De Cobra Kai a Karate Kid: a verdade sobre Daniel LaRusso

Cobra Kai traz o retorno de grandes personagens dos anos 1980. Daniel LaRusso é o mais famoso deles, e também o mais complexo. Conheça-o.

Cobra Kai

Com a crescente popularidade de Cobra Kai, fica claro que os fãs da amada série Karate Kid estão tão envolvidos na história de Daniel LaRusso, de Ralph Macchio, agora, quanto quando ele apareceu pela primeira vez nos anos 80. Seja por causa do charme de Macchio ou de seus movimentos de karatê, há muitas razões pelas quais “Daniel San” permaneceu relevante ao longo de todos esses anos. Se você prefere assistir o galã adolescente enfrentar seus arqui-inimigos ou o sensei de meia-idade treinando uma nova equipe de lutadores, Daniel passou por muita coisa desde 1984, e ele não vai desacelerar tão cedo. Esta lenda do karatê tem uma vasta história com o esporte.

Continua após publicidade

Enquanto Cobra Kai aumentou a capacidade de relacionamento de Johnny Lawrence, a série também mostrou Daniel como um ser humano complexo que, como se vê, nem sempre é o herói direto. Entre as emocionantes sequências de ação e as confissões dolorosas, o show não apenas captura a nostalgia de Karate Kid perfeitamente, mas parece a continuação mais natural da história. Mesmo os maiores superfãs dos filmes podem não conhecer todos os segredos ocultos por trás de Daniel LaRusso, nem todos podem vê-lo de uma forma não heróica. Aqui, estamos falando sobre toda a verdade não contada da lenda do Karate Kid, Daniel LaRusso.

Ele foi originalmente chamado Daniel Webber

Depois que o pai de Daniel morreu, ele e sua mãe se mudaram por todo o país para que sua mãe pudesse conseguir um novo emprego. Como ela acabou trabalhando como garçonete, talvez nunca saibamos. Mas uma coisa que você provavelmente não sabia é que o sobrenome de Daniel nem sempre foi LaRusso. No roteiro original de Robert Mark Kamen, seu nome era na verdade Daniel Webber. Seja qual for o motivo do sobrenome original, eles fizeram questão de mudá-lo para algo que melhor representasse sua herança italiana.

Continua após publicidade

Leia também: Cobra Kai: trailer da 5ª temporada deixa escapar segredo

À luz da forma como os ítalo-americanos foram apresentados por Hollywood, o personagem principal e azarão do filme fez algo novo e excitante, desafiando os estereótipos anteriores. Com suas raízes em Nova Jersey, fazia muito mais sentido que nosso campeão de karatê favorito se chamasse Daniel LaRusso em vez de Daniel Webber.

Daniel é tão valentão quanto Johnny (e isso afetou seus filhos)

Não é nenhum segredo que muitos acreditam que a estrela de Cobra Kai e o valentão do filme original, Johnny Lawrence, é na verdade o verdadeiro herói da história. Na verdade, essa é a razão pela qual Cobra Kai nasceu em primeiro lugar! Parte disso é porque no filme original, Johnny se chama de “ex-degenerado” e espera mudar sua vida para o último ano. Claro, tudo isso fica arruinado em poucos minutos quando Daniel intervém. Na verdade, Daniel faz mais do que intervir. Ele puxa o clássico movimento Cobra Kai de “atacar primeiro”. Além disso, tenta se aproximar da antiga paixão de Johnny.

Meses se passam, e Daniel e Johnny vivem suas vidas separadas. Até o baile de Halloween em sua escola, quando Daniel faz uma brincadeira maldosa com Johnny molhando-o com uma mangueira. Isso começa a rivalidade nascida no karatê entre os meninos, que se estende até a idade adulta. Na década de 2010, Daniel é tão crítico e condescendente com Johnny quanto no ensino médio, muitas vezes menosprezando suas realizações e destacando seus fracassos. Isso se estende aos próprios filhos de Daniel, Sam e Anthony, que às vezes são autoritários. Anthony ainda intimida uma criança para se juntar ao Cobra Kai sob a tutela dos vilões da série John Kreese e Terry Silver.

