Ator de The Mentalist sumiu após fim da série; Eis o motivo
Simon Baker passou anos atuando como Patrick Jane em The Mentalist, mas existe um motivo que o fez sumir das séries de TV.
Quando você pensa em séries de televisão aberta, muitos procedurais – aqueles de caso da semana – podem vir à mente. E isso inclui NCIS, Blue Bloods ou até mesmo séries de franquias como Chicago PD. Até alguns anos atrás, essa lista também incluía uma atração bastante popular chamada The Mentalist.
Com Simon Baker como protagonista, The Mentalist era um drama sobre uma equipe que derrubou alguns grandes vilões, sendo exibida no horário nobre da TV americana. A série, que foi ao ar de 2008 a 2015, ganhou uma temporada final mais curta, após a revelação de quem era o grande vilão Red John.
Então, quando a série acabou, a estrela da atração, Simon Baker acabou “desaparecendo” da televisão. Com cada vez menos projetos para trabalhar, o interprete de Patrick Jane quase não surgiu em participações em séries. Então, por que não vimos mais da estrela de The Mentalist? O ator explicou.
O motivo que fez ator de The Mentalist sumir da TV
Como se vê, é tudo sobre a rotina, ou pelo menos sobre o tempo e suor que Simon Baker colocou no início de sua carreira para se preparar para mais tempo com a família e a comunidade.
Leia também: A verdade por trás de The Mentalist, o que é real?
Não é que Baker tenha desistido de atuar em projetos. Na verdade, ele lançou um filme na era da pandemia chamado High Ground em 2020. Mas como ele mesmo explicou ao CinemaBlend, ele não está agindo com tanta firmeza ou com tanto impulso nos dias de hoje. Só que há um motivo para isso.
“Estou no início dos meus 50 anos agora, então estou meio – tenho uma atitude e perspectiva diferentes sobre as coisas agora. Porque pude trabalhar de forma bastante consistente como um ator mais jovem e sustentar minha família, etc. As coisas estão um pouco diferente agora para mim. Não tenho tanta fome de trabalho, então agora sou um pouco mais exigente quanto ao tipo de história em que quero me envolver.”.
Ou seja: o interprete de Patrick Jane em The Mentalist está mais “seleto” sobre os trabalhos, uma vez que ele já tem mais que 50 anos.
Mudança de foco
Ele também diz que o que é “mais [seu] foco” hoje em dia é como a televisão e o cinema estão se fundindo cada vez mais. Isso dá ao entretenimento uma oportunidade melhor de construir um senso de comunidade e camaradagem. Essa é sua paixão e, em suma, parece que ele está em um ponto em que é capaz de perseguir essa paixão, ao invés de passar horas e horas, em uma série com “vinte e tantos episódios”.
Leia também: 12 fatos que você não sabia sobre The Mentalist
“Usar o meio e essa bela forma de arte que eu amo, e é uma forma de arte muito empática. Cinema e televisão, hoje em dia, estão quase entrelaçados. Então dá para usá-lo de uma maneira que pode ser esclarecedora e divertida. E ainda, que pode abrir as pessoas para diferentes maneiras de ver as coisas. Até mesmo fazer as pessoas se sentirem mais normais ou parte de uma comunidade.”, explicou a estrela de The Mentalist.
Antes de vir para a América para trabalhar em projetos como The Mentalist, Simon Baker trabalhou como ator na Austrália. Ele supostamente se mudou para Los Angeles em 1995, aparecendo em diversos filmes, incluindo The Devil Wears Prada, The Ring Two e L.A. Confidential, tudo isso, antes de conseguir o cobiçado papel de Patrick Jane.
Ele pode estar trabalhando mais em casa em sua Austrália natal desde que se mudou para casa em 2015, mas ele se lembra com carinho do grande número de projetos que estavam disponíveis nos EUA em comparação aos que surgem com ele trabalhando de casa.
“O que me lembro é de quanto trabalho havia, como quantos empregos quando cheguei a Hollywood… Quantas audições houve, quanto conteúdo estava sendo feito. E isso foi em meados dos anos 90, nem é agora. Agora a quantidade de conteúdo é simplesmente insana. Naquela época, eu estava deslumbrado com isso. Como ator na Austrália, talvez uma vez a cada dois meses haveria um roteiro que chegaria e todo mundo se esforçaria para lê-lo… nossa indústria cinematográfica australiana é uma pequena indústria.”.
E então, você tem saudades de Simon Baker como Patrick Jane em The Mentalist?