Audiência: Análise de 27/02 a 05/03 – Globo de Ouro, The Flash e muito mais

Numa semana cheia de estreias, retornos e finais de temporada, o grande foco da nossa análise fica com a entrega do Globo de Ouro

Audiência, Análise de Audiência, Snowfall, Globo de Ouro, The Walking Dead, The Flash
Imagem: Virginia Sherwood/NBC; Divulgação (04);

Numa semana cheia de estreias, retornos e finais de temporada, o grande foco da nossa análise fica com a entrega do Globo de Ouro. A premiação de 2021 veio com diversos problemas e desafios a serem superados. Infelizmente, a organização falhou em todos os seus objetivos.

A audiência foi desesperadamente baixa. As crises internas relacionadas a ética e diversidade continuam. Enfim, há muito o que ser discutido na análise que rpreparamos para vocês.  Além disso, também temos o retorno de The Walking Dead The Flash. As subidas inesperadas de Queen Sugar Snowfall e muito, mais muito mais.

[spacer height=”20px”]

PUBLICIDADE

ABC

ABC, Audiência
Imagem: Divulgação

America’s Funniest Home Videos (0.8) e American Idol (1.0) ficaram estáveis a apesar da competição com o Globo de Ouro. Contudo, The Rookie caiu 0.2 para 0.4. Na noite seguinte (1º), The Bachelor continua ladeira abaixo. Desta vez o reality show oscilou 0.2 para 1.1.

Nenhum original se deu bem na terça-feira (02). To Tell The Truth (0.5), black-ish (0.4) e mixed-ish (0.3) caíram 0.1 em relação há semana passada. O especial Soul of a Nation, sobre racismo nos Estados Unidos, estreou com medianos 0.3 no demo.

Na noite de quarta-feira (03), todo bloco de comédias caiu 0.1. Segue: The Goldbergs (0.6); American Housewife (0.5); The Conners (0.5) e Call Your Mother (0.4). O especial jornalístico The Con fez 0.3). A Season Finale de Celebrity Wheel of Fortune caiu 0.1 para 0.7. Em seguida, o último episódio da temporada de The Chase fez 0.5/0.4, uma queda dos 0.6 da semana passada.

Shark Tank ficou estável com 0.7 no demo, um número bastante bom para uma sexta-feira (05) à noite. Em seguida, 20/20 caiu 0.1 para 0.5.

NBC

NBC, Audiência
Imagem: Divulgação

The Voice teve seu grande com 1.1 no demo, uma queda de 0.1 em relação a Fall Premiere de 2020, mas 0.4 a menos da última midseason premiere. A Series Premiere de Debris registrou modestos 0.6 no demo.

Young Rock continua despancando. Desta vez, a comédia caiu 0.2 para 0.6. Lembro que ainda são números saudáveis, mas é importante que na próxima semana estanque esse sangramento. Kenan, por sua vez, parou de cair e ficou estável com 0.5 no demo. A midseason premiere do The Voice fez 0.9, uma queda dos 1.0 registrados no início da temporada passada. Encerrando a noite, New Amsterdam voltou com 0.6, uma queda de 0.2 da estreia anterior.

Com os últimos episódios da atual temporada se avizinhando, Superstore caiu 0.1 para 0.4. Mais tarde, Dateline ficou estável com 0.4 no demo. Com The Blacklist estável com 0.3 no demo, Dateline encerrou a sexta-feira (05) com uma subida de 0.1 para 0.4.

FOX

FOX (logo), Audiência
Imagem: Divulgação

Apesar do apoio dos esportes no período vespertino, Cherries Wild ficou estável com 0.5 no demo. Em seguida, Bless The Harts ficou estável com 0.3; The Simpsons (0.4) e The Great North (0.3) caíram 0.1 em comparação com seu último episódio. Já Bob’s Burgers despencou 0.2 para 0.3, enquanto Family Guy (0.4) perdeu 0.1. Já na segunda-feira (1º), 9-1-1 caiu 0.1 para 1.0, ao mesmo tempo que 9-1-1: Lone Star ficou estável com 0.8.

