CEO da Netflix diz que “número de assinantes não importará” com novos streamings

Netflix parece não estar preocupada com ameaça de novos streamings, mas ficará atenta ao tempo que seus assinantes estão gastando na plataforma.

Netflix vs Apple: Guerra dos streamings
Imagem: Divulgação

Guerra entre novos streamings está esquentando

A guerra dos streamings está esquentando, à medida que a Netflix (assim como o Amazon e o Hulu) ganham uma nova competição de destaque com o Apple TV +, Disney +, e outros lançamentos em 2020.

A Netflix já esteve facilmente no topo das plataformas de streamings, mas é perfeitamente possível que os números massivos de assinantes diminuam ou se estabilizem diante dos novos serviços disponíveis. Embora isso pareça muito ruim para a “Gigante”, o CEO Reed Hastings realmente não acha que os números de assinantes sejam importantes demais para o sucesso, ou que irão pesar neste cenário.

Hastings explicou essa perspectiva um tanto surpreendente sobre o sucesso do streaming, durante uma conferência da TIMES.  “O tempo será a verdadeira competição. Você ouvirá sobre alguns números de assinantes, mas poderá agrupar as coisas para que isso não seja relevante. Portanto, a medida real será o tempo com que os assinantes gastam? Que mix de todos os serviços eles acabam assistindo? Para onde eles vão?“, explicou (via CNBC).

PUBLICIDADE

Portanto, os números serão absolutamente nada perto do tempo real que o público gasta consumindo os produtos da plataforma.

Espaço para concorrência

Embora o mercado ficará cheio de streamings ao longo do próximo ano, isso não significa necessariamente que os consumidores terão de escolher apenas um serviço. Inevitavelmente, as pessoas assinam vários serviços, mas acessam um favorito que ocupa mais tempo do que o resto. Assim, as plataformas ficarão atentas às preferências. Os consumidores optarão pela Netflix ou gastarão mais tempo com o Disney + ou Apple TV +? Ou eles escolherão fazer algo diferente e aproveitar por completo?

O próprio Reed Hastings disse ao Times que assinará o Disney + para conferir as produções originais e ficar atento ao comportamento do novo streaming. Inegavelmente, a Netflix tem um grande volume quando se trata de séries originais, mas os originais da Netflix são constantemente cancelados. O Disney + tem uma lista cheia de originais a caminho, o Apple TV + desembolsou muito dinheiro em algumas de suas primeiras séries originais, o HBO Max adicionou alguns super-heróis ao seu futuro catálogo, e o CBS All Access pode continuar na onda de Star Trek com mais e mais spin-offs.

Com todas essas opções de streaming competindo entre si, o futuro poderá ver a avaliação das classificações mudarem. A Netflix já tem sua própria maneira de medir a audiência, que se baseia em assinantes que terminam pelo menos 70% de uma determinada série. Esse cálculo poderá ser alterado, a partir de diferentes comportamentos dos assinantes diante dos novos streamings?

O jogo da TV está mudando e somente o tempo dirá quais plataformas são capazes de acompanhar e quais se atrapalharam.

E você, como se comportará na guerra de streamings? Qual plataforma irá assinar?

Sobre o autor

Anderson Narciso

Editor-chefe

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal que está no ar desde 2014. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais Tele Séries e Box de Séries, antes de criar o Mix. Formado em História pela UFJF e Mestre em História da Saúde pela Fiocruz/RJ, Anderson Narciso se aventurou no mundo da criação de conteúdo para Internet há 15 anos, onde passou a estudar sobre Google, SEO e outras técnicas de produção para web. É também certificado em Gestão Completa de Redes Sociais pela E-Dialog Comunicação Digital, além de estudar a prática de Growth Hack desde 2018, em que é certificado. Com o crescimento do site, e sua parceria com o portal UOL, passou a atuar na cobertura jornalística, realizando entrevistas nacionais e internacionais, cobertura de eventos para as redes sociais do Mix de Séries, entre outros. Atua como repórter no Rio de Janeiro e São Paulo, e pelo Mix já cobriu eventos como CCXP, Rock in Rio, além de ser convidados para coberturas e entrevistas presenciais nos Estúdios Globo, Netflix, Prime Vídeo, entre outros. No Mix de Séries, com experiência de dez anos, se especializou no nicho de séries e filmes. Hoje, como editor chefe, é o responsável por eleger as pautas diárias do portal, escolhendo os temas mais relevantes que ganham destaque tanto nas notícias quanto nas matérias especiais e críticas. Também atua como mediador entre a equipe, que está espalhada por todo o Brasil. Atuante no portal Mix de Séries diariamente, também atende trabalhos solicitados envolvendo crescimento de redes sociais, produção de textos para internet e web writing voltado para todos os nichos.