Chicago Fire, 9-1-1 e mais: as campeãs de audiência na temporada 2020
Chicago Fire, 9-1-1 e Grey's Anatomy se destacaram na Midseason 2020: confira as séries mais assistidas da temporada na matéria.
Chicago Fire e 9-1-1 se destacaram entre as séries mais assistidas da temporada
Os fãs de séries como Chicago Fire e 9-1-1 têm muito o que comemorarem! Afinal, elas ficaram entre as atrações mais assistidas da TV.
Se você está perdido no calendário da televisão americana, vamos estabelecer alguns fatos: A Midseason (começo de 2020) terminou recentemente, e estamos na Spring Season (entre abril e junho) e a Summer Season (a partir de junho) aparece no horizonte. Sendo assim, nós trouxemos algo que adoro escrever: uma coluna com muita análise, opinião e números.
Quais foram as séries que se destacaram nos meses que passaram e quais foram aquelas que afundaram? Nesta análise abaixo, trago comentários sobre a audiência, assim como a qualidade dos lançamentos. Esquecemos de alguma coisa? Comente e me diga o que faltou ser incluído (ou excluído).
Vencedores da temporada 2020
– Franquia Chicago (Chicago Fire, Med e PD)
Como de costume, a franquia Chicago figura na lista dos destaques da temporada. Seja Chicago Fire, Chicago Med ou Chicado P.D. todas as séries continuam não só registrando números respeitáveis em meio a um mar de quedas e baixas, como também apresentando crescimentos. O bloco de quartas-feiras da NBC é um dos mais sólidos atualmente na televisão, apresentando pouquíssimas variações.
Além disso, as três séries atraíram, em média um público total entre 07 e 08 milhões de telespectadores semanais, mantendo o telespectador fidelizado das 20h às 23h todas as quartas. É bem verdade que as três apresentaram quedas de uma temporada para outra: Chicago Fire (-2.73%), Med (-3.67%) e P.D. (-1.27%).
Contudo, lembro ao telespectador que Manifest terminou seu segundo ano com uma queda de 45.29%, sem contar This Is Us (-26.64%). Solidez, lembro, é um dos principais trunfos na televisão hoje em dia, principalmente no que se refere a televisão aberta.
– Franquia 9-1-1
Outra série que pouco me surpreende por aparecer aqui é 9-1-1 e sua nova série derivada, 9-1-1: Lone Star. Elas continua impressionando na Fox, semana após semana, mantendo números altos, atraindo novos telespectadores e surpreendendo até mesmo os pessimistas.
A série derivada fechou seu primeiro ano com sólidos 1.2 no demográfico alvo, além de respeitáveis 6.30 milhões de telespectadores. Enquanto isso, a série original vem desafiando o senso comum completamente.
Até o momento, o drama está com 1.39 no demo e 6.82 milhões de telespectadores, uma alta de 1.63% e 12.10%, respectivamente, em comparação com o ano anterior. É algo único em tempos como esse, então é sim, notável e digno de comemoração.
– Grey’s Anatomy ainda resiste
Embora tenha tido uma queda de 18% entre uma temporada e outra, Grey’s Anatomy ainda é a série mais vista da ABC, retendo 6.2 milhões de espectadores semanais com demo 1.2. O feito mais curioso é que, em milhões, sua derivada Station 19 conseguiu consolidar 6.5 milhões semanais (mais do que Grey’s), embora a demo tenha marcado 1.08. Com isso, entendemos que o público gosta mesmo é de uma franquia, visto que tanto na NBC, quanto FOX e a ABC, as séries com universo compartilhado predominaram.
A temporada em números
Na NBC, This Is Us conseguiu manter uma média de 6.9 milhões de espectadores (demo 1.4); já a Franquia Chicago manteve 8-9 milhões, com vitória para Chicago Fire com demo 1.1. Outras séries que se destacaram: New Amsterdam (5 milhões e 0.7 de demo), Manifest (3.8 milhões e 0.6 de demo), Law & Order SVU (3.6 milhões e 0.6 de demo) e The Blacklist (4.7 milhões e 0.5 de demo).
Na CBS, NCIS obteve 11.6 milhões e demo 1.1, FBI com 9 milhões e 0.8 de demo, e Mom com 6.2 milhões e 0.7 de demo. Ainda se destacaram, FBI Most Wanted (7 milhões e 0.7 de demo) e NCIS LA (6.3 milhões e 0.6 de demo).
Na ABC, Grey’s Anatomy e Station 19 foram as vencedoras com média de 6 milhões e demo 1.1. The Good Doctor é o terceiro drama mais visto com 5.8 milhões (demo 0.8), seguido de A Million Little Things (4.1 milhões e demo 0.7) e The Rookie (4.3 milhões e 0.6 de demo).
Ainda tivemos na FOX (além de 9-1-1 citada acima), a série Prodigal Son (3.3 milhões e 0.7 de demo) e The Resident (4.2 milhões e 0.7 de demo).
Perdedores da temporada 2020
– Quibi
Meu editor pediu para falar apenas de séries, mas seria irresistível não citar o novo streaming no pedaço. Desenvolvido como o ‘futuro’ do gênero, a ideia da nova plataforma era simples: oferecer conteúdo que pessoas, a caminho do trabalho ou dos estudos, pudesse assistir.
