Batman de Michael Keaton: o que saber para assistir o filme The Flash
O que é necessário lembrar dos filmes de Michael Keaton como Batman para assistir o novo filme The Flash? O Mix de Séries te ajuda.
Indiscutivelmente, a principal razão pela qual as pessoas estão animadas com o filme The Flash é que ele traz de volta o ator Michael Keaton reprisando seu papel como Bruce Wayne/Batman pela primeira vez desde Batman O Retorno, de 1992.
A interpretação de Keaton é amplamente considerada uma das melhores adaptações live-action do Cavaleiro das Trevas. E sua presença gerou muito interesse no filme The Flash ao longo de seu desenvolvimento, que foi cheio de contratempos e controvérsias. Então, antes de conferir o novo filme, é importante olhar para os filmes dirigidos por Tim Burton que Keaton estrelou para ver o que aconteceu e onde o personagem ficou.
Como começa a história do Batman de Michael Keaton?
O primeiro filme do Batman dirigido por Tim Burton e estrelado por Michael Keaton é simplesmente intitulado Batman. Embora seja frequentemente referido como “Batman de 89“, em referência ao ano de seu lançamento em 1989.
Em vez de apresentar uma típica história de origem de super-herói, o filme começa com o Homem Morcego já está realizando sua guerra contra o crime. Na história, ele ainda não conquistou os cidadãos de Gotham City, que vê o misterioso Batman como uma lenda urbana. Assim, ele é tão assustador quanto os criminosos que ele caça. Isso pode ser porque o Batman de Keaton está disposto a usar a força letal contra criminosos, uma das muitas maneiras pelas quais ele difere da maioria das outras representações do personagem.
A fotojornalista Vicki Vale (Kim Basinger) viaja para Gotham City para investigar o Batman. E assim, inicia ironicamente um romance com Bruce Wayne, que ela acredita ser simplesmente um bilionário recluso. Enquanto isso, após ser traído por seu chefe e enfrentar Batman, o sádico gângster Jack Napier (Jack Nicholson) cai em um tanque de produtos químicos e se transforma no icônico vilão Coringa. O relacionamento crescente de Bruce com Vicki faz com que ele questione seus sentimentos em relação à sua vida dupla enquanto, como Batman, ele tenta impedir a onda de ataques aterrorizantes que o Coringa lança contra a cidade.
Leia também: Batman Eternamente: 6 fatos que o fazem um bom filme
Em outra grande mudança do cânone típico do Batman, Bruce descobre que Napier foi o assaltante que assassinou seus pais quando Bruce era criança. Depois disso, o mordomo de Bruce, Alfred (Michael Gough), o surpreende levando Vicki para a Batcaverna na esperança de preservar seu relacionamento. Vicki ainda está aberta para ficar com Bruce, mas quer saber se “vamos tentar nos amar?” ao que Bruce responde: “Eu gostaria. Mas ele está lá fora agora. E eu tenho que ir trabalhar”, colocando sua necessidade de vingança contra Napier à frente de seus sentimentos românticos.
Durante a batalha final entre Batman e o Coringa, este último sequestra Vicki, forçando-a a subir na torre do sino de uma igreja abandonada. Eventualmente, o Coringa joga Bruce e Vicki para fora do prédio. Mas Bruce é capaz de impedir a queda assim como o Coringa escapar de helicóptero, fazendo-o cair para a morte. Tendo se estabelecido como um herói genuíno, Bruce dá um Bat-sinal à cidade, para que as pessoas sempre possam chamá-lo. Uma ironia é que, no filmes, ele não tem uma estreita relação de trabalho com o comissário de polícia Jim Gordon (Pat Hingle). No final, Vicki aparentemente aceita a dualidade de Bruce, quando o filme termina com ela indo em um encontro com o namorado. Mas ele vai se atrasar, adivinhem por que?
Como a história de Selina Kyle termina em ‘Batman O Retorno’ antes de The Flash?
