Audiência – Análise de 31/08 a 06/09: Mayans M.C., Greenleaf, Younger e muito mais

Com a Fall Season cada vez mais próxima, temos uma análise de audiência cheia de idas e vindas com Mayans M.C., Greenleaf, Younger e muito mais.

Audiência, Análise da Audiência, On Becoming God In Central Florida, Younger, Mayans M.C., Greenleaf
Imagem: Divulgação (04)

Como o jornalista político Gabe Fleisher disse na sua newsletter da última terça-feira (03), o pós-Dia do Trabalho (comemorado nos Estados Unidos na primeira segunda-feira de setembro) é o fim não-oficial da Summer Season. O que isso quer dizer? Para o Mix de Séries, não muita coisa, afinal, estamos aqui até mesmo no dia 31 de dezembro. Contudo, desta data até o dia dos Emmys, nada de muito empolgante acontecerá na TV aberta.

Começaremos a ver grandes retornos na TV a Cabo, como é o caso de Mayans M.C. Greenleaf nesta semana, assim como as tradicionais despedidas (como é o caso de Suits). Além disso, outro indicativo de que estamos virando a página vem com o recomeço das temporadas de futebol, tanto a universitária quanto a profissional. Teremos os números do futebol, assim como dos retornos, das despedidas e de muito mais.

Então, te convido para ler e lembro que estou esperando seu comentário. Afinal, é a única forma de continuarmos melhorando sempre.

PUBLICIDADE

[spacer height=”20px”]

ABC

Imagem: Divulgação

A exibição do jogo entre o Oregon e o Auburn, como parte da temporada deste ano do College Football, fez enormes 1.7 no demográfico alvo, destruindo qualquer competição no domingo (1º). Na segunda-feira (02), Bachelor In Paradise (1.1) e Grand Hotel (0.4) caíram 0.1 em pleno feriado de dia do trabalho.

Na noite seguinte (03), Bachelor In Paradise ficou estável com 1.1, seja em relação ao dia anterior ou à terça-feira passada. Por fim, no horário nobre de quinta-feira (05), Reef Break subiu 0.1 para 0.3 após ser precedida pelo The Lego Movie.

NBC

Imagem: Divulgação

Na segunda (02), American Ninja Warrior (0.8) perdeu 0.1 no dia do feriado, enquanto Dateline despencou 0.2 para 0.4. Na noite seguinte (03), America’s Got Talent subiu 0.2 para sólidos 1.6 no demo alvo, enquanto Bring The Funnsegurou-se nos 0.7.

Na quarta-feira (04), America’s Got Talent (1.2), assim como Songland (0.8), subiram 0.1. Já Hollywood Game Night ficou estável com 0.4 no demo. Por fim, a quinta-feira (05) trouxe o início da temporada regular da NFL. O jogo marcou gigantescos 6.4 no demo, levemente inferior aos 6.6 de 2018, mas ainda sim vitoriosos.

FOX

Imagem: Divulgação

Season Finale de What Just Happened??! with Fred Savage foi o embaraço de sempre. Embrulhada em reprises, o programa atraiu 0.2 no demográfico alvo, o que está dentro da média da primeira (e provavelmente última) temporada. Na segunda-feira (02), So You Think You Can Dance ficou sólido em 0.4 no demo.

Já na terça (03), First Responders Live cresceu 0.1 para 0.4, o que não redime o programa por uma performance lamentável nesta temporada. Na quarta-feira (04), MasterChef ficou estável com 0.8, enquanto BH90210 continuou derretendo ao cair 0.1 para 0.6. Por fim, um episódio de duas horas de Spin The Wheel ficou estável com 0.5, o que é impressionante haja vista sua competição.

CBS

Imagem: Divulgação

Apesar da pouquíssima competição, o Big Brother despencou ao ser exibido na véspera do feriado (1º). O reality show registrou 0.9, uma queda forte de 0.3 no demo em comparação com o último domingo. Na quarta-feira (04), Big Brother subiu 0.1 para 1.2, enquanto a exibição de quinta (05) subiu 0.1 para 1.0.

CW

Imagem: Divulgação

Na segunda (02), Penn & Teller: Fool Us perdeu 0.1 para 0.2 no demo. Na noite seguinte (03), Pandora ficou estável com 0.1, embora não há muita gordura para queimar. Na quarta (04), Bulletproof cresceu 0.1 para 0.2, mas Hypnotize Me continuou estacionado nos 0.1. Por fim, e encerrando os destaques da emissora, a quinta-feira (05) trouxe The Outpost estável com 0.1, assim como Two Sentence Horror Stories (0.1).

