que são lembradas até hoje – a maioria delas ditas por House.
Mas o melhor da série mesmo era seu protagonista, um dos melhores personagens que a TV americana já criou: mal humorado, sarcástico, não tinha medo de falar o que pensava, realista acima de tudo e também um personagem quebrado que “vivia” na base de um medicamento para controlar as constantes dores. Com suas oito temporadas, a série recebeu 112 indicações a prêmios, ganhando 51 deles incluindo dois Globo de Ouro de “Melhor Ator em Drama” para Hugh Laurie.
2 – Grey’s Anatomy
18 temporadas
Onde assistir: Star+
Outra que não tem como falar de melhores séries médicas e não citar é Grey’s Anatomy, é claro! No ar desde 2005, a atração conta a história de Meredith Grey, a interna que se apaixona pelo seu chefe atendente Derek Shepherd, se unindo aos amigos Cristina Yang, George O’Malley, Izzie Stevens e Alex Karev na luta por tentar ser uma grande cirurgiã do Seattle Grace Hospital.
Destaque por ter textos incríveis, trilha-sonora impecável e personagens cativantes, Grey’s caiu no gosto do público. Além de muitos pacientes e histórias interessantes, a série também é a responsável por uma quantidade enorme de tragédias, causando muito choro e sofrimento aos seus fieis e incansáveis fãs.
1 – ER – Plantão Médico
15 temporadas
Onde assistir: HBO Max
Não existe listar as melhores séries médicas sem falarmos da maior (e porque não a melhor) série médica de todos os tempos. Sim, se você é da geração Grey’s Anatomy não vai entender, mas antes mesmo de você pensar em ser um seriador, E.R. já fazia escola nas noites de quinta-feira da NBC em 1994. Bombas, tiroteios, helicópteros caindo, acidentes de ônibus, carros e por aí vai. A série criada por Michael Chricton foi uma febre, criando um jeito único de tratar a medicina sob as lentes da câmera.
E que jeito… Às vezes, uma cena demorava minutos para sofrer um corte. A intenção era transmitir, em plano sequência, toda a ação de um pronto socorro em Chicago. A série explodiu na audiência, lançou astros de Hollywood como George Clooney e fez história ao transmitir um episódio ao vivo – e duas vezes seguida, por conta do fuso horário americano.