No entanto, de acordo com Batman O Retorno, eles terminaram seu relacionamento, deixando Bruce obcecado por sua guerra contra o crime mais uma vez. Nesse filme, Bruce luta contra Oswald Cobblepot/o Pinguim (Danny DeVito), líder da gangue do Triângulo Vermelho. Ele também enfrenta seu “sócio no crime”, o magnata corrupto Max Shreck (Christopher Walken), enquanto também, em ambos os lados de sua vida, lida com Selina Kyle/Mulher-Gato (Michelle Pfeiffer).
Leia também: Por que a Mulher Gato de Batman O Retorno é a melhor versão?
Selina era a secretária de Max até que ele tentou assassiná-la jogando-a para fora de um prédio depois que ela descobriu seus planos criminosos. Um grupo de gatos de alguma forma realiza uma ressurreição mágica em Selina, trazendo-a de volta à vida. Assim, ela ganha habilidades sobre-humanas, levando-a a se tornar a anti-heroína Mulher-Gato. Às vezes ela protege mulheres inocentes, mas também está decidida a matar Max e, no caminho, ela brevemente se une ao Pinguim para matar Batman.
Em suas identidades civis, Bruce e Selina começam um romance, unindo-se em suas lutas compartilhadas com a dualidade. Depois que eles descobrem as identidades secretas um do outro, Bruce pede a Selina que não mate Shreck. Mas ela o faz de qualquer maneira, eletrocutando-o até a morte de tal forma que Bruce presume que ela também morreu.
O final do filme mostra Selina viva, mas como Bruce não sabe disso, é possível que a perda dela o deixe ainda mais assombrado e solitário. É então que o filme de The Flash entra, 30 anos depois.
O Batman de Michael Keaton se estende além dos filmes de Tim Burton
Há também mais uma história oficial com a versão do personagem de Michael Keaton. Intitulada de Batman ’89, ela é uma minissérie de quadrinhos lançada de 2021 a 2022. A série se passa na mesma continuidade dos filmes de Burton, ocorrendo após Batman O Retorno, e foi escrita por Sam Hamm, que atuou como roteirista principal do primeiro filme.
Na série, Bruce acolhe um jovem chamado Drake Winston como seu parceiro de combate ao crime, Robin. Tudo isso, enquanto ele luta contra a versão de Harvey Dent interpretada por Billy Dee Williams que aparece no primeiro filme. Bruce também se reencontra com Selina, mas os dois se separam depois que ela mata Dent. Embora os fãs tenham gostado, em sua maioria, dos quadrinhos, é improvável que seus eventos sejam referenciados em The Flash. Afinal, os produtores do novo filme provavelmente querem evitar confundir os fãs que não leram as HQs.
O Alfred do Batman de Michael Keaton estará em The Flash?
O Bruce de Michael Keaton também pode estar ainda mais isolado em The Flash por causa de algumas das circunstâncias da vida real por trás do filme. Michael Gough faleceu em 2011 e não houve anúncio de um ator substituto sendo contratado para interpretar sua versão de Alfred em The Flash. Embora Jeremy Irons apareça como Alfred do Universo DC junto com o Bruce de Ben Affleck.
Isso marcará a primeira vez que uma versão de Bruce aparecerá em um filme sem seu próprio Alfred.
A ausência de Alfred em The Flash abre oportunidades únicas de contar histórias que os filmes anteriores não exploraram. Alfred foi morto no universo principal da DC Comics em 2019 e, embora isso partisse o coração de Bruce, algumas histórias subsequentes sugeriram que era necessário que o personagem perdesse seu pai substituto para superar os problemas emocionais que frequentemente enfrenta. Embora o arco da história de The Flash para Bruce não vá nessa direção, a possibilidade do personagem ter que lidar com a perda de Alfred de alguma forma cria uma situação rica empotencial e provavelmente resultará em outra grande atuação de Michael Keaton nas telonas.