Chicago Justice: por que spin-off de Chicago PD foi cancelado?

Entenda por que a série Chicago Justice, derivado de Chicago PD, foi cancelado logo após a exibição da primeira temporada.

Chicago Justice derivado de Chicago PD foi cancelado

Chicago Justice ganhou apenas uma temporada

Produzida em 2017 pela NBC, Chicago Justice foi a quarta série da Franquia Chicago – derivada diretamente de Chicago PD. No entanto, ao contrário de suas irmãs, acabou sendo cancelada pela canal precocemente, com apenas uma temporada.

A atração, recentemente, chegou ao Globoplay e, com isso, muitos fãs que estão conhecendo a Franquia se perguntam o porque do cancelamento.

Pensando nisso, o Mix de Séries resolveu trazer algumas respostas para os fãs…

PUBLICIDADE

A trama

Tendo nascido de uma trama de Chicago PD, a série Chicago Justice seguia a equipe da Procuradoria do Ministério Público Estadual e os investigadores, como eles navegam em seu caminho através de área política de Chicago, a arena jurídica e a cobertura da mídia, enquanto a justiça prossegue.

Parte da trama envolvia a política da cidade e, além disso, a série abordava casos jurídicos.

A ligação com Chicago PD estava na participação de Jon Seda, o detetive Antonio Dawson como o investigador chefe da equipe.

Por que a série foi cancelada?

Robert Greenblatt, presidente da NBC, conversou com o Deadline sobre a decisão de cancelar a série logo após a primeira temporada. De acordo com ele, o motivo não partiu pela audiência, mas sim pela “saturação” da franquia.

“Acabou de se tornar um problema logístico”, disse Greenblatt, “e foi apenas pelo fato de que não podíamos sustentar quatro séries Chicago. Nós sabíamos que elas eram todas boas, mas parecia que Justice era o mais convencional, muito próximo do que Law & Order fazia, então pensamos que talvez esta fosse a que deveríamos sacrificar.”, completou.

“Mas não foi porque a série não foi boa”, acrescentou. “Foi realmente por causa de muitos outros fatores.”.

Basicamente, o que ele disse é que a NBC precisava cancelar uma série Chicago e eles escolheram Justice porque era a série mais “deslocada” da Franquia, o que é absolutamente certo. As outras três séries são sobre pessoas que estão na linha de frente – bombeiros, paramédicos, policiais e médicos – e eles se cruzam toda semana.

Então, foi muito mais fácil se livrar de Justice, porque raramente havia crossovers – principalmente com Chicago PD – estando a série focada no que aconteceu após o crime ou na ocorrência do incidente.

O que aconteceu depois?

Vale ressaltar que, após o fim de Chicago Justice, dois personagens continuaram existindo no universo da série. O detetive Dawson, claro, retornou para Chicago PD. Enquanto isso, o assistente do estado Peter Stone, Philip Winchester, passou a integrar o time de Law & Order: SVU.

Além disso, o personagem de Winchester tinha uma ligação direta com o universo de Law & Order, por ser filho de Benjamin Stone – personagem da Law & Order original.

E você, gostou da série de advogados da Franquia Chicago? Deixe nos comentários.

  • Além disso, siga nossas Redes Sociais (Instagram, Twitter, Facebook).
  • Baixe também nosso App Mix de Séries para Android no Google Play (Download aqui) e fique por dentro de todas as matérias do nosso site.
Sobre o autor

Anderson Narciso

Editor-chefe

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal que está no ar desde 2014. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais Tele Séries e Box de Séries, antes de criar o Mix. Formado em História pela UFJF e Mestre em História da Saúde pela Fiocruz/RJ, Anderson Narciso se aventurou no mundo da criação de conteúdo para Internet há 15 anos, onde passou a estudar sobre Google, SEO e outras técnicas de produção para web. É também certificado em Gestão Completa de Redes Sociais pela E-Dialog Comunicação Digital, além de estudar a prática de Growth Hack desde 2018, em que é certificado. Com o crescimento do site, e sua parceria com o portal UOL, passou a atuar na cobertura jornalística, realizando entrevistas nacionais e internacionais, cobertura de eventos para as redes sociais do Mix de Séries, entre outros. Atua como repórter no Rio de Janeiro e São Paulo, e pelo Mix já cobriu eventos como CCXP, Rock in Rio, além de ser convidados para coberturas e entrevistas presenciais nos Estúdios Globo, Netflix, Prime Vídeo, entre outros. No Mix de Séries, com experiência de dez anos, se especializou no nicho de séries e filmes. Hoje, como editor chefe, é o responsável por eleger as pautas diárias do portal, escolhendo os temas mais relevantes que ganham destaque tanto nas notícias quanto nas matérias especiais e críticas. Também atua como mediador entre a equipe, que está espalhada por todo o Brasil. Atuante no portal Mix de Séries diariamente, também atende trabalhos solicitados envolvendo crescimento de redes sociais, produção de textos para internet e web writing voltado para todos os nichos.