The Resident retornou de uma semana de folga com estáveis 0.6 no demo. Contudo, Prodigal Son caiu 0.1 para 0.3. A Season Finale de Name That Tune ficou estável com 0.5/06. Mais uma quinta-feira (04), mais uma estabilidade na programação do canal. Hell’s Kitchen (0.7), Call Me Kat (0.5) e Last Man Standing (0.4). WWE SmackDown subiu 0.1 para 0.6 no demogrográfico alvo (18-49 anos) na sexta-feira (05).

CBS

Audiência, CBS (logo)
Imagem: Divulgação

60 Minutes começou a programação de domingo (28) com uma queda de 0.2 para 0.6. Em seguida, The Equalizer (0.7) e NCIS: Los Angeles (0.5) caíram 0.1. Já NCIS: New Orleans ficou estável com 0.5 no demo. NCIS retornou de semanas de folga com uma queda de 0.1 para 0.8. Depois, FBI caiu 0.2 para 0.6. FBI: Most Wanted acompanhou ao cair 0.1 para 0.5.

Tough As Nails deu início a programação de quarta-feira (03) com uma queda de 0.1 para 0.4. Depois, SEAL Team (0.5) e S.W.A.T. (0.4).Os resultados da programação de quinta-feira (04) foram mistos. Tudo começa com Young Sheldon estável com 0.9, ao mesom tempo que B Positive caiu 0.1 para 0.6.

Depois, tudo ficou estável em relação a semana anterior. Mom (0.7), The Unicorn (0.5) e Clarice (0.4). É importante lembrar que este último estabilizou e estancou o sangramento, o que é uma excelente notícia. Após uma semana de folga, MacGyver caiu 0.2 para 0.4, ao mesmo tempo que Magnum P.I. ficou estável com 0.5. Mais tarde, Blue Bloods exibiu seu primeiro episódio desde 12 de fevereiro, e caiu 0.1 para 0.4.

CW

CW (logo), Audiência
Imagem: Divulgação

Tanto Batwoman (0.1) quanto Charmed (0.1) ficaram estáveis no domingo (28). Mesmo desempenho de All American (0.2) e Black Lightning (0.1). The Flash teve sua Season Premiere com 0.3, uma queda substancial dos 0.6 do retorno de 2019. Depois, Superman & Lois teve uma pequena oscilação de 0.1 para 0.3.

É importante lembrar, contudo, que a série já está renovada para segunda temporada. Depois de duas reprises, Penn & Teller: Fool Us ficou estável com 0.1 no demográfico alvo na sexta-feira (05).

[spacer height=”10px”]

Destaques da TV a Cabo

TV a Cabo (logo), Globo de Ouro
Imagem: Divulgação (06)

Allen v Farrow caiu para 0.05, mostrando que apesar das manchetes a série-documentário não empolgou as audiências. Na Showtime, com Shameless ainda de folga de episódios inéditos, The Circus caiu para 0.02. No Starz, por sua vez, American Gods caiu ainda mais. Desta vez, o drama foi de 0.05 para minúsculos 0.03. Retornando para o restinho da sua temporada que começou na Fall Season de 2019, The Walking Dead fez 0.92.  Assim, na segunda-feira (1º), Expresso do Amanhã caiu 0.02 para 0.25.

Longe dos seus pares da franquia, The Real Housewives of Dallas fez 0.22. No BET, The Oval subiu 0.03 para 0.20. Temptation Island fez 0.16 nesta semana, uma subida em comparação com o episódio duplo da semana passada (0.18/0.11). Por fim, Queen Sugar cresceu 0.03 para 0.15.

The Real Housewives of New Jersey subiu para 0.36 na quarta-feira (03). No FX, Snowfall destacou-se positivamente ao operar uma subida, vejam só. O episódio da semana fez 0.33 no demo, um crescimento dos 0.29/0.27 da semana anterior. Na TBS, Full Frontal with Samantha Bee ficou estável com 0.14. Ao mesmo tempo que Good Trouble subiu para 0.09. Único programa relevante na quinta-feira (04), grown-ish subiu 0.06 para ainda ruins 0.18 no demo.

