Atriz de Sex And The City anuncia candidatura para governo de Nova York

Cynthia Nixon, Nova York, Concorrer, Eleições 2018
Imagem: Cynthia For Governor/Divulgação
Cynthia Nixon, Nova York, Concorrer, Eleições 2018
Imagem: Cynthia For Governor/Divulgação

Cynthia Nixon For Governor

Conhecida pelo seu trabalho em Sex And The City, Cynthia Nixon anunciou nesta segunda-feira (19) que vai concorrer ao governo do estado de Nova York. As informações são da The Associated Press.

Continua após publicidade

Num vídeo divulgado no Twitter (abaixo), a atriz explica as razões pelas quais está lançando uma campanha política. Citando educação pública e a desigualdade social do estado, ela encerra semanas de especulação sobre uma candidatura.

Continua após a publicidade

Sabendo que nos Estados Unidos os partidos usam o sistema de primárias para escolher seus candidatos nas eleições gerais, Cynthia vai impor um desafio a Andrew Cuomo, uma vez que ambos são do Partido Democrata. Fala-se que a candidatura da atriz é um projeto do prefeito da cidade de Nova York, Bill de Blasio, inimigo político do governador, com intuito de derruba-lo.

Continua após publicidade

Como não há muitos Republicanos no estado, sabe-se que a primária para governador de Nova York do partido democrata será a mais importante em 2018. Caso a candidatura de Cynthia sobreviva até o dia da votação, espera-se que a corrida renove velhas mágoas de 2016 entre a ala mais moderada contra a ala mais progressista do partido. Andrew Cuomo é um grande aliado político de Hillary Clinton, enquanto Nixon concorrerá mais alinhada com Bernie Sanders.

Continua após publicidade

Mas será que ganha?

Segundo uma pesquisa da Siena College, a atriz perderia se a eleição fosse hoje. Cuomo aparece com 66% da preferência dos democratas, enquanto Cynthia está com 19%. Porém, o governador pode ter problemas pelo caminho. Diversos aliados e assessores de Andrew estão sob investigação sobre suspeita de corrupção e pagamento de propina.

Um dos auxiliares mais próximos do governador, Joseph Percoco, foi condenado na semana passada por corrupção. No depoimento, Cuomo foi citado 168 vezes. É verdade que a aprovação de Andrew não caiu depois da condenação, mas a investigação não deve acabar tão cedo. Em relação as suas ex-colegas de elenco, apenas Kristin Davis, que também é ativista, declarou apoio.

Apesar de anos atuando como ativista, Cynthia Nixon nunca foi eleita a nenhum cargo público. As primárias no estado de Nova York estão marcadas para 26 de junho. As eleições gerais acontecerão em 06 de novembro.

Confira o vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=SiOo4C2CiRQ

Catarinense e bacharel de direito. Escrevo sobre entretenimento desde 2010, mas comecei com política internacional depois da campanha americana de 2016. Adoro uma premiação e um debate político, mas sempre estou lendo ou assistindo algo interessante. Quer saber mais? Me pague um café e vamos conversar.