Ator da série Pose, Billy Porter revela ser HIV positivo
Billy Porter, mais conhecido por interpretar o Pray Tell da série Pose revela diagnóstico de HIV positivo em recente entrevista.
Estrela da série POSE revela diagnóstico
Uma das séries de maior sucesso de Ryan Murphy, Pose acompanha a vida de transexuais e homossexuais na virada da década de 1980 para 1990. E em um ato de resistência, a história destaca essas pessoas lutando contra o preconceito e, principalmente o HIV.
Diante desse cenário, e inspirado por essas lutas, uma das estrelas da série, o ator Billy Porter, assumiu ser HIV positivo. A revelação veio através de uma entrevista inédita, que saiu no Hollywood Reporter nesta quarta, 19 de maio.
O ator, que venceu o Emmy por seu papel em Pose, revelou na entrevista ser soropositivo há 14 anos.
A revelação
Em um ensaio de 2.400 palavras para o THR, Porter diz que seu HIV foi detectado pela primeira vez em junho de 2007, depois de ter uma mancha examinada.
“Por muito tempo, todos que precisavam saber sabiam – exceto minha mãe”, ele escreve. “Eu estava tentando ter uma vida e uma carreira, e não tinha certeza se conseguiria se as pessoas erradas soubessem. Seria apenas outra forma de as pessoas me discriminarem em uma profissão que já é discriminatória. Então, tentei pensar a respeito o mínimo que pude. Tentei bloquear. Mas a quarentena me ensinou muito.”
No ano passado, Porter diz: “Comecei uma terapia de trauma real para iniciar o processo de cura. Comecei a descascar todas essas camadas: fui a um psicólogo aos 5 anos porque saí do útero como uma grande rainha velha. Ser abusado sexualmente pelo meu padrasto desde os meus 7 anos de idade até aos 12 anos; saindo aos 16 anos no meio da crise da AIDS.”
Isso deu a ele a coragem de revelar seu diagnóstico para sua mãe, seguido pelo elenco e equipe de Pose. Tudo, no último dia de filmagem da terceira e última temporada do drama aclamado.
Ator continuou
“Anos de trauma deixam o ser humano arisco”, ele compartilha. “Mas a verdade o libertará”.
“Sendo uma pessoa negra, particularmente um homem negro neste planeta, você tem que ser perfeito ou será morto”, continua ele.
“Mas olhe para mim. Sim, eu sou a estatística, mas eu a transcendi. É assim que o HIV-positivo se parece agora. Eu vou morrer de outra coisa antes de morrer disso. Meus níveis de células T são o dobro dos seus por causa deste medicamento. Sou negro, 51 anos, vou ao médico a cada três meses. Isso não acontece na minha comunidade. Não confiamos nos médicos. Mas vou ao médico e sei o que está acontecendo em meu corpo. Eu sou o mais saudável que já estive em toda a minha vida. Então é hora de deixar tudo isso ir e contar uma história diferente. Não há mais estigma – vamos acabar com isso. É hora… Eu sou muito mais do que esse diagnóstico. E se você não quer trabalhar comigo por causa do meu status, você não é digno de mim.”
Porter recebeu um Emmy (por seu papel como Pray Tell, de Pose, que é HIV-positivo), um Tony Award (por sua performance como Lola em Kinky Boots da Broadway) e um Grammy (por Melhor Álbum de Teatro Musical por Kinky Boots).
O FX exibe a terceira e última temporada de Pose nos Estados Unidos, que chegará ao Brasil em breve através do novo streaming Star Plus.
E então, você é fã do ator e da série? Deixe nos comentários e, igualmente, continue acompanhando as novidades do Mix de Séries.
- Além disso, siga nossas Redes Sociais (Instagram, Twitter, Facebook).
- Baixe também nosso App Mix de Séries para Android no Google Play e fique por dentro de todas as matérias do nosso site.