[spacer height=”10px”]

Destaques da TV a Cabo

TV a Cabo (logo)
Imagem: Divulgação (06)

No domingo (1º), Power venceu toda a competição, apesar de toda a cobertura do furacão Dorian e de ser uma véspera de feriado. Tais eventualidades, contudo, derrubaram a audiência da série em 0.22 para ainda fortes 0.34 no demo. Na AMC, Fear The Walking Dead também sofreu ao cair 0.14 para 0.29, assim como Preacher que despencou 0.04 para 0.08. Na HBO, Ballers segurou-se bem ao cair apenas 0.06 para 0.17. Encerrando os destaques da noite, The Affair caiu para 0.04; On Becoming God In Central Florida subiu para 0.03.

Na segunda-feira (02), The Terror teve uma leve queda para 0.06; Lodge 49 despencou para 0.05 e Our Boys ficou praticamente estável com 0.05. Na noite seguinte (03), Mayans M.C. voltou com 0.50, o que é uma queda enorme de 0.55 do que a série fez ao estrear em 2018, mas uma subida de 0.01 do que foi feito na sua Season FinaleGreenleaf retornou de uma pausa com 0.26, representando uma queda de 0.06 do que foi feito nesse horário em 2018 na sua estreia, assim como na Season Finale (0.02).

Na quarta-feira (04), Suits voltou de uma semana de folga com estáveis 0.23, mesma situação de Pearson com 0.08. No OWN, Queen Sugar ficou estável com 0.21, enquanto David Makes Man caiu levemente para 0.09. A Season Finale de Younger, por sua vez, ficou em 0.17, uma subida de 0.05 em relação a semana anterior, mas uma queda de 0.05 da Season Finale de 2018.

Na quinta-feira (05), por fim, Jersey Shore liderou a TV a Cabo com 0.43, uma queda de 0.05 em relação a semana passada. Em seguida, Ex On The Beach subiu para 0.23.

Notas do Acúmulo:

BH90210: embora esteja registrando números medonhos linearmente, a série vai bem no que se refere ao acumulado. No período de 19 a 25 de agosto, a produção da Fox foi quem mais mais cresceu dentre todos os programas da TV aberta no demográfico alvo (18 a 49 anos). Foi uma alta de  75% ao adicionar 0.6 na sua audiência ao vivo, totalizando 1.4 no demo.

Yellowstone: reforçando e sempre reafirmando seu status de fenômeno nesta temporada, o drama foi a produção roteirizada quem mais cresceu no demo alvo (18 a 49 anos) no período de 19 a 25 de agosto. A série estrelada por Kevin Costner cresceu 140% ao subir de 0.5 (do ao vivo) para ótimos 1.2 no demográfico alvo.

Telecinco: agosto é um mês ruim para redes de televisão em todo mundo. Enquanto é a ressaca da temporada de verão no hemisfério norte, representa um período dormente de transição entre o inverno e a primavera no hemisfério sul. Contudo, o canal espanhol venceu o mês em audiência. Tal marca faz com que a emissora tenha ficado exatos doze meses no pódio, revertendo o cenário de 2018 em que perdera para Antena 3. O Top 03 do mês fechou com: Telecinco (12.7%), Antena 3 (11.2%) e La 1 (8.7%).

Internacionais

TV Internacional
Imagem: Divulgação (06)

Descrito pelo The Guardian como a ‘resposta britânica‘ para Big Little LiesDeep Water estreou na Austrália no sábado (31) com certa timidez. Foram apenas 364 mil telespectadores, o que para uma noite de sábado foi suficiente para ficar no quarto lugar geral. Já no domingo (1º), MasterChef Portugal retornou ao ar como ‘uma das maiores apostas de entretenimento da temporada no país’, mas não conseguiu liderar. A estreia foi assista por cerca de 719 mil espectadores (17% de share), perdendo para SIC (23% de participação).

[spacer height=”20px”]

Obs: A tradicional Análise Especial da Semana permanece em hiato até o retorno oficial da Fall Season.

Sobre o autor

Bernardo Vieira

Redação

Bernardo Vieira é um jornalista que reside em São José, Santa Catarina. Bacharel em direito pela Universidade do Sul de Santa Catarina, jornalista e empreendedor digital, é redator no Mix de Séries desde janeiro de 2016. Responsável por cobrir matérias de audiência e spoilers, ele também cuida da editoria de premiações e participa da pauta de notícias diariamente, onde atualiza os leitores do portal com as mais recentes informações sobre o mundo das séries. Ao longo dos anos, se especializou em cobertura de televisão, cinema, celebridades e influenciadores digitais. Destaques para o trabalho na cobertura da temporada de prêmios, apresentação de Upfronts, notícias do momento, assim como na produção de análises sobre bilheteria e audiência, seja dos Estados Unidos ou no Brasil. No Mix de Séries, além disso, é crítico dos mais recentes lançamentos de diversos streamings. Além de redator no Mix de Séries, é fundador de agência de comunicação digital, a Vieira Comunicação, cuido da carreira de diversos criadores de conteúdo e influenciadores digitais. Trabalha com assessoria de imprensa, geração de lead, gerenciamento de crise, gestão de carreira e gestão de redes sociais.