Audiência – Análise de 20/04 a 26/04: Gotham, Roswell, New Mexico, Gentleman Jack e muito mais

Com a despedida de Gotham, temos a estreia de Gentleman Jack na HBO, assim como a segunda semana da oitava temporada de Game of Thrones e muito mais.

Audiência, Análise de Audiência, Gotham, Roswell New Mexico, Madam Secretary, Gentlmen Jack
Imagem: Fox/Divulgação; CW/Divulgação; CBS/Divulgação; HBO/Divulgação;

[spacer height=”10px”]

Com uma grande quantidade de Season Finales, esse é o começo do fim da temporada 2018-2019. Só nesta semana tivemos as despedidas de Madam SecretaryGothamThe Orville, Roswell New MexicoSupernatural. Além disso, é importante lembrar da estreia saudável de Gentleman Jack numa segunda-feira para HBO, sem contar com a segunda semana de Game of Thrones.

Será que a série subiu ou caiu? Vamos discutir. Por fim, nossos destaques internacionais com o fracasso do Bake Off na Espanha e o sucesso dos debates políticos no país depois de uma campanha dura, intensa e decisiva para o futuro da Europa. Tudo isso e muito mais na coluna desta semana.

PUBLICIDADE

Então, conto com a sua leitura, assim como seu comentário. Afinal de contas, é a única forma de continuarmos melhorando sempre.

[spacer height=”20px”]

ABC

Imagem: ABC/Divulgação

Numa noite tranquila e bastante calma na véspera da Páscoa (20). Mesmo sem ajuda dos Playoffs da NBA, a emissora venceu o sábado com a tradicional reprise do clássico Os Dez Mandamentos, de 1956 e estrelado por  Charlton Heston. O longa metragem registrou 0.5 no demo, praticamente mesmos números de 2018 (0.6). No dia seguinte, American Idol subiu 0.1 para 1.3 no demo, enquanto Shark Tank ficou estável com 0.8.

Na segunda-feira (22), American Idol teve uma forte queda de 0.3 para modestos 0.9 no demo. Enquanto The Fix permaneceu com 0.5. No horário nobre seguinte (23), American Housewife ficou estável 0.8, enquanto black-ish perdeu 0.1 para 0.7 e Bless This Mess despencou 0.2 para 0.7. A Series Premiere de 1969 fez medonhos 0.4.

Exibindo reprises das 20h às 21h30, a emissora prejudicou (e muito) Whiskey Cavalier às 22h. O drama registrou apenas 0.4 ao cair 0.1 em comparação com a semana anterior.

NBC

Imagem: NBC/Divulgação

A emissora escolheu exibir uma das partidas da NHL (hóquei) entre o Carolina Hurricanes e Washington Capitals no sábado (20), que registrou 0.5 no demo. Uma queda de 0.1 dos 0.6 registrados na semana anterior. Já no domingo (21), World of Dance ficou estável com 0.7 no demo, enquanto Good Girls caiu 0.1 para 0.5.

Marcando mais uma audiência baixa na segunda (22), The Voice caiu 0.1 para 1.2, ao mesmo tempo que The Enemy With ficou estacionado em 0.6. Na terça-feira (23), The Village começou a noite segurando-se em 0.6, The Voice caiu 0.1 para uma Series Low de 0.9 e New Amsterdam subiu 0.2 para 0.8.

Com a programação retornando pela primeira vez desde 03 de abril, tudo ficou estável com a franquia Chicago na quarta-feira: Chicago Med (1.0), Chicago Fire (1.1) e Chicago P.D. (1.0). Na quinta-feira (25), Superstore caiu 0.2 para 0.7, enquanto A.P.Bio marcou sofridos 0.4. Brooklyn Nine-Nine ficou estável com 0.5, mas não impediu que Abby’s marcasse sofridos 0.3 no demo, que também é uma Series Low.

Por fim, na sexta-feira (26) The Blacklist marcou 0.6 e 0.5 às 20h e 21h, respectivamente, depois que Blindspot foi retirada do ar durante o mês de maio. Às 22h, Dateline caiu 0.1 para 0.6.

FOX

Imagem: FOX/Divulgação

O canal também teve uma noite lenta de sábado (20) com uma luta de boxe entre Danny Garcia e Adrian Granados marcando pequenos 0.3 no demo. Na segunda-feira (22), The Resident permaneceu em 0.8 no demo, enquanto 9-1-1 subiu 0.1 para 1.2. Na noite seguinte (23), MasterChef Jr. subiu 0.1 para 0.8, mas Mental Samurai ficou estável com 0.5.

Na quarta-feira (24), tudo estável com Empire (1.1) e Star (0.9). Numa noite cheia de despedidas, Gotham teve sua Series Finale com 0.5, uma queda dos 0.6 da sua temporada anterior. Mais tarde, The Orville teve sua Season Finale com 0.7, uma subida de 0.1 do que a série fez recentemente. Sem as comédias para manter uma audiência já medonha, Proven Innocent perdeu 0.1 para 0.3.

