Bem-Vindos ao Éden tem história real: a verdade sobre a série
Sucesso na Netflix, Bem-Vindos ao Éden tem história que se inspirou em um curioso evento da vida real. Saiba a verdade.
Bem-Vindos ao Éden nos levou a uma ilha paradisíaca, que existe no mundo real, onde uma festa exclusiva vira pesadelo e prisão para vários dos convidados. Esta série da Netflix brinca com ficção científica e mistério, mas também tem inspirações em um evento real.
Sucesso na Netflix, Bem-Vindos ao Éden nos imergiu no elaborado plano de Astrid e Erik para criar uma comunidade autossuficiente com membros que muitas vezes são forçados a fazer parte dela. E, se não quiserem, precisam enfrentar consequências fatais.
Só que o pretexto para juntar novos candidatos a esta peculiar comunidade surge de uma festa exclusiva numa ilha remota e precisamente este fato tem inspirações num acontecimento real.
Bem-Vindos ao Éden é inspirado em um festival da vida real
“Uma ilha. Uma festa exclusiva. Um novo sabor. Bem-vinda à viagem da sua vida Blue Eden”, diz Zoa, maravilhada com o vídeo dela convidando-a para se juntar ao grupo de rapazes que poderão curtir uma festa incrível em uma ilha.
Da mesma forma, em 2017, o Fyre Festival estava promovendo uma festa épica e memorável que ninguém deveria perder. No entanto, a realidade foi diferente, assim como na série da Netflix.
Leia também: O Elenco de Bem-Vindos ao Éden, tudo sobre os atores
Os criadores da série da Netflix, Joaquín Górriz e Guillermo López Sánchez, fizeram uma revelação. A de que o Festival Fyre foi uma grande inspiração para eles escreverem essa história.
Graças ao documentário da Netflix que expôs ainda mais a fraude que foi esse evento, os criadores encontraram o ponto de partida para sua série.
“Fomos muito inspirados por um documentário da Netflix sobre o Fyre Festival, um festival que… foi um desastre”, explicaram ao SensaCine.
Este Festival vendeu um anúncio de que seria o melhor do mundo. Mas no final acabou criando um pesadelo para os participantes, uma premissa perfeita para apresentar Bem-Vindos ao Éden. “Disseram-lhes que iam fazer a viagem das suas vidas. E de fato é, mas com a dimensão que queremos dar porque desde o início percebemos que há algo obscuro por trás disso.”.
Fyre Festival: O evento que terminou em caos e ações judiciais
O Fyre Festival parecia ser o evento mais quente de 2017. Modelos como Kendall Jenner, Bella Hadid, Hailey Baldwin e Emily Ratajkowski promoveram este evento criado por Billy McFarland e o rapper Ja Rule. No vídeo promocional, foram prometidos dois finais de semana com “o melhor da comida, arte, música e aventura” em uma ilha particular nas Bahamas, que já pertenceu a Pablo Escobar.
Leia também: Bem-Vindos ao Éden, 2ª temporada, data de estreia e história
As vistas panorâmicas da ilha paradisíaca, as belas maquetes em iates e a orla da praia, pessoas curtindo shows e esportes aquáticos, jatos particulares e mais luxos adoçaram os olhos de milhares. E eles compraram ingressos que variam de 500 dólares a 12 mil dólares por Ingressos VIP.
No entanto, assim que chegou o primeiro fim de semana do Fyre Festival, os participantes perceberam que eram vítimas de um grande golpe. A luxuosa infraestrutura que lhes foi prometida não existia, existiam poucos banheiros. E, além disso, eles precisavam médico, celular, serviço de internet, água encanada, transporte, iluminação e muito mais.
A refeição exclusiva que teria preparação de chefs renomados acabou sendo duas fatias de pão, queijo e um pouco de salada. Os participantes do Fyre Festival viveram uma experiência que jamais esqueceriam, a ponto de ir a tribunal. No final, os organizadores do festival receberam um processo, e foram alvos de investigações do FBI. Então, tiveram que pagar milhões de indenização aos afetados.
Onde fica a ilha de Bem-Vindos ao Éden?
Os criadores de Bem-Vindos ao Éden buscavam um lugar que tivesse características paradisíacas, mas que ao mesmo tempo emitisse uma vibe terrível e abandonada. Foi assim que decidiram que o lugar ideal para desenvolver a história era Lanzarote. Mas onde fica esta ilha? Lanzarote é uma das oito ilhas que compõem as Ilhas Canárias, um arquipélago localizado no Oceano Atlântico, a sudoeste de Espanha, a noroeste de África e ao largo da costa de Marrocos.
As Ilhas Canárias são uma comunidade autónoma espanhola, e faz sentido que escolheram Lanzarote para a produção de uma série da Netflix Espanha. Deve-se notar, portanto, que o principal local em que realizaram as gravações foi em Caletón Blanco, uma praia espetacular localizada no norte da ilha.
Dessa forma, este espaço corresponde à praia principal que os fãs podem ver em Bem-Vindos ao Éden, onde realizaram as festas do Éden.