[spacer height=”20px”]

Análise Especial da Semana: Globo de Ouro e a decadência das premiações

Globo de Ouro
Imagem: Divulgação

A Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood, responsável pela organização do Globo de Ouro, tinha duas missões neste ano: entreter um mundo assolado pela pandemia e manter a premiação importante. Do ponto de vista criativo, a cerimônia neste ano falhou miseravelmente. Não apenas em relação aos números, que comentaremos mais abaixo, mas também pelos escândalos que anteciparam a premiação. Me refiro, claro, aos problemas éticos e sociais revelados na semana da entrega dos prêmios. Por isso. Por isso.

Tais percalços mostram a enorme dificuldade da associação em se manter relevante e estar pronta para um novo tempo para uma nova audiência. Um conselho composto por homens brancos ricos vai completamente de encontro com a atual fase da televisão aberta dos Estados Unidos. Sabe-se que grande parte da audiência, que assiste TV da forma tradicional, é de mulheres negras de classe média. É um fato indiscutível. Homens aparecem para assistir esportes e nada mais. Sendo assim, pergunto ao leitor: como que um grupo de pessoas como esse pode preparar o Globo de Ouro para o futuro? Por isso.

Globo de Ouro
Imagem: NBC/Divulgação

A resposta é bastante simples: não pode. The Daily Beast escreveu que foi o ‘pior Globo de Ouro da história’Variety, por sua vez, questiona a necessidade de estarmos assistindo e organizando uma temporada de premiações para começo de conversa. A organização Color of Change afirmou em nota que a premiação mostra tudo o que precisa mudar em Hollywood.

Vamos aos números

Na audiência linear, a premiação registrou 1.2 no demográfico alvo e um total de telespectadores de 5.42 milhões de telespectadores. Ambas as métricas representam uma queda de 60% em comparaçõ com o ano passado (14.76 milhões e 3.8 no demo).  Muitos fatores explicam essa queda. Primeiramente pela premiação ser exibida em fevereiro e não em janeiro, como de costume. Segundo, não há clima para pompa e celebração em lugar nenhum do mundo com mortos se acumulando por todos os lados.

E terceiro, muitos dos filmes concorrendo não foram vistos pela maioria das pessoas na audiência. NomadlandPromising Young Woman? Não há, portanto, interesse para assistir um grupo de celebridades dando prêmios a si mesmos. Assim, pergunta-se: Comemorar o que em meio ao luto? Celebrar o meu desemprego? As dificuldades econômicas? É bem verdade que Jane Fonda e Norman Lear salvaram o dia, pelo menos ao meu ver. Contudo, há muito, muito mesmo, trabalho a se fazer para a edição de 2022.

Sobre o autor

Bernardo Vieira

Redação

Bernardo Vieira é um jornalista que reside em São José, Santa Catarina. Bacharel em direito pela Universidade do Sul de Santa Catarina, jornalista e empreendedor digital, é redator no Mix de Séries desde janeiro de 2016. Responsável por cobrir matérias de audiência e spoilers, ele também cuida da editoria de premiações e participa da pauta de notícias diariamente, onde atualiza os leitores do portal com as mais recentes informações sobre o mundo das séries. Ao longo dos anos, se especializou em cobertura de televisão, cinema, celebridades e influenciadores digitais. Destaques para o trabalho na cobertura da temporada de prêmios, apresentação de Upfronts, notícias do momento, assim como na produção de análises sobre bilheteria e audiência, seja dos Estados Unidos ou no Brasil. No Mix de Séries, além disso, é crítico dos mais recentes lançamentos de diversos streamings. Além de redator no Mix de Séries, é fundador de agência de comunicação digital, a Vieira Comunicação, cuido da carreira de diversos criadores de conteúdo e influenciadores digitais. Trabalha com assessoria de imprensa, geração de lead, gerenciamento de crise, gestão de carreira e gestão de redes sociais.