CBS

Imagem: CBS/Divulgação

O feriado também complicou a situação do único drama roteirizado (e original) da noite. Ransom despencou 0.2 da Season High de 0.4 da semana anterior para 0.2 no demo. No dia seguinte, 60 Minutes perdeu 0.2 para 0.7 no demo, enquanto mais tarde (às 22h), a Season Finale de Madam Secretary fez estáveis 0.4. Na segunda-feira (22), a Season Finale de The Neighborgood ficou estável com 1.0 no demo, mas Man with a Plan despencou 0.2 para 0.7, mas The Code subiu 0.1 para 0.6.

Sendo o único original da noite de terça-feira (23), NCIS: New Orleans caiu 0.1 para 0.6. Na noite seguinte (24), o sempre sólido e lôngevo Survivor ficou estável com 1.5 no demo. Em seguida, The Amazing Race despencou mais uma vez, desta vez de 0.2 para uma Series Low de 1.0. SEAL Team ficou estável com 0.7 no demo.

Na quinta-feira (25), The Big Bang Theory caiu 0.1 para 1.8. Young Sheldon também caiu 0.1 para 1.4. Em seguida, Mom ficou estável com 1.0 no demo, assim como Life In Pieces com 0.8. S.W.A.T. encerrou os destaques com baixos 0.7 no demográfico alvo. Depois de uma semana de folga, a programação da sexta-feira retornou de forma mista. MacGyver caiu 0.1 para 0.6, enquanto Hawaii Five-0 (0.7) e Blue Bloods ficaram estáveis com 0.7.

CW

CW
Imagem: CW/Divulgação

Exibidas pela primeira vez em três semanas, Supergirl (0.3) e Charmed (0.2) ficaram estáveis no domingo (21). Já na segunda-feira (23), Legends of Tomorrow caiu 0.1 para 0.2, enquanto Arrow ficou estável com 0.2. No horário nobre seguinte, The Flash subiu 0.1 para 0.6, enquanto a Season Finale de Roswell, New Mexico subiu 0.1 para 0.3.

Na quarta-feira (24), Riverdale subiu ficou estável com 0.2, mesmos números de Jane The Virgin. A Season Finale de Supernatural fez 0.3, enquanto In The Dark fez estáveis 0.2. Encerrando a semana, Dynasty ficou firme nos seus 0.2 da semana passada.

[spacer height=”10px”]

Destaques da TV a Cabo

Canais a Cabo
Imagem: Divulgação (06)

Com os destaques começando no domingo (21), temos Game of Thrones tendo uma forte queda da sua Season Premiere de 0.61 para 4.42. Na contramão desse efeito, as comédias que seguiram continuaram subindo. Barry cresceu 0.06 para 0.78, enquanto Veep subiu 0.02 para 0.37.

Na Showtime, Billions teve uma leve queda de 0.02 para 0.15 ao mesmo tempo que The Chi cresceu para 0.12. Killing Eve subiu 0.02 para 0.15 na AMC, mas caiu 0.03 na exibição na BBC America. Por fim, American Gods cresceu 0.02 para 0.10 e Now Apocalypse perdeu um tantinho para 0.01.

Na segunda-feira (22), American Dad caiu 0.03 para 0.36 na TBS. Enquanto Into The Badlands mais que duplicou ao subir 0.14 para 0.24. A HBO continua colocando em prática seu plano de expandir para segunda-feira com a estreia saudável de Gentleman Jack com 0.11.

Uns vão bem, enquanto outros derretem

No History Channel, Knightfall caiu 0.04 para 0.10, assim como Shadowhunters caindo 0.03 para 0.10. Por fim, a CNN exibiu uma maratona de eventos com candidatos democratas à presidência. Kamala Harris foi a mais assistida, seguida de Bernie Sanders, Pete Buttigieg, Elizabeth Warren e Amy Klobuchar.

Na terça-feira (23), Deadliest Catch cresceu 0.03 para 0.36. Enquanto The Last O.G. ficou estável com 0.32 e o telefilme, que funcionou como uma Series Finale, de Being Mary Jane com 0.32 para o BET. Encerrando os destaques da noite, If Loving You Is Wrong caiu 0.07 para 0.15. Fosse/Verdon subiu 0.03 para 0.13. The Bold Type ficou estável com 0.09.

What We Do In The Shadows caiu 0.02 para 0.13 na quarta-feira (24) para o FX. The Perfectionists subiu para 0.11, enquanto Happy caiu para 0.09 e Brockmire também escorregou para 0.04. Por fim, RuPaul’s Drag Race ficou estável na quinta-feira (25), enquanto Project Runway subiu 0.04 para 0.25. Dentre aqueles que derreteram, temos Cloak & Dagger (0.14), Wife Swap (0.13) e Better Things (0.08).