Continua após publicidade

Ele tem um ego enorme

Além dos outdoors gigantes de LA com seu próprio rosto, o slogan do LaRusso Auto Group é que eles “chutam a concorrência”. Nós entendemos, você ganhou dois torneios de karatê quando adolescente nos anos 80. Mas já se passaram quase 40 anos e é hora de superar isso. Ninguém gosta de um eterno atleta do ensino médio, não é? Não só isso, mas todo o seu arco em Cobra Kai (até o final da 4ª temporada) girava em torno dele teimosamente insistindo que a única forma válida de karatê é o modo Miyagi-Do. Assim, constantemente menosprezando as visões de Johnny para Cobra Kai ou Eagle Fang Karate .

Falando em Johnny, nada caracteriza o arco de Daniel nas primeiras temporadas de Cobra Kai mais do que ele tentando chutar o rosto de Johnny sempre que pode. Parece que a incapacidade de Daniel de ver além de si mesmo é sua falha fatal. Na verdade, ele nem percebe que seus filhos são mimados e valentões, insistindo em ver sua família como vítimas persistentes. Embora a verdade seja que ambos os lados (incluindo Johnny e Daniel) intimidaram um ao outro, Daniel leva muito tempo (quase 40 anos a mais) para ganhar essa autoconsciência básica.

Daniel e Miyagi viajaram pelo mundo para recuperar um santuário mágico

Você sabia que o Sr. Miyagi e Daniel viajaram pelo mundo, lutaram contra bandidos aleatórios e conheciam a antiga magia do karatê? De acordo com a série animada The Karate Kid, o santuário mágico de Miyagi foi roubado e levado para todas as partes do globo. Para recuperar o santuário e seus poderes mágicos, Miyagi leva Daniel e o novato Taki Tamurai em uma missão itinerante para recuperá-los. Este show é maluco e encontra o trio viajando por todos os lugares – de Londres e Nova York a Hong Kong e América do Sul, Daniel consegue ver o mundo inteiro. 

Continua após publicidade

Enquanto a série animada acabou com apenas 13 episódios no total, teve um impacto suficiente na franquia, em que partes do santuário foram vistas no dojo Miyagi-Do em Cobra Kai. A série animada não é canônica, mas tem um estilo de animação exclusivo dos anos 80 que lembra os antigos desenhos de “G.I. Joe” ou “Transformers”. Se você estiver interessado, a maioria da série pode ser encontrada no YouTube.

Daniel faz as pazes com a maioria de seus inimigos, mesmo que demore

Ao longo dos três primeiros filmes de “Karate Kid”, Daniel fez muitos inimigos. Johnny Lawrence, John Kreese e os Cobra Kais podem ser os inimigos de LaRusso mais conhecidos do filme original, mas as duas primeiras sequências colocam o campeão de Miyagi-Do contra novos oponentes. Na “Parte II”, o velho amigo de Miyagi, Sato, torna-se seu inimigo – pelo menos até Miyagi salvar sua vida. “Parte III” apresenta ainda mais vilões do Cobra Kai, incluindo Terry Silver e Mike Barnes, que se tornam grandes rivais de Daniel.

Leia também: Onde a série Cobra Kai é filmada?

Embora Daniel seja certamente conhecido por guardar rancor, suas rivalidades com Johnny e Chozen foram resolvidas em Cobra Kai, com o mestre de Miyagi-Do fazendo as pazes com seus antigos rivais do torneio. Daniel e Johnny desde então se uniram em várias ocasiões para lutar contra John Kreese e sua versão de Cobra Kai, e a 5ª temporada promete ver Daniel trabalhando ao lado de Chozen para derrotar Terry Silver e sua laia. Embora Daniel possa não ser capaz de fazer as pazes com cada um de seus inimigos, ele muitas vezes se vê bancando o pacificador com aqueles dispostos a ouvir.