Episódios com pouca duração (de 10 a 15 minutos), além de um grande, repito, grande número de estrelas. Chris Hemsworth, Chrissy Teigen, Chance The Rapper, Titus Burgess, enfim. Apelo popular não faltava para atrair aqueles que, assim como eu e você, não perdem nada.
O problema é que veio a pandemia do novo Coronavírus e grande parte dos possíveis assinantes estavam (e alguns ainda estão) em casa. Porque assinar algo assim, se temos Tiger King e La Casa de Papel na tela grandiosa da sala? Essa foi uma das razões, provavelmente, que Quibi não empolgou no lançamento. Teve baixa repercussão na primeira semana e muitos assinantes reclamaram que ainda não tinha opção de assistir pela TV, o que é um problema. Semana passada que tal problema foi corrigido.
Outro problema que os executivos terão que enfrentar? Um processo de roubo de patente financiado por Elliott Management. E se você acha que isso não é um problema, pergunte ao governo da Argentina o que Elliott Management é capaz de fazer.
– Veteranos sem sorte
Se tem algo que eu gosto, e muito, são atores veteranos na televisão. E essa temporada tinha sua boa quantidade de ‘grandes nomes’, tais como Edie Falco (em Tommy), Patricia Healton (em Carol’s Second Act), Bradley Whitford (em Perfect Harmony) e Fran Drescher (em Indebted).
Infelizmente nada funcionou e eles espantaram público. No caso das duas primeiras, é importante lembrar, já foram canceladas pela CBS. Ambas as séries foram anunciadas com certo prestígio, afinal, trazia à frente duas atrizes consagradas, premiadas e altamente bem pagas.
Eddie Falco não encontra um sucesso desde a conclusão de Nurse Jackie em 2015. Patricia Heaton, por sua vez, estava no seu primeiro projeto desde a conclusão de The Middle. Esperava-se que ela encontrasse um projeto logo, mas aparentemente será mais árduo.
No caso de Bradley e Fran, as situações foram um pouquinho piores. Perfect Harmony despediu-se do público com uma média de 0.42, apesar das boas críticas que recebera, enquanto a produção estrelada por Fran Drescher faz ainda piores 0.35.
– Bluff City Law e Emergence
Tanto Bluff City Law quanto Emergence chegaram com muita pompa. Enquanto uma se tornaria o primeiro sucesso jurídico da NBC em anos, a outra salvaria a ABC de morrer de forma trágica no horário da terça-feira das 22h. Nenhuma das duas cumpriu sua missão. Com uma recepção medíocre da crítica, ambos os dramas foram incapazes de gerar burburinho e registrar números satisfatórios de audiência.
Bluff falhou na tarefa de capitalizar na audiência do The Voice, saindo do ar rapidamente semanas depois. Já a série estrelada por Allison Tolman começou bem, mas foi perdendo público num ritmo impressionante semana após semana, terminando seu primeiro ano com uma média esquecível de 0.49.
– A situação da FOX nos Estados Unidos
Todos sabíamos que o primeiro ano do canal após a venda da 20th Century Fox para Disney seria difícil. Mas ninguém esperava tantos problemas. Flirty Dancing era um ambicioso projeto de reality show. A produção tinha conseguindo tirar Jenna Dewan de World of Dance e a proposta era curiosa: casais em potencial se conheciam através da dança. O problema é que o programa fundou em proporções épicas na audiência. Estreou com 1.0 no demo, mas caiu para 0.4 na semana seguinte, desabando algo em torno de 60%. Não se recuperou, muito pelo contrário. Terminou sua primeira temporada com 0.20 e com uma média de 0.41. Triste, não é mesmo?
O mesmo pode-se dizer de Almost Family, uma tentativa frustrada de criar ‘a nova This Is Us‘. O problema é que, antes mesmo de ser um desastre de audiência, a série era bastante polêmica (com razão). Os criadores foram acusados de romantizar um crime, uma vez que a proposta central da série era de mostrar um homem que tinha fertilizado, com o próprio sêmen, centenas de óvulos. Além disso, durante a exibição do primeiro ano do drama, Timothy Hutton foi acusado por uma série de mulheres de criar um ambiente tóxico de trabalho. A resenha da USA Today foi precisa – ‘Almost Family é um completo desastre que normaliza um crise horrível‘.
Outro drama que figura na lista é Empire, que despediu-se sem um final em virtude da pandemia do novo Coronavírus. A última temporada sem um Series Finale preciso? Parece um desastre, mas que em tempos difíceis entende-se a situação. O problema é que a FOX sequer se comprometeu em encomendar um telefilme para próxima temporada no intuito de fazer a amarração final.
Em agosto estaremos de volta, nesse mesmo local e mesmo horário, para discutir quem se destacou, e quem afundou, durante a Summer Season de 2020.
E então, o que achou do balanço? Sua série favorita foi a mais assistida? Conte pra gente nos comentários. Além disso, continue acompanhando todas as novidades do mundo das séries aqui no Mix de Séries.