Notas do Acúmulo:

Today Show: o programa matinal fez de novo. Venceu seu principal recorrente (o Good Morning America)  na audiência total pela segunda vez em três semanas. Além disso, foi a 11ª vitória nesse sentido neste ano. Foi uma média de 4.05 milhões de pessoas, enquanto a ABC marcou 3.97 milhões de telespectadores e o CBS This Morning atraiu a atenção de 3.12 milhões. É importante lembrar ainda que esses números são os melhores da atração desde o fim das Olimpíadas de Inverno de 2018.

DC’s Legends of Tomorrow: a série empatou com Jane The Virgin com o maior crescimento em demo (18-49 anos) na semana de 1º a 07 de abril. O drama saltou de 0.2 para 0.5 quando somados os 0.3 do no L+7, uma subida de 150%. O Top 05 é completado por The Blacklist (140%; 1.2 no demo); Supernatural (133%; 0.7 no demo) e The Rookie (114%; 1.5 no demo).

Knightfall: a série do History Channel foi a vencedora da TV a Cabo no que se refere a crescimento no demo quando somado o acumulado de sete dias na semana de 1º a 07 de abril. O drama cresceu 200% ao subir de 0.1 para 0.3, empatado com Hollywood Medium (200%; 0.3 no demo); Little Women: Los Angeles (200%; 0.3) e Trading Places (200%; 0.3). Fechando o Top 05 fica Teen Mom II (160%; 1.3).

Internacionais

TV a Cabo, Telecine, Channel 2, BBC One, Chilevisión, TF1, TV Azteca
Imagem: Divulgação (06)

No sábado (20), o The Voice França continuou liderando. O 11º episódio foi assistido por 3.67 milhões de telespectadores, além de um share de 20.9% no público geral e 32% entre mulheres com menos de 50 anos, de acordo com a Médiamétrie. É importante lembrar, contudo, que foi mais uma grande queda dos 4.20 milhões que assistiram ao programa na semana anterior. A Páscoa também marcou a menor audiência total do reality show desde sua estreia em 2012.

Depois de entupir a programação de sexta e sábado com filmes americanos, oscilando entre Homem de Aço O Juiz, o domingo (21) trouxe um respiro para um cambaleante Bake Off Espanha. A participação foi de 6.3% e um público de 1.05 milhão de pessoas. Embora seja uma Series High para um formato que claramente não empolgou no país. O programa perdeu em share para exibição da Santa Missa (7.9%) na La 2.

Na segunda-feira (22), tivemos a final da temporada de retorno de Dancing with the Stars Australia. O episódio atraiu 687 mil telespectadores, número bem aquém do que a Network 10 esperava quando ressucitou o programa. Na mesma noite, 9-1-1 continua patinando com pequenos 447 mil pessoas através das cinco regiões metropolitanas da Austrália.

Na noite seguinte (23), a La Une exibiu a Season Finale do The Voice Bélgica. O reality show ficou no quarto lugar geral com 367 mil telespectadores, sendo a menor desde a sua estreia.

Conversando a gente se entende

Depois de muita polêmica e decisões judiciais, os principais candidatos da eleição espanhola finalmente se enfrentaram em dois debates em noites consecutivas. A primeira (23/04) foi na RTVE e a segunda (24/04) foi na Antena 3 e laSexta. No geral os resultados foram ótimos, de acordo com análises da imprensa especializada. O primeiro encontro atraiu 8.8 milhões de telespectadores e um share enorme de 43.8%.

Já o segundo encontro atraiu 9.4 milhões de pessoas e um share igualmente enorme de 48.8%. Tais números, embora extremamente positivos, ainda estão longe de outros debates históricos na Espanha. O de maior audiência foi em 2008 quando José Luis Rodríguez Zapatero debateu com Mariano Rajoy, cuja participação foi de 59.1%. Esses dois encontros de 2019 ficam, respectivamente em oitavo (Antena 3 e laSexta) e décimo (RTVE).

A Vertele tem uma ótima análise do porquê os espanhóis não assistiram em números maiores. Leia aqui.

[spacer height=”20px”]

Sobre o autor

Bernardo Vieira

Redação

Bernardo Vieira é um jornalista que reside em São José, Santa Catarina. Bacharel em direito pela Universidade do Sul de Santa Catarina, jornalista e empreendedor digital, é redator no Mix de Séries desde janeiro de 2016. Responsável por cobrir matérias de audiência e spoilers, ele também cuida da editoria de premiações e participa da pauta de notícias diariamente, onde atualiza os leitores do portal com as mais recentes informações sobre o mundo das séries. Ao longo dos anos, se especializou em cobertura de televisão, cinema, celebridades e influenciadores digitais. Destaques para o trabalho na cobertura da temporada de prêmios, apresentação de Upfronts, notícias do momento, assim como na produção de análises sobre bilheteria e audiência, seja dos Estados Unidos ou no Brasil. No Mix de Séries, além disso, é crítico dos mais recentes lançamentos de diversos streamings. Além de redator no Mix de Séries, é fundador de agência de comunicação digital, a Vieira Comunicação, cuido da carreira de diversos criadores de conteúdo e influenciadores digitais. Trabalha com assessoria de imprensa, geração de lead, gerenciamento de crise, gestão de carreira e gestão de redes sociais.