Cobra Kai revela grande segredo escondido por Miyagi

Cobra Kai revelou importante segredo que Sr. Miyagi escondia por anos. Surpreendentemente, o karatê do velho sensei pode ser mais perigoso.

Cobra Kai

Na terceira temporada de Cobra Kai, da Netflix, Daniel LaRusso (Ralph Macchio) descobriu que há um outro lado do karatê Miyagi-Do que seu falecido sensei, Sr. Miyagi (Noriyuki “Pat” Morita), manteve um segredo dele. Daniel retornou a Okinawa pela primeira vez desde Karate Kid Parte II e ele não apenas se reuniu com seu antigo interesse amoroso, Kumiko (Tamlyn Tomita), mas também encontrou Chozen (Yuji Okumoto), seu arqui-inimigo que surpreendentemente se transformou.

Continua após publicidade

Daniel-san foi aluno e melhor amigo do Sr. Miyagi desde quando se conheceram em 1984 até a morte do sensei em 2011. Daniel também aprendeu a origem do karatê Miyagi-Do: em 1625, Miyagi Shimpo Sensei, um pescador, adormeceu por beber muito saquê na costa de Okinawa. Ele acordou na costa da China e, 10 anos depois, voltou com esposa, filhos e o segredo do karatê da família de Miyagi. Quando LaRusso abriu o dojo Miyagi-Do e se estabeleceu como sensei, ele mostrou a seus alunos as inúmeras novas lições que o Sr. Miyagi lhe ensinou que iam além do sistema icônico de autodefesa. Naturalmente, após 27 anos de treinamento com o Sr. Miyagi, Daniel assumiu que seu sensei havia lhe ensinado tudo, mas LaRusso descobriu que este não era o caso.

Em Cobra Kai descobrimos que a arte de Miyagi pode matar

Neste ponto, Daniel-san representa o que era o Miyagi-Do. Ou seja: um karatê sendo estritamente usado apenas para autodefesa. LaRusso, então, ficou chocado quando Chozen revelou que havia mais para o Miyagi-Do que o Sr. Miyagi lhe disse. Mas Chozen também é um sensei de Miyagi-Do. Ele foi treinado por seu tio Sato Toguchi ( Danny Kamekona), que cresceu com Miyagi, e ambos foram ensinados pelo pai de Miyagi – o que torna Daniel e Chozen “primos de karatê”. 

Continua após publicidade

Leia também: De Cobra Kai a Karate Kid: a verdade sobre Daniel LaRusso

Na terceira temporada de Cobra Kai, Chozen brincou com Daniel-san, fazendo-o acreditar que eles ainda eram inimigos, e ele ficou um pouco irritado quando LaRusso afirmou que o Sr. Miyagi lhe ensinou tudo o que havia para saber sobre Miyagi-Do. Mas o Sr. Miyagi mantinha segredos de seu aluno.

Como Daniel descobriu, o Sr. Miyagi nunca lhe disse que o karatê Miyagi-Do também pode ser usado para matar porque “a defesa assume muitas formas”. Como Chozen explicou, os ancestrais Miyagi uma vez tiveram que defender Okinawa dos invasores japoneses e não havia opção de não matar, então os instrutores Miyagi desenvolveram um sistema usando pontos de pressão secretos para tornar seus inimigos indefesos. Chozen demonstrou a técnica secreta de Miyagi incapacitando as articulações de Daniel-san e fazendo-o pensar que iria matá-lo como ele disse que faria em 1985. Tudo, enfim, não passava de uma provocação.

O poder de escolha está nas mãos de quem aplica o karatê

Por mais hilária que tenha sido a brincadeira de Chozen às custas de Daniel, ela continha uma importante lição para LaRusso: “Se um inimigo insiste na guerra, então você tira sua capacidade de travá-la” – uma máxima que poderia servir bem a Daniel contra John Kreese (Martin Kove) e Cobra Kai. Quanto ao motivo pelo qual o Sr. Miyagi não queria que Daniel soubesse que seu karatê também pode ser usado para matar, Daniel provavelmente está certo de que no mundo moderno não há necessidade de usar o karatê letal. Ainda assim, Chozen deu a ele os pergaminhos de Miyagi com as técnicas secretas de pontos de pressão, de um sensei de Miyagi-Do para outro.

Continua após publicidade

Leia também: Cobra Kai, 5ª temporada: data de estreia, elenco e história

O que o Sr. Miyagi mais valorizou no karatê é a importância de manter o foco nos momentos difíceis e o equilíbrio em todos os aspectos da vida. Sr. Miyagi nunca gostou de violência e ele escolheu abraçar Miyagi-Do para cura e auto-aperfeiçoamento. Assim, o sensei de Daniel deixou o “segredo” de como matar para trás em Okinawa, mas a maneira como Chozen viveu sua vida desde seus dias mais sombrios mostra a Daniel que você pode ter equilíbrio em sua vida.

Jornalista, curioso e viciado em cultura. Escreve há quase 10 anos no Mix e Six Feet Under é sua série favorita.