Ator abandona série da Netflix e acusa estúdio de racismo

Estrela da popular série da Netflix, Dear White People, abandonou a atração e acusou estúdio de racismo após tentar renegoiar salário.

Brooklyn Nine-Nine e mais séries que vão acabar
Imagem: Divulgação

Estrela de Dear White People abandonou série da Netflix

A estrela de uma das mais populares séries da Netflix, Dear White People, resolveu abandonar o barco. E o motivo, segundo ele, foi por conta de discriminação racial.

A atração da Netflix foi uma das muitas séries que precisaram ser paralisadas devido a pandemia, e o criador Justin Simien confirmou que quarta e última temporada já foi escrita.

No entanto, parece que a atração não terá uma de suas estrelas quando retornar para os últimos episódios, já que Jeremy Tardy supostamente deixou Dear White People após uma disputa salarial. Após o caso vir à tona, Tardy acusou a Lionsgate Television de discriminação racial.

PUBLICIDADE

Entendendo a situação

Jeremy Tardy, que interpretou o estudante africano Rashid Mburu desde a primeira temporada da série, discutiu o caso em uma longa mensagem postada no Facebook. O ator, inicialmente, declarou que não voltaria devido à sua “experiência com a Lionsgate e suas práticas de discriminação racial”.

Depois, ele então explicou que sua equipe de gestão tentou propor uma contraoferta para o acordo que Tardy inicialmente havia oferecido para seu retorno. Embora a Lionsgate não tenha aceitado a oferta, Tardy mais tarde descobriu que uma de suas co-estrelas brancas foi capaz de renegociar o acordo.

Depois de ser oferecido para retornar em vários episódios, minha equipe foi notificada de que nossa contraoferta não seria considerada e que a oferta inicial era a ‘melhor e final’. Esta notícia foi perturbadora porque um dos meus colegas brancos – sendo um verdadeiro aliado – revelou que também tinham recebido a mesma resposta, embora tenha conseguido negociar com sucesso uma contraoferta.

Tardy continuou dizendo que ele e sua equipe levaram o assunto à Lionsgate e aos produtores, que sustentaram que seu salário não seria renegociado.

Minha equipe expressou esse problema para a Lionsgate e os produtores mantiveram sua posição de que o ator branco era capaz de negociar enquanto eu não – independentemente de meus créditos e experiência.

Jeremy Tardy em Dear White People. Imagem: Divulgação.

Os desdobramentos

Depois disso, Jeremy Tardy disse que ele, junto com outros seis membros recorrentes do elenco, optou por repassar os acordos iniciais que foram oferecidos a todos. No entanto, Tardy diz que seus esforços foram “prejudicados” devido a “ofertas paralelas e falta de transparência”. O ator também criticou a Lionsgate e a Netflix por suas alegadas práticas, depois que as empresas recentemente expressaram apoio ao movimento Black Lives Matter.

Desde então, a Lionsgate respondeu ao assunto em um comunicado (via Variety). Na nota, disse que a decisão foi “uma negociação puramente financeira em relação aos termos do acordo” e que as decisões monetárias não eram relacionadas à raça:

A Lionsgate está comprometida com o tratamento igual para todos os talentos, independentemente de raça, sexo, idade ou orientação sexual. Estamos muito orgulhosos de Dear White People e seu lugar no debate nacional sobre igualdade racial e justiça social e estamos ansiosos para iniciar a produção em sua 4ª temporada.

A representação em Hollywood tem sido um assunto sério nos últimos anos, mas realmente ganhou impulso depois da morte de George Floyd. Bem como após os protestos em todo o país. Com isso, muitas empresas têm assumido o compromisso de escalar mais pessoas não-brancas para funções proeminentes (e autênticas).

No momento, a Netflix não anunciou uma data de início da produção para a quarta temporada de Dear White People.

Detalhes sobre a história da temporada também estão sendo mantidos em sigilo, embora Justin Simien tenha provocado que, à luz dos eventos recentes, a temporada agora se tornou “mais relevante” do que ele e a equipe de roteiristas jamais poderiam imaginar.

E você, é fã de Dear White People? O que achou da situação? Deixe nos comentários e, igualmente, continue acompanhando as novidades do mundo das séries aqui no Mix de Séries.

  • Além disso, siga nossas Redes Sociais (InstagramTwitter, Facebook).
  • Baixe também nosso App Mix de Séries para Android no Google Play (Download aqui) e fique por dentro de todas as matérias do nosso site.
Sobre o autor

Anderson Narciso

Editor-chefe

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal que está no ar desde 2014. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais Tele Séries e Box de Séries, antes de criar o Mix. Formado em História pela UFJF e Mestre em História da Saúde pela Fiocruz/RJ, Anderson Narciso se aventurou no mundo da criação de conteúdo para Internet há 15 anos, onde passou a estudar sobre Google, SEO e outras técnicas de produção para web. É também certificado em Gestão Completa de Redes Sociais pela E-Dialog Comunicação Digital, além de estudar a prática de Growth Hack desde 2018, em que é certificado. Com o crescimento do site, e sua parceria com o portal UOL, passou a atuar na cobertura jornalística, realizando entrevistas nacionais e internacionais, cobertura de eventos para as redes sociais do Mix de Séries, entre outros. Atua como repórter no Rio de Janeiro e São Paulo, e pelo Mix já cobriu eventos como CCXP, Rock in Rio, além de ser convidados para coberturas e entrevistas presenciais nos Estúdios Globo, Netflix, Prime Vídeo, entre outros. No Mix de Séries, com experiência de dez anos, se especializou no nicho de séries e filmes. Hoje, como editor chefe, é o responsável por eleger as pautas diárias do portal, escolhendo os temas mais relevantes que ganham destaque tanto nas notícias quanto nas matérias especiais e críticas. Também atua como mediador entre a equipe, que está espalhada por todo o Brasil. Atuante no portal Mix de Séries diariamente, também atende trabalhos solicitados envolvendo crescimento de redes sociais, produção de textos para internet e web writing voltado para todos os nichos.