Ele quase matou John Kreese do Cobra Kai

John Kreese começou o Cobra Kai depois de retornar do Vietnã com o único propósito de melhorar a vida dos jovens – bem, do seu jeito, pelo menos. Ao longo do caminho, isso se transformou no desejo de vencer a todo custo, que vem à tona em “Karate Kid” quando ele força seus alunos a lutar sujo contra Daniel. Quando eles perdem, Kreese fica tão amargo que quase mata Johnny Lawrence e acaba sendo parado pelo Sr. Miyagi. Um ano depois, em “The Karate Kid, Parte III”, Kreese retorna, aliado a seu antigo companheiro de guerra Terry Silver, para se vingar de Daniel e Miyagi. Felizmente, ele perde como antes.

Anos depois, Kreese retorna ao Vale e se junta aos últimos esforços de Johnny. Ele eventualmente abre caminho na cabeça de seu aluno e expulsa Johnny do dojo. Depois que Cobra Kai ataca a casa dos LaRusso, Daniel e Johnny enfrentam Kreese. Em um momento de fraqueza, Daniel quase mata o sensei Cobra Kai (com a bênção de Johnny). Ele é então parado por sua filha Sam e Miguel Diaz. Quem teria pensado que Daniel recorreria a esse tipo de violência?

O famoso chute de Daniel era ilegal?

Depois de quase 40 anos desde que Daniel venceu o All Valley contra Johnny em “The Karate Kid”, ainda há debate sobre se seu icônico chute de guindaste era legal ou não. Até mesmo Ralph Macchio revelou em uma entrevista que o golpe no rosto pode ser ilegal. Parece que é perfeitamente possível que uma das lutas mais icônicas da história do cinema não tenha sido tão emocionante, afinal.

Claro, há o outro lado da moeda, com muitos defendendo a legalidade do chute com base nos árbitros do filme, a explicação da então namorada de Daniel sobre as regras e até mesmo todos os golpes no rosto que ocorrem em Cobra Kai. Alguns até especularam que os árbitros pegaram leve com Daniel após sua lesão, mas isso parece um pouco exagerado.

Sua data de nascimento real não é clara

No primeiro “Karate Kid”, o Sr. Miyagi comemora o aniversário de Daniel com ele em uma celebração improvisada, que ele sempre lembrará nos próximos anos. Como está implícito no filme (baseado em Daniel ainda aprendendo a dirigir), Daniel faz 16 anos, e é por isso que dirigir um dos carros de luxo de Miyagi é um grande negócio. Isso definiria a data de nascimento de Daniel em 1968 para combinar perfeitamente com o cenário de 1984 do filme. Tudo isso parece perfeitamente razoável, e o público não pensaria duas vezes ao assistir ao filme. Mas na verdade há uma grande discrepância na idade de Daniel – embora não seja descoberta até o terceiro filme da trilogia original.

Leia também: Cobra Kai: idade real do elenco da série choca fãs

Em “Karate Kid, Parte II”, que se passa não muito depois dos eventos do primeiro filme (embora lançado em 1986), Daniel está no último ano do ensino médio. Isso parece um pouco estranho, dado o primeiro filme. Na “Parte III”, que se passa imediatamente após os eventos da segunda (e lançada em 1989), Daniel não está mais no ensino médio. O criador de Cobra Kai, Jon Hurwitz, e o diretor de “Karate Kid”, John G. Avildsen, confirmaram que a data de nascimento canonizada de Daniel é, na verdade, em algum lugar no ano de 1966 e não em 1968. Isso o torna um pouco mais velho que Johnny Lawrence (e definitivamente mais velho que todos nós pensamos).

A filha de Daniel quase abriu um dojo com filho de Rocky BalboaAparentemente, Macchio teve uma ideia para um crossover “Karate Kid” e “Rocky”. Nele, a filha de Daniel e o filho de Rocky Balboa (interpretado por Milo Ventimiglia em Rocky Balboa e Creed II) abririam seu próprio dojo de karatê juntos. Embora até o diretor John G. Avildsen estivesse a bordo, não foi suficiente para Macchio se comprometer, especialmente porque ele não viu como a ideia funcionaria.

Jornalista, curioso e viciado em cultura. Escreve há quase 10 anos no Mix e Six Feet Under é sua série favorita.