Criador de 13 Reasons Why tentou justificar cena que chocou o público na 2ª temporada

Imagem: Netflix/Divulgação
Imagem: Netflix/Divulgação

Cena foi comentada nas redes sociais, e incentivou campanha de boicote…

O showrunner de 13 Reasons Why, Brian Yorkey, tentou justificar alguns eventos do final da segunda temporada da série, incluindo uma cena que criou bastante choque no público.

No episódio 13, ‘Bye‘, Tyler Down (Devin Druid) foi brutalmente agredido e estuprado por outros três rapazes. Tyler, em seguida, opta por se armar com rifles e dirige-se à escola durante a dança da primavera, com Clay conseguindo convencê-lo a não fazer uma besteira.

Yorkey comentou sobre este enredo do personagem, dizendo que não houve intenção de glorificar os tiroteios na escola.

PUBLICIDADE
Continua após a publicidade

Tivemos um personagem que foi, obviamente, intimidado de forma grave, tendo sofrido um isolamento social, e que estava pensando em fazer uma escolha muito trágica para lidar com esses sentimentos“, disse ele ao The Hollywood Reporter, referindo-se ao fato de que Tyler foi visto com várias armas escondidas em seu quarto no final da primeira temporada.

Com a segunda temporada, estávamos muito interessados em continuar a seguir sua jornada e tentar entender seu estado mental e o estado de sua alma.”, completou.

História foi criticada por público…

A série sofreu uma série de críticas por parte do público, principalmente ao mostrar explicitamente o estupro do garoto na série – que tem um foco voltado para adolescentes.

Nosso interesse era na jornada. Precisávamos entender as experiências dele e o que colocou naquela reta“, tentou justificar. “Nós quisemos ser autênticos, tentamos ser honestos e precisos“, completou.

Parte do público acusou que a cena, assim como o suicídio retratado na primeira temporada, pode ser utilizado como gatilho na vida real, e que o assunto poderia ser abordado de outra forma – que não fosse mostrando explicitamente.

“Fizemos tantas pesquisas quanto pudemos“, destacou Yorkey. “Como em todas as coisas da série, nossa esperança era que pudéssemos representar honestamente a experiência – que nossos espectadores pudessem, através da experiência, aprender mais e começar mais conversas sobre essas questões em seu próprio mundo“.

Com a aparente boa intenção, teria o showrunner conseguido seu objetivo?

Continua após a publicidade

A segunda temporada de 13 Reasons Why está disponível no catálogo da Netflix.

Leia mais: 2ª temporada de 13 Reasons Why é falha, confusa e desnecessária

Sobre o autor

Anderson Narciso

Editor-chefe

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal que está no ar desde 2014. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais Tele Séries e Box de Séries, antes de criar o Mix. Formado em História pela UFJF e Mestre em História da Saúde pela Fiocruz/RJ, Anderson Narciso se aventurou no mundo da criação de conteúdo para Internet há 15 anos, onde passou a estudar sobre Google, SEO e outras técnicas de produção para web. É também certificado em Gestão Completa de Redes Sociais pela E-Dialog Comunicação Digital, além de estudar a prática de Growth Hack desde 2018, em que é certificado. Com o crescimento do site, e sua parceria com o portal UOL, passou a atuar na cobertura jornalística, realizando entrevistas nacionais e internacionais, cobertura de eventos para as redes sociais do Mix de Séries, entre outros. Atua como repórter no Rio de Janeiro e São Paulo, e pelo Mix já cobriu eventos como CCXP, Rock in Rio, além de ser convidados para coberturas e entrevistas presenciais nos Estúdios Globo, Netflix, Prime Vídeo, entre outros. No Mix de Séries, com experiência de dez anos, se especializou no nicho de séries e filmes. Hoje, como editor chefe, é o responsável por eleger as pautas diárias do portal, escolhendo os temas mais relevantes que ganham destaque tanto nas notícias quanto nas matérias especiais e críticas. Também atua como mediador entre a equipe, que está espalhada por todo o Brasil. Atuante no portal Mix de Séries diariamente, também atende trabalhos solicitados envolvendo crescimento de redes sociais, produção de textos para internet e web writing voltado para todos os nichos.