Os bastidores de Smallville: curiosidades por trás das câmeras
As recentes manchetes podem prejudicar um pouco as boas lembranças de Smallville. Exatamente por isso que o Bastidores desta semana quer refresca-las.
[spacer height=”0px”]
Lançanda em 2001, Smallville foi pioneira. Não só por ser uma das primeiras séries a entrar no ar pela CW quando o canal foi lançado em 2006, mas também pelo gênero na qual representou durante sua jornada. É claro que vimos As Aventuras do Super-Homem na década de 1950 e Batman nos anos 60. Entretanto, a única a desbravar o início deste século foi Smallville.
Além de lançar a carreira de Tom Welling, a série também foi uma das precursoras do gênero de super herói na nova era dourada da televisão. E sim, vamos concordar em fingir que The Cape nem existiu. Pode-se afirmar com conforto que ela foi o teste que os executivos da CW precisavam para investir pesado em adaptacão de quadrinhos para televisão.
As recentes notícias envolvendo Allison Mack não conseguem arranhar a imagem de Smallville. Nem de longe eu diria. Entretanto, é inevitável lembrar da atriz durante seu período na série e imaginar que durante todo aquele tempo ela estava envolvida num culto sexual bizarro.
Sabendo disso e com o intuito de refrescar as boas lembranças da série, ela é a escolhida para ser o tema do Bastidores desta semana.
[spacer height=”10px”]
Fora dos planos
Originalmente, a Tollin/Robbins Productions estava planejando fazer uma série que falasse sobre a vida de Bruce Wayne como jovem antes de tornar-se o Batman ao invés do Super-Homem. Mas essa foi a mesma época que a Warner Bros. Studios tinha decidido produzir Batman Begins, fazendo com que a proposta fosse descartada para “evitar competição”.
Com isso, o responsável pela produtora sugeriu a Peter Roth, o então responsável pela Warner Bros Television, para que eles explorassem os primórdios do Superman, mais especificamente um tal de Clark Kent. O executivo gostou da ideia e aprovou o projeto que em breve seria chamado de Smallville.
Com o fim (bem sucedido) da trilogia em 2012 com o sucesso estrondoso de Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge, a ideia inicial foi revisitada. O nome do projeto? Gotham. Será que alguém conhece?
Continua após publicidade
Guarde o seu Batman
Em virtude do embargo que a Warner Bros. impôs em qualquer produção televisiva relacionada a Bruce Wayne/Batman em virtude dos filmes, o departamento criativo teve que bolar outras ideias. Uma delas foi Oliver Queen/Arrow, criado essencialmente para substituir (e preservar) todo material relacionado ao cavaleiro das trevas.
Poderia ser, mas não foi
– Milo Ventimiglia (This Is Us) foi o primeiro a fazer uma audição para interpretar Clark Kent. Ele não passou já que o papel ficou com Tom Welling. Mas a executiva da então The WB gostou tanto do ator que escalou-o diretamente, sem precisar de qualquer teste, como o Jess de Gilmore Girls. O papel mais próximo de super-herói que Ventimiglia fez foi em Heroes, da NBC.
– Amy Adams, isso mesmo, Amy Adams fez uma audição para interpretar Lois Lane. Por razões não divulgadas, Erica Durance ficou com o papel. Se você acredita em destino, foi uma ironia e tanto quando ela foi confirmada como a intérprete da personagem no longa Homem de Aço. Adams, entretanto, chegou a participar de Smallville como convidada interpretando uma meta-humana.
– Críticos maldosos batizaram Smallville de Dawson’s Krypton em referência às similaridades com a estrutura narrativa de Dawson’s Creek.
Saindo por cima
À época conhecido como o “horário da morte” da CW a sexta-feira não afetou em nada Smallville quando a mesma foi movida para este dia. Exibida num dia um tanto ruim para audiência (Taken que o diga), a série continuou rendendo como sempre. Na verdade, manteve-se em segundo lugar nos melhores números da emissora.
A última temporada foi anunciada em virtude de um entendimento que a história, criativamente falando, dava sinais claros de esgotamento. Se dependesse da CW a possibilidade de Smallville ter se tornado a primeira versão de Supernatural eram grandes.
Para efeitos de curiosidade, a série ficava atrás apenas de The Vampire Diaries na sua penúltima temporada.
Continua após publicidade
E aí, vamos cruzar?
Um crossover entre Smallville e Supernatural foi sugerido, mas em seguida rejeitado. A ideia teria sido “tão ruim e incompreensível” que os executivos da CW sequer encomendaram um roteiro para avaliação. O resultado inicial parece ter sido tão ruim que possibilidade de revisitar a proposta nunca foi considerada.
E aí, sentem saudades de Smallville? Gostaram das curiosidades? Conta pra gente…